Publicidade

Rossi e os circuitos onde ainda não ganhou

A vitoria em Istambul Park far  com que a estrela do MotoGP Valentine Rossi risque mais urn tracado da lista de pistas onde nunca ganhou, e que neste momento conta apenas com trˆs tendo em conta as que fazem parte do calendario deste ano.

Em duas tentativas Rossi conseguiu um segundo e um quarto lugares na pista turca, mas o mais alto do podio tern fugido piloto da Fiat Yamaha.

Rossi comecou a somar triunfos de MotoGP em 2000, ano em que se estreou na categoria rainha. A primeira vit¢ria surgiu em Donington Park, ganhando ainda no Brasil, se bem que este ano a pista nÆo faz parte do calend rio.

Publicidade

No ano seguinte -The Doctor- subiu ao mais alto do p¢dio por 11 vezes, abrindo assim a contagem de triunfos em grande n£mero das pistas onde ainda hoje se disputa o mundial.

Entre elas Rossi ganhou em Jerez, Catalunha, Brno, Estoril, Motegi, Phillip Island e Sepang, ainda aos servi‡os da Honda no ano em que conquistou o primeiro ceptro.

A epoca de 2002 serviu para o transalpino somar mais quatro novos triunfos para terminar o ano, uma vez mais, com 11 vit¢rias e o t¡tulo. Le Mans, Mugello, Assen e Sachsenring foram todas conquistadas por Rossi pela primeira vez nesse ano, com a segunda a ter um gostinho particular, pois trata-se da prova caseira.

0 terceiro t¡tulo ja estava garantido quando Rossi ganhou em Valˆncia em 2003, a primeira que obteve no Ricardo Tormo. Foi a sua £ltima corrida corn a Honda antes de passar para a Yamaha de fabrica em 2004.

Publicidade

Apesar de ter continuado a somar triunfos em 2004, s¢ em 2005 e que o penta-CampeÆo do Mundo conseguiu triunfar numa pista onde nunca antes tinha ganho. A primeira corrida da hist¢ria a disputar-se na China, um duelo molhado entre e o wild-card Olvier Jacque, foi o in¡cio de uma sequˆncia de cinco triunfos seguidos para o italiano que, no final do ano, triunfou no Qatar, o que nos faz chegar aos dias de hoje.

As pistas onde Rossi nunca ganhou sÆo Laguna Seca, onde liderou no ano passado antes de ter tido problemas mecƒnicos, o circuito de Misano, que nao fazia parte do calend rio desde que Rossi passou para o MotoGP, e Istambut Park.