Publicidade

Confirmada ao Brasil, a Super Meteor 650 é um dos modelos mais aguardados da marca por aqui. Entretanto, seu lançamento atrasou e fãs do segmento se perguntam se vale a espera. Afinal, é melhor aguardar a vinda da Royal Enfield ou comprar uma Vulcan 650, já disponível nas lojas? Veja alguns motivos para esperar – ou desistir.

 

Super Meteor 650 ou Vulcan 650, qual comprar?

O lançamento global da Super Meteor aconteceu no início de 2023, na Índia. Rapidamente, o modelo foi levado à diferentes mercados (inclusive à América do Sul) e deixou os fãs brasileiros ansiosos por tê-lo aqui. Entretanto, a vinda ao país acabou ficando para 2024 – ainda sem data definida. Neste intervalo, quem está ansioso para comprar uma custom de média cilindrada pode contar com Kawasaki, amplamente conhecida no território nacional.

royal-enfield-super-meteor-650-launched-eicma-07-1668400182-768x432

Disponível em 3 versões, a Super Meteor acelerou os fãs de motos custom em todo o mundo – inclusive no Brasil. Mas vale a pena esperá-la?

Publicidade

 

Razões para esperar a Super

O primeiro motivo tem um peso especial aos fãs da marca: estamos falando da moto topo de linha da Royal Enfield. Com nível de acabamento não encontrando em nenhum outro produto da indiana, ninguém é tão refinado quanto ela. A Super Meteor tem até suspensões de grife, assinadas pela Showa.

Além disso, é uma moto projetada para viagens, tópico que desperta o interesse de quem busca uma cruiser para médias e longas distâncias. Segundo a Royal, tudo nela foi projetado para conforto e estilo. Nas palavras da marca, o modelo foi ‘esculpido para as estradas’.

Super-Meteor-650-Group-Shot2

É a moto mais refinada da Royal Enfield, nasceu para as estradas e tem preço agressivo em diversos mercados. A Super Meteor 650 promete muito

Publicidade

A terceira razão é o inegável potencial de customização, acelerado pelos inúmeros acessórios originais oferecidos pela RE. Aliás, você já começa a deixar a moto com a sua cara ainda na loja, quando escolhe uma entre as três versões diferentes. Considerando as cores, há 7 opções de visual para levar para casa.

Por fim, a expectativa de preço baixo. A Royal tem adotado um posicionamento agressivo em diversos países, com o modelo custando pouco mais que a versão topo de linha da Interceptor, a ‘650 de entrada’ da marca. Caso isso se repita por aqui, a nova custom seria oferecida por algo muito próximo dos R$ 30 mil. Uma esperança que muitos fãs gostam de alimentar – e que pode se confirmar, ou não.

Royal-Enfield-Super-Meteor-650-painel-768x512

Modelo usa o já conhecido motor de 650 cc, 2 cilindros e 47 cv. Porém, nível de acabamento é superior a todos os demais produtos oferecidos pela Royal

 

Publicidade

Motivos para desistir (e comprar uma Vulcan)

Primeiramente, o motivo mais óbvio. Enquanto a Super Meteor é um sonho, uma expectativa sem data para chegar ao mercado, a Vulcan já é uma realidade. Basta ir em qualquer concessionária Kawasaki, assinar o contrato de compra e sair acelerando a sua nova moto custom. Ou seja, ela já está disponível para compra nas lojas.

vulcan 650 ou super meteor 650

Enquanto a Super é uma expectativa, a Vulcan é uma realidade. Você pode ir a uma concessionária e, ainda hoje, aproveitar tudo o que uma custom média pode oferecer

E está disponível há muito tempo, o que nos leva ao segundo tópico: a Vulcan é um produto reconhecido por aqui. No Brasil desde 2015 (como modelo 2016), a 650 construiu boa fama em torno de sua proposta e nível de conforto. Além disso, como compartilha muitos itens com as irmãs Z, Versys e Ninja, tem ampla disponibilidade de peças de reposição no mercado.

Falando nele, o motor de 650 cc é outro ponto positivo da Vulcan. Com dois cilindros em linha e arrefecimento a líquido, entrega bons 61 cv de potência e 6,4 kgf.m de torque (números superiores aos da Royal, aliás), com fôlego de sobra para sua proposta cruiser. E é econômica, com médias acima dos 25 km/litro na estrada. Ou seja, a Kawasaki agrada pelo bom desempenho.

A Vulcan agrada pelo conforto, desempenho, consumo e facilidade de manutenção. Nas lojas, custa pouco mais de R$ 50 mil

Por fim, o preço. Apesar da Super Meteor estar envolta de uma expectativa de valor competitivo, ainda não sabemos qual será o posicionamento adotado pela marca no Brasil – tampouco qual será o valor encontrado nas concessionárias. Já o custo da Vulcan todo o mundo sabe: R$ 48.990 como preço sugerido e R$ 51.700 o valor médio cobrado pelas lojas.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza