Publicidade
Foto: Sportsman 500 - os quads são considerados como trator?

Foto: Sportsman 500 - os quads são considerados como trator?

No dia 5 de outubro, em SP, especialistas da área falarão sobre os impactos da ausência de regulamentação no crescimento do setor no País

Debater a necessidade no Brasil de requisitos legais e de homologação para a comercialização de máquinas e equipamentos off-road. Este é o objetivo de painel que será realizado com representantes da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), no dia 5 de outubro, em São Paulo, como parte do Congresso SAE BRASIL 2010.

O painel, intitulado ‘Homologação de Máquinas e Equipamentos no Segmento Off-Road’, é uma iniciativa do Comitê de Máquinas Agrícolas e de Construção, dirigido pelo engenheiro João Luiz Zarpelão. Para o dirigente, hoje a qualidade é vital em todo o mercado, mas o setor de máquinas fora de estrada está esquecido.

Publicidade

“Não temos regulamentação quanto à segurança, emissões e ruídos. Por isso, vamos debater a importância da homologação de produtos no segmento off-road com a comunidade de engenharia”, aponta.

Para o diretor, a falta de homologação e de requisitos legais – como legislação de emissões, certificação compulsória para itens ligados à segurança e ruídos – que regulem o setor representa entrave para o crescimento do segmento no País.

“Vivemos um momento oportuno, com a economia aquecida e importantes eventos esportivos previstos para os próximos anos, que demandarão investimentos. Mas as oportunidades existem para todos e não apenas para o bom produtor. Por isso, a inexistência de regulamentação, aliada à baixa do dólar, favorece o livre e acelerado crescimento das importações de produtos, muitas vezes de baixa qualidade”, completa.

O painel terá a participação de Mário Humberto Marques, presidente da Sobratema, que trará a visão do consumidor sobre o assunto; Alfredo Lobo, diretor de Qualidade do Inmetro, para falar sobre as questões legais que envolvem o assunto; e um representante (em definição), da Abimaq, que apresentará uma proposta de homologação para o segmento.

Publicidade

O painel abordará ainda a desvalorização da engenharia brasileira. “Sofremos também com a desvalorização dos nossos esforços no desenvolvimento de produtos que agreguem tecnologias de segurança, emissões, ruídos, entre outros, em detrimento de produtos baratos e de baixa tecnologia que invadem o mercado”, diz João Luiz Zarpelão.

Agendado para 5 a 7 de outubro de 2010, no Expo Center Norte,em São Paulo, o XIX Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL terá apresentações de 136 trabalhos técnicos “papers”, elaborados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, além de 20 painéis, nas áreas de veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, manufatura e duas rodas. Haverá, também,

Exposição tecnológica – O Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá, ainda, as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, na Exposição Tecnológica, que apresentará, em mais de 130 estandes, as últimas tecnologias e serviços em seu estado de arte.

O presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, Egon Feichter, destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma.
XIX Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 5 a 7 de outubro de 2010 – das 12h às 20h30
Painel ‘Homologação de Máquinas e Equipamentos no Segmento Off-Road’ – dia 5, às 15h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 21 – Vila Guilherme, São Paulo,SP.
Inscrições: www.saebrasil.org.br

Publicidade