Técnicas: Tornado, sonda, giclês, alarme etc

Técnicas: Tornado, sonda, giclês, alarme etc

Técnicas: Tornado, sonda, giclês, alarme etc

Um dia desses fu‡ando na net, em um site de venda de pe‡as para motos de trilha, descobri um acess¢rio que pode ser instalado no carburador da Honda Tornado. com o prop¢sito de aumento de torque do motor chamado “controlador de v cuo”. Gostaria de saber se realmente h  aumento de torque, e sobre seu uso em uma motocicleta de uso di rio. Wagner, SÆo Vicente/SP.
Wagner, nunca avaliamos este sistema. Alertamos que toda modifica‡Æo t‚cnica deve ser homologada pelo fabricante.

Sonda
Biaggio Ferrari (olha a responsa, hein, irmao! Com nome parecido com um grande piloto de motos mais o nome de carro dos sonhos, nÆo pode dar mancada! Rrsrsrs), gostaria de saber a diferen‡a entre os dois tipos de injecao eletronica que podem ser encontradas em motos, como as que utilizam e as que nao utilizam sonda lambda. Algum sistema eh melhor do que o outro? Aproveito pra defende-lo de alguns ataques que vem sofrendo de alguns internautas que nao estao apreciando seu trabalho. Est  de parab‚ns pelas dicas e pelas abordagens tecnicas. Continue assim!
Rogerio Sartori
Ol  Rog‚rio, sinceramente nÆo me recordo de nenhuma motocicleta com sonda lambda. A nÆo ser a YBR flex com sensor de oxigˆnio pr‚-aquecido, segundo a Delphi. O sensor de oxigˆnio, conhecido pelo nome de sonda lambda, seria um “nariz” dos ve¡culos, localizado no interior do escapamento sua fun‡Æo ‚ detectar se a mistura esta rica ou pobre enviando sinais a ECU – m¢dulo – o tempo todo para corre‡Æo da mistura enviada a cƒmara de combustÆo. O resultado da utiliza‡Æo desta tecnologia ‚ a redu‡Æo ainda maior dos gases t¢xicos emitidos.

Giclˆs
Tenho uma YBR ED 2002 com 18000km originais. Recentemente mandei limpar o carburador e depois disso a moto d  umas engasgadas em m‚dia rota‡Æo e t  consumindo muito (antes 35 e agora 24 por litro). Gostaria de saber quais as medidas originais do giclˆs da moto e qual a posi‡Æo original da agulha do pistonete, bem como a altura da b¢ia, pois pretendo eu mesmo regular o danado. NÆo consigo criar confian‡a em mecƒnicos, mesmo em autorizadas!
Robinson C. Scheuermann – Iju¡ – RS
Segue entÆo: Giclˆ de Alta # 102,5 / Giclˆ de Baixa # 17,5 / Parafuso da mistura 2 voltas e meia / altura da b¢ia 18,9 mm. E nÆo esquece de realizar uma manuten‡Æo no filtro de ar e nas v lvulas! Ah!Quer saber as folgas das v lvulas? Em PMS (ponto morto superior) na fase de compressÆo, AdmissÆo de 0,08 a 0,12 mm e escape de 0,10 a 0,14 mm.

Alarme
Biaggio, mais uma vez sobre o assunto de alarmes em motos com inje‡Æo, gostaria de perguntar se o problema ‚ mais cronico em motos menores. Pois o sistema eletrico de uma moto 1000 deve ser melhor e aguentar mais o alarme. Estou certo?
Thiago Willys da Vit¢ria – Belo Horizonte MG
No geral as pessoas cometem dois erros, o primeiro ‚ acreditar que existe verdade absoluta, e o segundo ‚ pensar que sÆo donos dela. Em motocicletas de grande porte – nÆo ‚ regra – o conjunto do sistema el‚trico possui melhor qualidade e portanto pode suportar melhor a instala‡Æo de alarmes e acess¢rios. Para evitar a instala‡Æo de um sistema antifurto que prejudique a motocicleta, muitos modelos possuem sua fia‡Æo el‚trica (chicote) preparada de f brica para receber uns sistemas originais, que nÆo prejudica o desempenho da moto.

Tranco
Li a respeito de fazer a moto pegar no tranco, eu sei q realmente ‚ ruim para a motor, mas.. e se a moto nÆo tiver pedal de partida, como ex: minha xr200 (linda) o q eu vou fazer? posso da uma empurrada (corrida) nela, com o motor desligado, isso influi em alguma coisa a respeito de lubrifica‡Æo como vc falou? ou nÆo ‚ a mesma coisa?
Rafael – Niteroi-RJ
Ol  Rafael, deve-se evitar a pr tica de fazˆ-la pegar no tranco. Em casos extremos e espor dicos (urgˆncia) aonde nÆo h  alternativa, vocˆ poder  adotar esta pr tica. Ou fazer a velha transferˆncia de carga de bateria, popularmente conhecida como “chupeta” (opa!).

XTZ
Por favor, comprei uma XTZ125E 2003 usada em uma revenda. Ap¢s 15 dias barulhentos com um escapamento esportivo, deixei o cara colocar um “X” (modelo original) pois nÆo encontramos alguem para fazer troca por original. A moto esta muito boa mas o cheiro de gasolina do escapamento incomoda. Tem algum jeito de minimizar este problema? Obrigado
Leonardo – Uberlƒndia – MG
Provavelmente ao colocar o escapamento esportivo (barulhento) foi realizado um novo ajuste no carburador, deixando-o numa regulagem na qual ‚ enviado mais combust¡vel que o normal. Ao retornar para o escapamento original se faz necess rio um novo ajuste, diminuindo o excesso de combust¡vel. Lembre-se de que para um correto ajuste na carbura‡Æo ‚ necess rio que o filtro de ar esteja em perfeita condi‡äes, as v lvulas devem estar com a sua folga corretamente ajustadas, al‚m do perfeito estado da vela de igni‡Æo.

Manual
Caro Biaggio, sei que ‚ uma pergunta besta, mais mesmo assim vou faze-la, eu tenho uma Twister 2002/2002, entao gostaria de saber qual ‚ a calibragem correta do Pneu dianteiro e do traseiro.Abra‡o!
Jaime Barbosa – Fortaleza – Ce
NÆo existe pergunta besta. Acredito que sua d£vida surgiu pelo fato de existir informa‡äes desencontradas pela pr¢pria literatura t‚cnica da Honda. Mas segundo os atendentes do “0800” da Honda as pressäes dos pneus frios sÆo: dianteiro com o piloto somente (33 psi); traseiro com o piloto somente (33 psi); dianteiro com o piloto e garupa (33 psi); traseiro com o piloto e garupa (36 psi).

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Cartas (a) normais

Rap
A¡, Tite, muito f*** o RAP! Eu tenho uma banda, vocˆ bem que podia liberar pra gente tocar essa tua letra, hein? De repente vocˆ podia at‚ levar a letra junto comigo!
Massimiliano – Rio de Janeiro – RJ
Manda bala, truta, depois a gente acerta as paradas de direito autoral!

Foto
Mano Tite, gostaria de tecer um coment rio sobre uma se‡Æo nÆo muito citada no site que ‚ a se‡Æo Foto da Semana, com a foto tirada pela Luna. Acho que flagrantes assim como o que ela fez, deveriam ser realizados com maior frequˆncia para divulgarmos que essas afirma‡äes feitas por esses tapados que se julgam “autoridades” de que as motos sÆo respons veis por emissäes de poluentes em grande quantidades est  completamente furada! E o texto que acompanha a foto tamb‚m prova o que todo mundo sabe mas faz de conta que nÆo vˆ, ou seja, tem sempre algu‚m dando um jeitinho pra que cenas como essa sempres estejam presentes na nossa cidade e n¢s motocilistas levamos a culpa! Mais uma vez parab‚ns pelo RAP!
P‚ricles Cezar – SP
Sempre que leva a Luna ao cursinho ela vai com a m quina fotogr fica na garupa flagrando cenas de absurdos urbanos, vou fazer um arquivo pra mostrar ao mundo como os paulistanos sÆo mal educados pra cacete!