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As motos elétricas estão entrando de vez em nossas vidas, com uma série de novos modelos, marcas e estilos diferentes. Porém, como tudo é novidade em alguns pontos é comum surgirem dúvidas sobre motores, potências e características neste cenário ainda um tanto desconhecido. Afinal, todos os motores são iguais?

Motores em motos elétricas

A dúvida já começa na unidade de medida, afinal o padrão do segmento é o kW, enquanto por séculos nos acostumamos a medir a potência em cavalo-vapor (cv).  Além disso, o tipo e autonomia da bateria passam a ser fatores cruciais, uma vez que é ela quem alimenta a moto – ao invés de combustíveis líquidos. E ainda tem os diferentes tipos de motor.

Basicamente, os motores elétricos em motos se dividem em três tipos. Aqui vamos elencar cada um deles, suas características e influência no desempenho da moto.

zero dsr x é uma das melhores motos elétricas do mercado

Há motos elétricas de todos os estilos e com vários tipos de motores. Além disso, eles podem estar presos ao chassi (como nas motos a combustão) ou diretamente na roda traseira

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Motor síncrono de ímã permanente

O motor síncrono de imã permanente, representado pelo sigla PMSM, é o que existe de mais moderno para motos elétricas atualmente. Em síntese, usa campo magnético para gerar o movimento da moto. Um campo magnético rotator se complementa a outro campo magnético constante. Ou seja, é um tipo de motor que utiliza corrente alternada e gera consideravelmente mais torque para o veículo.

motor de motos elétricas

Esse tipo de motor PMSM oferece mais desempenho à moto, já que reduz as ondulações de torque. Desse modo, a moto ganha um desempenho mais linear e estável ao decorrer de todo o uso da bateria. Esse tipo de unidade de potência está ganhando mais espaço nos últimos lançamentos de motos elétricas, principalmente no mercado indiano.

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 Bajaj Chetak

A moto elétrica Bajaj Chetak, que deve vir ao Brasil em breve, é um exemplo de modelo equipado com o moderno motor síncrono de ímã permanente

Motor DC sem escova, o mais usado em motos elétricas

O motor Brushless DC Motor (BLDC), “Brush” vem de escova e “less” significa “sem”. Esse motor é uma versão intermediária entre os modelos mais tradicionais e os PMSM de última geração. Ele adota um ímã permanente que atua em apoio com uma bobina do estator. Sendo assim, a bobona recebe energia e transforma o imã em elétrico.

motor de motos elétricas

O BLDC atinge velocidades máximas maiores que os seus antecessores, porém exige um custo muito mais alto de fabricação. Atualmente, muitos modelos de motos elétricas ainda usam esse tipo de motor. Em comparação ao PMSM, ele oferece mais ondulações de torque, portanto, menos eficiência e mais picos de velocidade.

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como são os motores das motos elétricas

A Voltz EV1 Sport, à venda no Brasil, utiliza um motor ‘sem escovas’ posicionado no cubo da roda traseira. Neste caso, gera 3 kW (4 cv) de potência nominal

 

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Motor DC com escovas

Agora chegando ao pai de todos os motores elétricos, o Brushed DC utiliza escovas que funcionam como imã permanente. Contudo, diferente de seus sucessores, esse atrito constante das escovas com os imãs causam desgaste e demandam trocas constantes dessas escovas. Além disso, oferecem menos eficiência e ruído. Por isso, esses motores estão aos poucos saindo de linha na fabricação de motos elétricas. Das motos atuais de linha, esse tipo de motor não aparece.

Motor de motos elétricas

Por fim, sabendo da diferença de cada modelo, agora fica mais fácil na hora de escolher a sua moto elétrica e avaliar qual se encaixa mais às suas necessidades. Lembrando sempre que por ser um mercado em constante evolução, novas variações e modelos de motores podem surgir no meio do caminho.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.