Qual, pneus, fresco, kick-back, feliz, Comet 650

Ol  galera do Motonline! Estou pensando em entrar nesse mundo das 2 rodas e escolhi uma moto 250cc para come‡ar. Vou pegar uma moto zero bala e estou dividido entre a Twister e a Fazer! A moto vai ser usada para passeio e lazer. Qual das 2 ‚ a melhor op‡Æo?
Rodrigo – Salvador – BA
Gostaria de Comprar uma moto mais estou em duvida entre a CBX Twister e Fazer 250 ambas Zero KM vamos l . 1¦ Qual e mais Econ“mica 2¦ No momento qual tem mais valor no mercado se eu precisar vender depois de algum tempo 3¦ Qual da duas o seguro e mais barato 4¦ Qual das duas marcas costuma da menos problema ? 5¦ A mÆo de Obra e o custo de pe‡as qual e mais barato. No Final qual vc me sugere
Maicom – sao paulo
NÆo existe a “melhor” op‡Æo, mas cada uma tem caracter¡sticas pr¢prias. Se vc quiser uma moto econ“mica, mas lenta e mal acabada, fique com a Fazer. Se quiser uma moto que gasta um pouco mais, por‚m mais potente, bem acabada e mais barata, compre a Twister. Logo mais vcs verÆo o teste completo da Fazer. Maicom, eu nÆo tenho bola de cristal, como vou saber qual ter  melhor valor de revenda no futuro?

Pneus
ainda quanto aos pneus pra TW: uma mudan‡a de perfil (de 70/130 para 80/130) causariam alguma mudan‡a percept¡vel na pilotagem, altura da moto, seguran‡a ou rendimento? qual a influˆncia do perfil em pneus de moto? pergunto pois t“ achando os pneus 80/130 mais baratos que os 70/130.
rafael – blumenau-sc
Seu mala, v  na ferramenta de busca Google e digite “pneus esportivos” t  tudo escrito l . Ali s, Motonliners, n¢s gastamos uma nota preta para manter um arquivo com mais de 5.000 dados pra vcs usarem. Aprendam a usar a busca, pow!

Fresco
A Fazer 250 conquistou em muito pouco tempo a admira‡Æo de milhares de motoqueiros, inclusive a mim.  uma pena que vc tenha ficado tÆo ofendido com os caras de marketing da Yamaha. Fica claro em suas respostas o veneno escorrendo de sua boca. Isto nÆo ‚ legal pr  ningu‚m, muito menos pr  n¢s internautas apaixonados por motos e pelo site. Espero que esta viagem (… Italia) refresque a sua mente e que vc volte zerado cheio de humor e de imparcialidade, doa a quem doer.
Conti – Paul¡nia
O melhor refresco ser  ficar 21 dias sem responder cartas!!! Meu caro, eu nÆo tenho veneno nenhum, apenas tive mais tempo para olhar, pilotar e analisar a Fazer. Na verdade antes ‚ que eu estava adocicado demais. Conversei com colegas jornalistas, consegui uma Fazer emprestada, olhei a moto de cima a baixo, corri, freei, fiz curvas, acelerei, desmontei o banco, as laterais, o tanque, vi cada cent¡metro. S¢ que vcs terÆo de esperar eu voltar das minhas “f‚rias” na Europa pra contar tudo poque eu pego o aviÆo daqui a 12 horas. Ah, depois de 999 j  ‚ milhar.

Vizinho
Tite, por favor, esclare‡a para um motoonliner recente como acontece o kick back. Por que alguns modelos de moto o provocam. Qual a forma de se prevenir na pilotagem, sem ter o amortecedor de dire‡Æo. O resultado do kick back eu j  sei, ‚ uma aproxima‡Æo r pida e involunt ria do centro do planeta.
Carlos – SÆo Paulo, SP
Caro Tite, valeu pela corre‡Æo sobre o “¢leo de peroba”. Agora me diz o que ‚ “kick-back”?
sergio – colatina-es
Carlitos, vc ‚ meu vizinho! Mas nÆo vou falar onde moro! O kick-back ‚ um efeito f‚ladamÆe provocado pelo desalinhamento da roda dianteira em movimento. Tipo assim: a moto pega uma irregularidade que tira o contato do pneu com o solo, provoca um desequil¡brio na dianteira e a roda dianteira gira para um dos lados no momento da aterrissagem. Como todo corpo circular em movimento gera for‡as como efeito girosc¢pico, acelera‡äes centr¡fuga, centr¡peta e outras metaf¡sicas, a rea‡Æo ‚ a moto “querer” alinhar-se sozinha. Para isso ela tenta levar todo o conjunto para o mesmo lado que a roda virou. Mas como ela est  em movimento, surge uma tal Lei de Newton que devolve toda a‡Æo com uma rea‡Æo de igual intensidade e em sentido contr rio, por isso a moto revolta para a posi‡Æo original. Esse vai pra l  e vem pra c  faz a roda dianteira ficar doida varrida e a¡ surge um coice tÆo forte que faz o guidÆo fechar violentamente (j  vi quebrar o limitador de ester‡o), provocando um leve empenamento das bengalas e do disco de freio. Como a pin‡a nÆo ‚ flutuante, quando o disco empena, as pastilhas travam o freio e vocˆ se vˆ momentaneamente com uma agrad vel sensa‡Æo de liberdade provocada por um v“o involunt rio. Pena que tem a aterrissagem e o piloto se estabaca. Entendeu? Um simples amortecedor de dire‡Æo evita tudo isso.

Feliz
Comprei a FAZER! A primeira Fazer de Banabui£ ‚ minha! Comprei em Fortaleza e vim pilotando at‚ aqui, a moto ‚ uma del¡cia! A concession ria recomendou que eu nÆo passasse dos 80km/h nos primeiros 1000km e a bichinha t  fazendo 32km/l de gasolina aditivada. Discordo de vc em rela‡Æo … al‡a do garupa, ela combina com o conjunto da rabeta. Embora a chave nÆo seja grande, o miolo, o contato ‚ bem sofisticado, suave e preciso. To amando! A Honda t  lascada!
Carlos – Banabui£, CE
EntÆo t !

Comet 650
Em rela‡Æo … Comet Fireforx 650, sabes se a Kasinski j  predisp“s-se a fornecer uma unidade para realiza‡Æo de testes?
Hamilton – Niteroi – RJ
Eu ainda nÆo pedi, mas eles fornecerÆo sim.