Sites “mortos” são maioria na internet

Apesar de a rede mundial de computadores conseguir propagar informa‡äes com velocidade e freqˆncia, a internet est  repleta de sites “mortos” – p ginas totalmente abandonadas e desatualizadas.

Quando Ajay Powell conseguiu parar de fumar e correr a Maratona de Honolulu, em 2001, ela criou uma p gina na Internet para registrar seu progresso, atualizando-a semanalmente com fotografias e contagem de sua distƒncia percorrida. Powell atualizou o site novamente no ano seguinte, quando participou de uma viagem de bicicleta na qual percorreu os mais de 900 quil“metros entre SÆo Francisco e Los Angeles. Depois disso, por‚m, o site nÆo mostrou seu resultado no percurso nem informa‡äes sobre os eventos dos quais ela participou a seguir. Sua p gina na internet continua parada no tempo.

Assim como outras pessoas que entusiasmaram-se com a rede mundial de computadores e criaram p ginas e di rios virtuais conhecidos como “blogs”, Powell perdeu o interesse. A descoberta da internet nÆo era mais atraente. “”Atualizar o site come‡ou a ficar muito chato. Apenas deixei aquela coisa de lado.”

Um estudo de 3.634 blogs determinou que aproximadamente dois ter‡os deles estavam havia dois meses sem atualiza‡Æo. Um quarto deles foi atualizado apenas no primeiro dia, e nunca mais. “Alguns dizem: ïEstarei muito ocupado, mas voltarei a atualiz -lo.” Mas nunca o fazem”, analisou Jeffrey Henning, diretor de tecnologia da Perseus Development Corp., empresa respons vel pela sondagem.

Outros sites morrem por eventos vÆo e vˆm – campanhas pol¡ticas come‡am e terminam, o novo milˆnio chegou sem que os computadores causassem uma cat strofe, e assim por diante.

Muitos sites custam dinheiro para manter. A nÆo ser que sejam usados servi‡os gratuitos de hospedagem ou que um amigo resolva emprestar algum espa‡o, os desenvolvedores de p ginas da internet precisam pagar taxas para hospedar os sites e ter direitos sobre os nomes dos dom¡nios cibern‚ticos. Poucos sÆo como Alan Porter e Anand Ranganathan, que pagam US$ 14 por ano para manter o dom¡nio Votexchange2000.com, que no ano 2000 permitiu aos usu rios de um Estado trocarem seu voto para presidente para outro Estado.

O site ‚ gerenciado a partir de um computador sob a mesa de trabalho de Ranganathan. Porter disse que a p gina ‚ mantida no ar como rel¡quia hist¢rica, apesar de nÆo poder resistir para sempre em meio …s constantes mudan‡as tecnol¢gicas. Partes do site, por exemplo, nÆo funcionam em navegadores mais modernos.

Mas a negligˆncia ‚ o mais comum dos motivos para que os sites percam seu lugar no tempo. Don larson, prefeito de Seaside, uma cidade do Oregon, ainda ‚ descrito como candidato no site de sua campanha eleitoral, apesar de ele ter vencido o pleito no ano passado. Os editores da p gina nÆo voltaram a atualiz -la. Depois de um telefonema da The Associated Press, um pedido de voto na p gina inicial do site foi discretamente removido.