Publicidade

Tradicionais rivais ficaram com os trˆs £ltimos t¡tulos na Sudam C, a principal categoria do Panamericano. Franco Vivian, atual bicampeÆo, Mathias Milla, vencedor em 2003, e Martin Acosta sÆo os nomes a serem batidos

Florian¢polis (SC) – A rivalidade entre o Brasil e a Argentina no Campeonato Panamericano de Kart, que prossegue at‚ o pr¢ximo domingo (30) no Kart¢dromo dos Ingleses, em Florian¢polis, tem uma forte razÆo de ser. Os dois pa¡ses brigam pela lideran‡a tecnol¢gica no esporte e tamb‚m pelos principais t¡tulos do continente. E, embora o Brasil produza bons equipamentos e nÆo dependa exclusivamente de chassis e motores importados, no segundo item, os argentinos tˆm levado vantagem.

Os pilotos do pa¡s vizinho ficaram com os trˆs £ltimos t¡tulos Panamericanos e a atual hegemonia come‡ou em solo verde-amarelo, com a vit¢ria de Mathias Milla em 2003, no circuito de TarumÆ (RS). “Depois disso levamos a pior em Fray Bentos, no Uruguai, e em Z rate, na Argentina, nas duas oportunidades para o mesmo piloto: Franco Vivian”, lembrou Gabriel Tojal, um dos destaques brasileiros nos primeiros treinos para a atual edi‡Æo do Pan.

O carrasco dos brasileiros tamb‚m veio a Florian¢polis este ano, e embora ainda nÆo tenha despontado como favorito, sua aparente tranqilidade se encaixa na teoria dos brasileiros de que ele est  escondendo o jogo. “Meu kart ‚ bom em ritmo de corrida, e ‚ isso o que importa no Pan”, disse Vivian, lembrando que os pilotos terÆo um jogo e meio de pneus para disputar quatro corridas neste fim de semana.

Publicidade

Gabriel Tojal ressaltou que o fato da Argentina nÆo ter tecnologia pr¢pria na constru‡Æo dos karts acaba sendo positivo para os pilotos do pa¡s vizinho no Panamericano. Isso porque eles acabam desembarcando com chassis e motores desenvolvidos na Europa, o grande centro do kartismo internacional.

“ uma briga bastante equilibrada. Temos grandes advers rios no continente e isso s¢ faz com que o n¡vel t‚cnico dos pilotos, sejam eles brasileiros ou argentinos, aumente. Quem levar o Pan deste ano certamente estar  preparado para representar bem seu pa¡s no Campeonato Mundial ou em qualquer outro torneio internacional”, ressaltou Tojal.

A seu favor, o piloto paulista tem o fato de ser um dos mais r pidos no trecho misto do circuito, que päe a prova a habilidade do piloto. Nesse ponto, ele divide com o brasiliense Felipe GuimarÆes a lideran‡a do grupo de 42 inscritos na categoria Sudam. “Do fim da seqˆncia de S em diante, o kart trabalha mais que o piloto. Nesse ponto o equipamento fala mais alto e nÆo h  muito o que fazer”, finalizou Tojal.

As provas classificat¢rias para o Campeonato Panamericano de Kart serÆo neste s bado. As finais estÆo marcadas para domingo, a partir das 10h00 da manhÆ.

Publicidade