Técnicas: Vela, atrito, irmão, baixa, e cartas normais

Caro Biagio, nessas conversas de beira de balcÆo, eu e mais 2 amigos propriet rios de Harleys ficamos divagando sobre o aquecimento das mesmas, principalmente no trƒnsito ca¢tico de SÆo Paulo. Depois de muito fala-fala, coloquei a seguinte d£vida na mesa, e que agora repasso: Se colocarmos uma vela um ponto mais fria para o cilindro traseiro, j  que o mesmo tem menor refrigera‡Æo, quais seriam as implica‡äes? Ter dois tipos de grau t‚rmico em motores em V seria desaconselh vel? Fico no aguardo de suas considera‡äes!
JoÆo Tadeu Boccoli – SÆo Paulo
Ol  Boccoli! Entenda que a determina‡Æo da vela ideal para cada tipo de motor ‚ feita com o uso da vela termom‚trica, baseada em termopar de alumel-chromel inserido na ponta do eletrodo central. A vela de igni‡Æo deve trabalhar numa faixa de temperatura entre 600 a 850 graus, pois assim evita o ac£mulo de carvÆo e o superaquecimento. No caso de motores com mais de um cilindro, ‚ imposs¡vel estabelecer a mesma temperatura da cƒmara de combustÆo para todos os cilindros, sendo que a solu‡Æo mais aplicada ‚ o envio de mais combust¡vel ao cilindro que trabalha mais aquecido, solucionando o problema. Em casos onde a motocicleta nÆo foi devidamente nacionalizada – “tropicalizada”- ou o envio de combust¡vel ‚ o mesmo para os demais cilindros, a melhor solu‡Æo ‚ realmente alterar o grau t‚rmico da vela de igni‡Æo, e uma das maneiras para verificar se esta altera‡Æo foi ben‚fica ou nÆo ‚ o consumo de combust¡vel (que dever  diminuir) e a aparˆncia da vela. E o Tite pediu para vocˆ se afastar desses balcäes esquisitos onde se fala de Harley!

Atrito
Ol  Biaggio, sou estudante de engenharia mecƒnica e meu sonho ‚, depois de formado, trabalhar com Motos em alguma marca dessas (Honda, Sundown, Yamaha). Por isso queria te perguntar qual o “melhor caminho” pra eu seguir na faculdade e conseguir isso, pois estou no primeiro semestre e suponho que vocˆ tamb‚m tenha passado por isso. Outra d£vida minha ‚ a seguinte: numa aula de f¡sica o professor disse que o atrito nÆo depende da  rea de contato entre as superf¡cies. Se ‚ verdade, entÆo por quˆ que quando a gente coloca um pneu mais largo numa Moto ela passa a consumir mais? Quais outras vari veis sÆo alteradas com essa mudan‡a que pudessem ocasionar aumento no consumo?
Br ulio – Ocidental – Go
Vocˆ est  no caminho certo! Aprenda inglˆs pois isto ‚ imprescind¡vel para a comunica‡Æo com os “estrangeiros”. Talvez o caminho seja mais curto do que vocˆ pensa, entenda que muitas destas empresas nÆo querem ningu‚m com experiˆncia “t‚cnica”, pois preferem instru¡-las de sua maneira (para evitar os v¡cios). Prepare um curr¡culo hoje mesmo e envie as empresas (utilize os e-mails dispon¡veis atrav‚s do site das empresas) com pretensÆo para atuar na engenharia de produto, pois nÆo requer experiˆncia e sim capacidade de absorver conhecimento freqentemente. Quanto a f¡sica, nÆo sou a pessoa mais indicada para te esclarecer, por‚m o que eu sei ‚: na teoria realmente nÆo se leva em conta a  rea de atrito, por‚m na pr tica, a  rea de atrito ‚ levada em conta e nÆo aparece claramente nos c lculos pois est  embutida no coeficiente de atrito, portanto a mudan‡a do coeficiente explica a mudan‡a de consumo. Al‚m da maior  rea a outra explica‡Æo para um elevado consumo seria o maior peso (massa) do pneu.

Irmandade
Tite, e Biagio o meu irmÆo mais novo fez a grande burrada de ligar a minha moto sem o ¢leo de motor porque eu ainda nÆo troquei a tampa do motor que est  trincada, agora eu queria saber se essa burrada que meu irmÆo fez pode ter ocasionado s‚rios danos ou problemas futuros no motor, a minha sorte talvez, foi que logo que ele deu a partida eu j  logo v¡ e pedi para ele desligar imediatamente a moto porque ela estava sem o ¢leo do motor, a moto deve ter ficado em funcionamento uns 10 seg. e ele nÆo engatou nenhuma marcha estava no neutro.
Everson – Mogi das Cruzes -SP
Talvez nada de mais tenha ocorrido, s¢ ligando o motor para saber (mas agora com ¢leo, viu?). E o Tite recomendou que vocˆ mantenha seu irmÆo na coleira!

Baixa
Tenho uma cbx750f 87 em excelente estado e baixa km, desde que a comprei, reparei que a altura da traseira ‚ mais baixa em compara‡Æo a outras, existem algumas ainda mais baixa que a minha d  impressÆo de estar arriada, j  substitui amortecedor, buchas e nÆo h  folga na balan‡a (verifica‡Æo via manual) ‚ poss¡vel o chassi entortar mesmo sem nunca haver queda? sou contra pe‡as paralelas e nÆo sei mais o que fazer.
Luciano – SÆo Carlos – SP
Para saber se o quadro empenou s¢ ‚ poss¡vel se utilizar um gabarito com as medidas originais. Mas ‚ dif¡cil acontecer. Pode ser os elos do Pro-Link ou simplesmente a regulagem da pressÆo da mola. Mas nÆo se esque‡a de medir a frente, porque pode acontecer de a frente levantar quando o ¢leo das bengalas fica impregnado e denso

-0-0-0-00-0-0-0-0
Cartas (a)normais
tite seria poss¡vel um teste de capacetes? digo assim de diferentes faixas de pre‡o, qual modelo seria melhor melho para certo tipo de uso, porque eu realmente nÆo entendo um cara andando de moto esportiva e usando um capacete de cross.
Juliano – Ita£na MG
S¢ seria poss¡vel se as f bricas cedessem os capacetes porque ficaria muito caro compr -los para fazer um teste de cada um. Eu tamb‚m acho estranho mulher usar cal‡a fus“ e sand lia de salto alto!

Alerta
Bom dessa vez nÆo estou aqui para fazer perguntas e sim alertar aos colegas motociclistas sobre um perigo. Voltando de Petr¢polis com minha mulher (BR-040 Serra das Araras) paramos a moto no acostamento para tirar fotos num mirante. Foto vai foto vem, do nada pularam 3 homens encapuzados da mata, sendo que 2 estavam armados de 38, levaram dinheiro e minha querida cƒmera digital. Gra‡as a Deus que a moto nÆo foi roubada. Da mesma maneira que pularam da mata por la mesmo eles voltaram. tudo nÆo levou mais de 3 min. Detalhe, depois de falar com a policia rodovi ria (que falou que nÆo podia fazer nada por n¢s, a nÆo ser encaminhar a policia civil) pequei um retorno que passava em frente ao mesmo local (- de 200m da policia rodovi ria) e vi um casal de motociclistas que haviam parado para tirar foto no mirante, buzinei e alertei-os, nÆo fazia nem dez min que eu fui roubado ai.
Christopher – rio de janeiro RJ

Preconceito
Estou escrevendo para comunicar a todo Brasil aonde chegamos, na minha cidade Botucatu-SP foi aprovada uma Lei municipal de N§ 4.745 14/11/2006 onde pro¡be um motociclista de entrar em um estabelecimento comercial com capacete, ele ‚ obrigado a tirar o capacete. trabalho em um posto de gasolina e recebemos um cartaz essa lei, entÆo o que o motocilcista tem que fazer? parar a motocicleta na rua tirar o capacete e entrar no posto? Segundo a Lei quem desrespeitar pode ser preso e pagar uma multa de R$700. agora existe algum especialista em Lei para saber se isto ‚ constitucional?
Luis – Botucatu-SP
Algum leitor especialista em leis pode nos ajudar? Essa lei absurda est  se espalhando por todo Brasil.