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O mercado de motos brasileiro segue em crescimento. É o que ficou claro nesta semana, quando a Abraciclo realizou uma coletiva expondo os números atualizados do setor. Segundo a Associação, nos primeiros quatro meses de 2023 a produção de motocicletas cresceu 16,8% em relação ao ano passado. Aliás, 2022 já foi excelente ao segmento, rompendo a marca de 1,4 milhão de unidades produzidas.

Mas e como é o nosso mercado numa análise macro, comparando-o com dados do exterior? Será que ele é maior que o europeu em total de novos produtos nas ruas? É o que podemos observar numa breve observação.

mercado de motos brasil

Com novas marcas, produtos e segmentos, mercado de motos brasileiro está em ritmo acelerado

 

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Mercado de motos Brasil x Europa

Segundo a Fenabrave, no primeiro trimestre (jan – mar) de 2023 foram emplacadas 357.062 motos no Brasil. Ou seja, 110 mil motocicletas a mais que no mesmo calendário do ano passado, configurando 29,9% de expansão. Incrível.

Curiosamente, o mercado de motos europeu também cresceu no mesmo período. Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Motos (ACEM), houve acréscimo de 15,5% em relação aos dados de 2022. Assim, foram emplacadas 253.859 motocicletas novas no período.

mercado de motos - fabrica da bmw

Ano passado, os emplacamentos cresceram mais de 17% no Brasil, embalado também pelo ótimo desempenho dos produtos premium

Neste dado a ACEM considera os números de seus cinco maiores mercados: Itália (78,9 mil motos), Alemanha (54,9 mil), França (48,9 mil), Espanha (44,1 mil) e Reino Unido (26,8 mil).

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Comparativo

Assim, de acordo com os dados oficiais, o mercado de motos brasileiro é consideravelmente maior que o europeu em novos registros. Enquanto emplacamos 357 mil motocicletas por aqui, foram comercializadas 253,8 mil unidades por lá. Uma significativa diferença de 40%.

mercado de motos europeu

Mercado de motos europeu é consideravelmente menor que o brasileiro em volume de vendas – foto: motorradonline.de

A mesma margem é observada quando consideramos o acumulado de um ano. Em 2022, foram emplacadas 1.362.129 novas motos no Brasil, enquanto nos principais países da Europa o total foi de 950.400. Diferença de aproximadamente 43%.

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Além disso, os dois mercados vêm crescendo em ritmos diferentes, movidos pelas suas próprias realidades locais. No ano passado, o cenário europeu cresceu menos de 1% em relação ao ano anterior, enquanto por aqui tivemos um aumento de 17,7% comparando com 2021.

Veja também:

 

Gigante mercado de motos chinês

Se nosso mercado já tem números relevantes, o que falar dos países mais populosos do mundo? Separamos um recorte da realidade chinesa, apenas para ilustração.

Gigantesco mercado chinês: mesmo num ano marcado por quedas nas vendas, mais de 15 milhões de motos ganharam as ruas

No fim de 2022 as autoridades chinesas do setor estavam preocupadas com o desempenho negativo nas vendas. Isso porque ao longo de onze meses o mercado retraiu mais de 9% em relação ao calendário anterior. E quantas motos foram produzidas neste ‘ano difícil’? Nada menos de 15,1 milhões! Ou seja, num único mês a China pode vender mais motos que o Brasil ou toda a Europa num ano inteiro.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza