Publicidade

 mais ou menos consenso trocar o ¢leo a cada 1 500 km. Em cidades pequenas e m‚dias, para quem quase nÆo viaja de moto, anda-se na m‚dia a 40 km/h. Para 1 500 km d  mais ou menos umas 38 horas de funcionamento do motor at‚ trocar o ¢leo, disso para mais (mais tempo). Como agora eu s¢ viajo, e cerca de 200 km em 2:30 horas, pode-se dizer que estou trocando o ¢leo a cada 17 ou 18 horas, a metade do tempo de quem anda na cidade. Da¡ pergunto: na estrada, com velocidade constante e bom arrefecimento, sem for‡ar demais o motor, pode-se esticar um pouco este prazo, levando-se em conta o tempo de trabalho do motor, e nÆo a quilometragem?
Georges Zouein
Lavras MG
Georgito, vc ‚ exagerado. Se o motor for usado com parcim“nia, em local asfaltado, sem correr exageradamente, pode-se facilmente fazer as trocas a cada 2 000 km. Mas hoje j  temos ¢leo que sÆo mais resistentes, por‚m muito mais caros. Leia o artigo “sangue bom” aqui mesmo no Motonline. Lembre-se que motores modernos consomem ¢leo, portanto controle o n¡vel.

Dados de moto
Sou estudante de Administra‡Æo, e estou realizando uma pesquisa sobre a quantidade de motos vendidadas, por cada frabricante,no Brasil, por cada RegiÆo e por Estados, durante o ano de 2004. Gostaria de contar com ajuda de vocˆs.
Ribamar Silva Junior
SÆo lu¡s – Ma
 s¢ clicar no www.abraciclo.com.br

XT 660R
Oi pessoal, estou me deliciando com a edi‡Æo de mar‡o de uma Revista de moto, mais especificamente com o teste da nova XT660R, eu que sou Yamahaniaco, acho que a Yamaha acertou mais uma vez, uma mistura do potente monocilidrico 660 injetado, mais suspensäes italiana Paioli e freios Brembo, deve ser uma maravilha, se repetir a robustez de suas antecessoras, tem tudo pra se tornar um mito, como suas irmÆs S.tenere, Tenere, V-Max e R1, acho que minha CB 500 vai perder o lugar dela na garagem la de casa, agora nos resta esperar o que a Yamaha tem reservados para a categoria 250cc., bom vou parando por aki, pois tenho que dar minhas ultimas voltas na minha querida CB.
JAIR YOSHIMURA
PEDRO JUAN CABALLERO – PARAGUAY

Curso de mecƒnica
Estou querendo fazer um curso de mecƒnica e manuten‡Æo de motos. Porem nÆo estou conseguindo achar nenhum. Poderiam me dar dicas de como localizar um curso bom.
Brunno Ranieri Petrocini
SÆo Paulo, SP
Brunninho, filhote, depois de responder a esta pergunta um zilhÆo de vezes, vou fazer diferente: vou ensinar a procurar na internet. V  no browse e digite www.google.com em seguida vai abrir uma tela com o site de busca mais visitado no mundo. A¡ no assunto vocˆ digita “curso de mecƒnica de moto” e vai ver que misteriosamente aparecem v rios links com o assunto procurado. Se nÆo encontrar nada, pesquise outra vez com os assuntos “senac + sesc” e veja os resultados. Viu como ‚ simples?

Publicidade