Foto: Lander mais

Técnicas: Relação, freio, escape, Comet, etc

Foto: Lander mais

Foto: Lander mais

Adquiri uma Yamaha XTZ-250 Lander que uso muito em estrada (via Dutra) A moto ‚ ¢tima, econ“mica boa de dirigir porem como vc mesmo disse “o motor constantemente “pede” uma sexta-marcha”. Bem, estou pensando em alongar um pouco colocando uma coroa com menos dentes. Aparentemente uma op‡Æo seria usar a da Fazer (parece que tem 45 dentes) mas me parece que a diferen‡a seria pequena. De qualquer forma, qual sua opiniÆo sobre isso? Vc teria uma sugestÆo melhor?
Marcelo – SÆo Jose dos Campos – SP
Existe no mercado um kit com pinhÆo de 13 dentes e coroa de 39 dentes os quais devem ser adquirido junto com a corrente (520) que acompanha este kit.

Freio
Gostaria de saber se tem vantagens ou desvantagens, e o porque, de alguns fabricantes montarem o sistema de freio traseiro pra cima (ex. CBR 1000RR, GSX-R750) e para baixo (Hayabusa, GSX-R1000).
Junior – Araraquara, SP
A varia‡Æo do posicionamento do c liper se faz necess ria a cada modelo de motocicleta, isto porque os fabricantes procuram o melhor local de resfriamento e tamb‚m que esteja afastado de pontos quentes do escapamento, seu posicionamento tamb‚m deve evitar poss¡veis avarias em condi‡äes normais de uso.

Freio
Ol  ,sempre procuro tirar minha s duvidas aqui no motonline ,e aqui vai mais uma..uam moto comum com freio a tambor tem a desgaste natural do cubo correto?e as com as de rodas de liga leve como fica isso..tambem se desgastam?
Elson – Registro
O tambor de freio das rodas de liga leve tamb‚m se desgasta, e o correto ‚ a substitui‡Æo da roda, por‚m por questäes financeiras o mecƒnico sugere ao seu cliente a ret¡fica do tambor, mas isto nÆo ‚ aconselh vel.

Escape
Comprei uma Hornet e pedi a um amigo metido a Prof. Pardal pra mudar o escapamento da zangada (queria um barulho mais afinado). Ele adaptou um cano em baixo do motor, fazendo com que o escape (curtinho) saia um pouco embaixo da pedaleira do carona. Cara, t  fazendo um barulho infernal! A pergunta ‚: essa adapta‡Æo vai atrapalhar o desempenho da motoca, vai aumentar o consumo de gasosa ou vai aumentar o desgaste de alguma pe‡a?
Cassiano – Umuarama, PR
Al‚m de ser proibido, este tipo de altera‡Æo ao aleat¢rio prejudica o desempenho do motor bem como o seu consumo, podendo at‚ reduzir a durabilidade do motor.

Comet
Biagio, tenho uma Comet250 Phase2 e a moto estava bebendo muito e andando pouco nos primeiros 1500/2000 Km, quando passou essa kilometragem, parece que ligou um turbo na moto e ela t  andando at‚ mais que as Falcons dos meus amigos, por‚m continua bebendo a mesma coisa. Tem algo que eu possa fazer a respeito do consumo da moto ou devo estocar gasolina durante as promo‡äes? (Obs: ela est  fazendo 20Km/Litro e conhe‡o pessoas que tem Comet e ela faz de 26 a 28Km/Litro. NÆo sou psicopata e ‚ muito dif¡cil eu passar de 100Km/h. J  levei na autorizada e dizem que est  normal).
Max – Campo Grande – MS
A caracter¡stica do motor da Comet 250 ‚ um melhor rendimento em m‚dia e alta rota‡Æo o que se faz perceber melhor ap¢s a fase de amaciamento. O consumo e a velocidade dependem da qualidade do combust¡vel, peso do condutor, altitude, entre outros, portanto, nÆo ‚ poss¡vel informar dados precisos sobre quilometragem percorrida por litro de combust¡vel
Cartas T‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari.

-0-0-0-0-0

Cartas Normais, respondias pelo mala do Tite

Ped gio
Motociclistas do Mundo, uni-vos. Mais um absurdo nos ataca. Agora ‚ a cobran‡a de ped gio, e depois? O que vir ? Vamos congestionar a Dutra. A cada parada para pagamento, usem moedinhas, das menores. Ao parar para pagar, des‡am da moto, abram o ziper, retire a jaqueta, tirem o dinheiro da cueca ou da meia, enfim, DEMOREM ATE PARAR. Quem sabe eles se toquem.
Walmir – Sao Jose dos Campos SP

Manuten‡Æo
Tio tite, ontem estava em uma concession ria honda e me assustei com pre‡o da revisÆo geral de uma moto de 400cc, 250 reais, sendo que a revisÆo de uma 600cc ‚ 200r$ e de uma 500cc 170R$, a justificativa do cara da oficina ‚ que a falcon d  mais trabalho que um cb 500 para fazer manuten‡Æo ser  que isso procede, entÆo ‚ certo afirmar que a manuten‡Æo da cb ‚ mais barato de que uma falcon.
glauco – campo grande, MS
Que papo estranho, me parece lorota do mexƒnico!

Concreto
Tite ao respeito da substitui‡Æo do concreto em detrimento do asfalto, al‚m de ser infinitamente maior a durabilidade ‚ bom observar que o desgaste do pneu ‚ em m‚dia 70% maior. Deve ser por isso que l  eles usam tanto pneu recapado nos carros.
Edson – Cachoeirinha- RS

T‚cnicas
tite, sou leitor de todas as revistas de motos do brasil desde 78, e tambem de algumas da europa, leitor assiduo do motonline, louco por motos, e apaixonado por mecÆnica de ponta,ultimamente tenho encontrado mat‚rias ricas e interessantes, sobre tecnologia aqui no motonline o que est  me transformando em leitor compulsivo deste “motojornal eletr“nico” bom parabenizo a todos ai, e especialmente aqueles que correm atr s das excelentes mat‚rias que tenho encontrado ultimamente aqui, e como amante de motomecanica fa‡o uma sujestÆo, uma mat‚ria sobre as cross 250/450 4t sobre sua mecanica mostrando os motores em corte, e tambem uma mat‚ria sobre o comando desmodr“mico das ducati.
di¢rgenes – caraguatatuba-sp
China, ¢timas sugestäes, vamos ver a possibilidade!

Escape
depois de muito tempo lendo suas valiosas informa‡oes, por varias vezes ao dia, estou escrevendo para lhe parabenizar pelo excelente site q vcs tem aqui e para perguntar uma questao que ja surgiu algumas vezes, tenho uma twister adquira a pouco tempo e gostaria de saber se a montadoras indicam algum escapamento esportivo para minha moto por exemplo e que claro nao modifique o desempenho da minha moto, pois nao gosto de escapamento barulhento, mais tambem nao gosto do escapamento da twister e gostaria de mudar.
Tiago – assis -sp
Tiaguito, se vc realmente ‚ leitor ass¡duo do Motonline deveria saber que n¢s odiamos ru¡dos excessivos. E tamb‚m detestamos multas, por isso ‚ melhor deixar seu escape original mesmo.

400
Tite, essa semana li uma mat‚ria numa revista de motociclismo dizendo q a Honda pretende lan‡ar uma com moto com todas as caracteristicas da Cb 400 Super Four, por‚m com o Motor da Falcon um pouco mais esperto; no mesmo dia em uma outra revista li em uma outra revista q a Yamaha pretende trazer a XJR 400R do mesmo jeito que ela ‚ vendida no JapÆo. Ai eu te pergunto :1. Ser  mesmo verdade ou s¢ boato ? 2. O que o pessoal da Honda do Brasil tem na cabe‡a? Eu acho q eles querem queimar o Filme da CB 400 Super Four, q c  entre n¢s ‚ uma SENHORA moto heim.
Douglas – Atibaia / SP
Quem manda ler revistas? Elas estÆo por fora: a Yamaha nÆo lan‡ar  nenhuma 400, mas a MT-03 de 660cc. A Honda ter  duas novas 400, a Twister 400 com motor de um cilindro, bi-combust¡vel e inje‡Æo eletr“nica. E uma XR 400 com mesmo motor e mais off-road. E a Falcon dir  Adeus ao mercado!