Ténéré 2008, pneus, violência, mercado, bateria etc

Ténéré 2008, pneus, violência, mercado, bateria etc

Ténéré 2008, pneus, violência, mercado, bateria etc

Tite Pirei qdo vi a nova XT 660Z T‚n‚r‚. Primeiro aqui no motonline e depois numa revista que comprei s¢ por causa dela. Cara, simplesmente perfeita em todos os quesitos que a XT 660 R deixa a desejar: 1) tanque maior (autonomia); 2) melhor prote‡Æo aerodinƒmica; 3) nada de curvas de escape passando por baixo superexpostos e, de quebra, ainda lembra o meu sonho imposs¡vel de consumo (BMW R 1200 GS). P/ser perfeita s¢ faltou a transmissÆo p/cardan. Ser  que consegues mais informa‡äes sobre ela? Alguma “chanche” de desembarque em Lisarb? Sugiro tamb‚m um comparativo entre a Honda CRF 230 e a Yamaha TT-R 230.
Clovis – Recife/PE

R:  dif¡cil imaginar qual a pol¡tica de mkt da Yamaha, ainda mais agora que trocou o gerente de mkt da empresa. Quanto ao comparativo ‚ poss¡vel desde que a Yamaha responda minhas solicita‡äes de motos pra teste.

Pneu
Tite, Queria saber se o Dr. conhece alguma marca e modelo de pneu 100% on road aro 21″ e de largura 100? (fora o mt-75 que ‚ muito feio). Muita gente que possui landers, tornados, falcons ou at‚ xt 660 e queira deixar a moto melhor pro asfalto sem mudar as medidas originais procura um pneu assim.
Eduardo – Farroupilha – RS

R: Enviei sua pergunta ao nosso especialista em pneus, Kurt, que respondeu o seguinte: “Queriamos ter um pneu 100% asfalto para as motos que o amigo Eduardo est  procurando mas a Dunlop s¢ fabrica um modelo +- 70% asfalto e 30% off-road e na medida 90/90-21. Comercializamos este modelo K 560G. Pensamos que a largura original dianteiro da XT600 fosse de 90cm e nÆo de 100cm. A Pirelli ‚ forte nesta categoria por causa do pre‡o.  dif¡cil competir contra ele nesta faixa de mercado com um produto importado igual a nosso”. Coment rio do Doctor Tite: “Eu uso esse pneu K 560G na minha SpeedMaster 650 e ‚ muito bom para asfalto, est vel nas curvas, silencioso e roda bem na terra tamb‚m”.

Violˆncia
tite, sou louco por motos e e chego a fazer 30 km di rios na minha CBX 200, e o que me faz pensar duas vezes se vale a pena acalentar esta paixÆo que tenho por motos, ‚ a violˆncia e a falta de respeito com os motoqueiros, ISSO VALE UM COMENTµRIO SEU, O QUE FAZER? COMO AGIR ?
Andre – Campina Grande / PB

R: Rapaz, se vc acha Campina Grande violenta vc precisa conhecer a periferia de SÆo Paulo! Continue com sua vida motocicl¡stica e curta os prazeres de um sorvete de tapioca e a festa junina da sua cidade que sÆo duas belas lembran‡as que trago de Campina Grande!

Mercado
Conforme o coment rio do Sr MµRCIO – RIO DE JANEIRO, RJ carta do dia 18/10 a falta de interesse em novidades para o nosso mercado ‚ ¢bvia, para os executivos e deptos de marketing das grandes marcas do Lisarb motos sÆo apenas um neg¢cio bem lucrativo por sinal e nÆo uma paixÆo como ‚ para n¢s.
Alan – Aracaju -SE

Bateria
Tite, estou com problemas com a bateria de minha tornado. Levei na honda para efetuar a troca e o mecƒnico disse que a bateria nova tinha que ser carregada antes de me liberarem a moto. Isto est  certo? Eu achei que a bateria nova j  vinha carregada (como as de carro – s¢ “plugar” e sair rodando) ser  que estou sendo enrolado!?
Daniel – Rio de Janeiro

R: Daniel, enrolado ‚ fio de bobina! Vc j  notou que carro e moto sÆo levemente diferentes? Tente reparar bem porque assim olhando de repente vc pode at‚ confundir os dois ve¡culos. Sim, a bateria de moto precisa ser ATIVADA antes de instalar na motoca! Essa ‚ uma das diferen‡as entre carro e moto!

Anel
O anel de veda‡Æo (de borracha) do DIAFRAGMA DA TORNEIRA DA MINHA VIRAGO 250 nÆo est  vedando direito, deixando passar gasolina para dentro do motor. Em duas lojas autorizadas fui informado que a YAMAHA nÆo vende esse anel separadamente, s¢ a pe‡a inteira (R$ 180,00). Comprei um anel similar (R$ 3,00) mas ele tamb‚m nÆo vedou direito. Caso vocˆs tenham alguma dica que fica mais barato que a compra da pe‡a toda e puderem pass -la para mim ficarei muito agradecido.
ANDR – BH – MG

R: Se vc tentou colocar outro anel e nÆo deu certo talvez isso explique porque a Yamaha s¢ vende a pe‡a completa: nÆo d  pra fazer gambiarras!

Pilotagem
Grande Doc Tite, dei busca no site mas nÆo achei, gostaria de saber quais as vantagens/desvantagens de pilotar em p‚ ou sentado no motocross. Eu prefiro sentado, sinto mais controle da moto, faz muita diferen‡a em alguma situa‡Æo?
Rodrigo – Adamantina-SP

R: Hummm papo estranho, vc prefere sentar?  assim: quando vc fica em p‚ sua massa se desloca p s pedaleiras e rebaixa o centro de gravidade. Fica mais est vel e f cil de pilotar em baixa velocidade. Quando vc senta (ui!) o centro de gravidade se desloca pra cima, mas melhora a tra‡Æo na roda traseira. Quando precisa acelerar ‚ melhor sentar.

Segredos
Tite, ao dar uma parada para almo‡ar no trajeto do Rio … SÆo Paulo no trecho final da Carvalho pinto, nos chamou a aten‡Æo trˆs Yamahas estacionadas e com adesivos pretos cobrindo a marca Yamaha. Uma era a Mt03 que j  esperava ver no SalÆo, outra, uma Fazer em que nÆo percebi nada diferente(flex?), e a £ltima, essa sim, uma Lander 250X Motard, preta,muito invocada. Me pareceu ser um lan‡amento. A inscri‡Æo 250X estava adesivada na tampa lateral, na altura do filtro de ar.
Marcello – Rio de janeiro

R: Essa Fazer pode ser qualquer coisa, nÆo necessariamente um motor Flex, mas a Lander Motard estava nos planos de 2007, mas acho que a empresa optou por lan‡ar primeiro a XTX 125. T  vendo o que d  nÆo ter uma m quina fotogr fica na mÆo?

Comparativo
Ol , doc, bem q vc poderia passar um comparativo entre as bigtrail: Honda Varadero, Suzuki V-strom, Cagiva Canyon 900, Yamaha TDM 900. Caracter¡sticas e etc.
William – itabuna – Ba

R: Bom, mas quem vende Cagiva Canyon 900 em Lisarb? E a TDM 900 nÆo ‚ uma bigtrail! A Varadero e a V-Strom estÆo nos planos.

YBR
Eu achei bacana os testes de vcs com a Titan e com a Yes, ficou show de bola!, mas est  faltando a¡ uma 125 que tamb‚m ‚ considerada relevante nesse grupo, nÆo ‚ mesmo? Que tal um teste da YBR? Os donos de YBR agradecem!
Leonel – SÆo jos‚ dos campos – SP

R: Sim, mas como fazer o teste sem a moto? A Yamaha nÆo nos atende porque somos apenas um site.