Publicidade

Patentes de motos BMW revelam que a marca trabalha em “Assentos inteligentes” para futuras motocicletas. Isso mesmo, agora as novas máquinas alemãs devem ter bancos totalmente ajustáveis. Confira como a novidade deve funcionar!

Novos bancos ajustáveis das motos BMW

Os engenheiros da BMW trabalham em novas opções de ajuste elétrico e eletrônico de assentos. Isso porque, bancos com largura, comprimento, altura e dureza variáveis ​​são descritos em vários pedidos de patente diferentes da marca – incluindo controles eletrônicos, aquecimento e iluminação.

Motos BMW com assentos completamente ajustáveis já estão em processo de patente

Várias abordagens técnicas detalhadas visam novas soluções variáveis ​​e configuráveis. Os desenhos apresentam a configuração de um único assento, com diferentes formas e alturas – variando possivelmente dependendo da estatura e das preferências. Seria então um banco para duas pessoas, que com o toque de um botão poderia adotar distintas formas.

Publicidade

Ajustes ​​eletrônicos

Para tudo isso funcionar, além dos vários dispositivos eletromecânicos – sob e no estofamento – os desenvolvedores da BMW também têm em mente um banco eletro-hidráulico ou eletro-pneumaticamente transformável. Quanta tecnologia!

Fluidos como gel ou mesmo ar poderiam moldar as formas dentro do banco ajustável

O assento teria dutos e câmaras dentro das almofadas, hermeticamente fechadas, seja para um fluido como um gel ou mesmo ar. Isso permitiria que o contorno e a dureza do assento fossem alterados, de maneiras ainda mais rápidas.

E tudo isso em conjunto com um controlador eletrônico, seria até possível que o estofamento pudesse ser remodelado automaticamente durante a condução. Já imaginou?

Publicidade

Veja também:

Inúmeros sensores e até iluminação é planejada para novo assento

Funções de iluminação integradas

Esse banco do futuro, das novas motocicletas BMW pode ser ainda mais inteligentes. O assento poderia ter funções de iluminação integradas – que é o caso de outra patente já registrada! A utilidade da iluminação poderia servir, por exemplo, para indicar o estado de carga da bateria.

 

Publicidade

Novas motos BMW, novos bancos

Mas quando veremos mais essa tecnologia na prática? Por enquanto, são apenas documentos vazados de projetos em homologação. Entretanto, caso ganhem forma, devem equipar os modelos mais caros e de maior sucesso da marca. Quem sabe sejamos surpreendidos por novidades já na nova BMW R 1300 GS, não?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]