Publicidade
Foto: Lorenzo and Pedrosa at the press conference after the QP in Le Mans

Foto: Lorenzo and Pedrosa at the press conference after the QP in Le Mans

O piloto da Fiat Yamaha assinou o melhor tempo da qualificação, garantindo que irá partir no domingo para o Monster Energy Grande Prémio de França da pole position. O líder do Campeonato, Jorge Lorenzo, e Dani Pedrosa irão completar a linha da frente.

Valentino Rossi acabou por liderar uma frenética qualificação assegurando a pole para o Monster Energy Grande Prémio de França de domingo. Nos últimos dez minutos, a liderança da tabela de tempos mudou várias vezes de mãos, à medida que os pilotos de MotoGP iam puxando cada vez mais pelas suas motas, debaixo do sol de Le Mans.

O italiano assinou o melhor tempo, com um registo de 1m33,408 obtido na antepenúltima das 30 voltas que completou na sessão de qualificação, e garantiu a sua primeira pole position da temporada de 2010, um feito que não conseguia assegurar no circuito francês desde 2005.

Publicidade

O piloto da Fiat Yamaha Jorge Lorenzo ficou a apenas 0,054s do tempo de Rossi, com a sua melhor volta a surgir da penúltima das 31 que completou. Dani Pedrosa (Repsol Honda) irá completar a linha da frente da grelha de partida, posição que também só conseguiu garantir nas últimas voltas da sessão.

Casey Stoner foi outro dos pilotos que lutou pela pole ao longo da sessão, mas o homem da Ducati Marlboro terá de se contentar em partir da primeira posição da segunda linha da grelha, depois de ter ficado a 0,416s do tempo de Rossi. O companheiro de equipa do australiano Nicky Hayden, foi dois centésimos mais lento, acabando por arrecadar o quinto melhor tempo e ser o último piloto a correr abaixo de 1m34s. O piloto da LCR Honda Randy de Puniet também irá partir para o seu Grande Prémio caseiro da segunda linha da grelha, depois de uma sessão impressionante o ter colocado na sexta posição.

O piloto da Repsol Honda Andrea Dovizioso encabeçará a terceira linha da grelha, depois de ter garantido o quinto melhor tempo da qualificação. Colin Edwards, da equipa Monster Yamaha Tech3, e o piloto da Rizla Suzuki`s Loris Capirossi foram os oitavo e nono mais rápidos, respectivamente.

A completaram o Top 10 dos tempos ficou ainda Aleix Espargaró, que apesar de uma saída de pista da curva 7, conseguiu aguentar a Ducati da equipa Pramac e fixar a seu melhor tempo da sessão na última volta.

Publicidade

Ben Spies (Monster Yamaha Tech3) e Mika Kallio (Pramac Racing) regressaram à pista depois das quedas desta manhã na sessão de treinos livres e qualificaram-se na 12ª e 16ª posição, respectivamente.