Publicidade

Os alemães da Bosch estão desenvolvendo um novo controle de estabilidade para motos. Entre seus diferenciais está o fato de ser compatível com modelos de todas as cilindradas, inclusive com as pequenas. No exterior, já tem até modelos saindo de série com o novo produto.

Novo controle de estabilidade 

A Bosch é uma das pioneiras em segurança para motos, introduziu o ABS há mais de 25 anos. Agora a empresa apresenta um novo Motorcycle Stability Control (MSC), para todos os tipos de motocicletas.

Na Índia, a nova TVS Apache RTR 310 – irmã da BMW G 310R – marcou a primeira introdução global do controle de estabilidade para motocicletas. Um sistema que é suportado pela central “IMU” de motocicletas com menos de 400 cc.

TVS-Apache-RTR-310-768x512

Indiana TVS Apache RTR 310 conta com nova unidade IMU de seis eixos (6D) e controle de estabilidade

Publicidade

Este sistema ajuda os motociclistas a manter-se mais seguro em diversas situações. O controle de estabilidade combina o ABS da moto com uma Unidade de Medição Inercial, a referida IMU (3D ou 6D), especial para motocicletas.

Veja também: 

Como a novidade funciona 

O controle de estabilidade intervém onde as coisas podem se tornar “complicadas” para os motociclistas. Em resumo, ajuda nas inclinações e nas curvas! Segundo a Bosch, o controle de estabilidade na moto, em combinação com o ABS, poderia prevenir ou mitigar um em cada três acidentes com ferimentos.

Bosch foi a pioneira no mudo do ABS, agora promete popularizar o controle visto na Apache

Publicidade

Esse controle usa uma série de sensores para detectar a dinâmica da motocicleta. Enquanto sensores de velocidade medem a velocidade das rodas dianteiras e traseiras, o IMU determina a aceleração e a velocidade angular da moto 100 vezes por segundo!

Além disso, o sistema também gerencia o controle de frenagem em curva. Tudo isso, ao analisar o ângulo de inclinação e rotação da motocicleta. Assim, o sistema pode assim otimizar a estabilidade e o efeito de frenagem, mesmo em situações de direção dinâmica.

Assim como ocorreu com o ABS, parece que em breve o controle de estabilidade não será apenas ‘coisa de moto grande‘. Por enquanto, ainda não há nenhum modelo à venda no Brasil equipado com a novidade.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]