Publicidade

No dia 23 de outubro, a Escola Polit‚cnica da Universidade de SÆo Paulo (Poli/USP) realizar  a palestra “SMC – Soft Magnetic Composite: Um novo material para motores el‚tricos e circuitos magn‚ticos”, a ser proferida por Lars-Olov Pennander, da empresa H”gan„s.

Pennander, que ‚ Phd em novos m‚todos de produ‡Æo de comp¢sitos de matriz met lica pela Lund University, da Su‚cia, falar  sobre a revolu‡Æo que este material causar  no processo de fabrica‡Æo de motores el‚tricos e quais serÆo os desafios da Engenharia no dom¡nio desta tecnologia.

Segundo o organizador da palestra, o professor Fernando Jos‚ Gomes Landgraf, do Departamento de Engenharia Metal£rgica e de Materiais da Poli, uma das dificuldades dos fabricantes ‚ fazer com que os motores nÆo `esquentem` e, com isso, tenham um consumo de energia baixo. “Nos £ltimos anos, alguns tipos de motores passaram a ser dimensionados para trabalhar em velocidades vari veis, em alta freqˆncia – uma solu‡Æo que melhora a aplica‡Æo do motor, mas, por outro lado, aumenta o consumo de energia. Com este novo material, que ‚ composto por part¡culas de ferro revestidas com pol¡mero, a equa‡Æo deste problema ser  resolvida”, explica.

O SMC tamb‚m promete revolucionar o processo de fabrica‡Æo de estator, parte do motor respons vel pela cria‡Æo do campo magn‚tico m¢vel que faz o motor girar. H  cem anos, o estator ‚ fabricado com chapa de a‡o. Com a dissemina‡Æo do SMC, que possibilita criar novas formas do estator, os engenheiros terÆo que aprender a explorar e a lidar com esta tecnologia”, acrescenta.

Publicidade

A palestra sobre o SMC ser  realizada no audit¢rio do Departamento de Engenharia Metal£rgica e Materiais, das 10h00 …s 12h00. A entrada ‚ franca, mas ‚ necess rio confirmar presen‡a at‚ o dia 19 de outubro pelo e-mail [email protected]. O evento tem como p£blico-alvo docentes e pesquisadores de Engenharia de Materiais, Metal£rgica e El‚trica, al‚m de fabricantes de motores e de pe‡as fabricadas por metalurgia de p¢.