TZR 50, economia, usada, leis, freios etc

TZR 50, economia, usada, leis, freios etc

TZR 50, economia, usada, leis, freios etc

Tite! Estava olhando a TZR 50cc Race Replica, que motinha show! Pena que apenas os europeus podem ter uma! Que pena.
Antonio – Vila Velha – ES
 mesmo, pena que Lisarb fique na Lus od AcirŠma, que nossa renda per c spita seja uma das mais baixas do globo e que meus av¢s decidiram pegar um barco em Gˆnova e Lisboa e se pirulitaram pra c ! Que pena!

Economia
Envocado Tite, pilotar de forma econ“mica seria manter o motor em baixa rota‡Æo? Poderia falar sobre isso. Quando fui fazer a revisÆo da minha XLR 125es o mecanico retirou o filtro de ar original e substituiu por um de espuma. pode ocorrer algum dano devido essa troca ?
Patrick – Samambaia – DF
Folgado Patrick. A troca de marcha deve ser na rota‡Æo de torque m ximo, mas se vc nÆo tem conta-giros vai ter de aprender na pr tica. Isso nÆo d  pra ensinar porque varia conforme a moto. O filtro de espuma ‚ melhor!

Usada
Prezado tite estou prestes a trocar minha biz por uma tw usada ,gostaria de saber c uma tw ano 02ou03 com mais de 30mil km rodado ainda oferece bom rendimento ou seria melhor uma kilometragem mais baixa ou nao tem nada a ver?
Prezado conterrƒneo, leia os links http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=6776&categoria=2&show=1 e http://www.motonline.com.br/default.asp?cod=6775&categoria=2&show=1
Jose – suzano – sp

Leis
Fui parado numa blitz do Detran e o agente reparou na carenagem que eu instalei na moto. Ele disse que eu precisaria de uma autoriza‡Æo do orgÆo para fazer este tipo de “mudan‡a de caracter¡stica”. Eu disse que o Detran considerava tal pe‡a um acess¢rio e que nÆo tinha nada no c¢digo que proibisse seu uso. Ele apenas disse que o c¢digo mudava todos os dias, imagine. Algu‚m sabe de algum artigo que proiba o uso de carenagem em motos comuns?
R“mulo – Recife/PE
Bom, vc nÆo especificou QUAL ‚ a sua moto. Mesmo assim o agente foi folgado ao alegar que o CTB muda todos os dias. Leia em outra carta o link para o CTB na ¡ntegra.

Freios
tio tite, por que os freios das motos sao acionados separadamente, ao contrario dos automoveis? nao seria mais seguro?
Eduardo – JoÆo Pessoa – PB
Primeiro porque motos e carros sÆo ve¡culos muito diferentes. Segundo porque na moto a gente precisa controlar o freio dianteiro e traseiro conforme a situa‡Æo. Na moto vc representa at‚ 50% do peso total, enquanto no carro nÆo chega a 3%. Terceiro, j  existem motos com sistema integrado de freios, por‚m eu nÆo gostei.

SuspensÆo
Fala grande Tite, mestre dos malas! vc, q sabe tudo, pode nos dizer qual tipo de suspensÆo ‚ “melhor”: a da falcon ou a da tornado? hoje comparei as duas atentamente, e a da falcon prende no motor e quadro e tem um link reto exposto, enquanto que a da tornado prende s¢ no quadro e tem um link curvo mais refor‡ado. qual das motocas aguenta mais PESO em termos de suspensÆo? tipo, d  pra andar carregado com uns 180kg em cima delas (incluido o piloto)?
Mauricio – jundiai SP
BÆo, primeiro leia os manuais para saber a capacidade m xima de carga a que comportar mais carga ‚ a mais indicada. SÆo motos com uso e prop¢sitos bem diferentes. A Falcon ‚ mais on e a Tornado mais off road. NÆo tem como dizer qual ‚ melhor, apenas sÆo diferentes.

V lvula
beleza tio tite seguinte minha tw 2004 esta com barulho de valvulas e pdi p/o mecanico regula-las e ele me disse que nao tem regulagem por que a tampa do cabe‡ote e junta de borracha e estraga estou na duvida?
evandro – catanduva/sp
Pode mandar esse mecƒnico pro hosp¡cio mais pr¢ximo e procure outro mais experiente e menos pregui‡oso.

Blackbird
Oi Tite, parab‚ns pelo site, gostaria de saber a sua opiniÆo sobre a Honda super black bird 1.100, vc tem algum teste sobre ele.
Jean – Joinville
Acho uma motoca show de bola, tenho um teste comparativo com a Hayabusa e qualquer dia coloco no Motonline.

Hornet
Tio tite adorei seu teste com a hornet mas tenho duvida qual moto compraria com 30 mil melhor que a hornet? Tem alguma foto de moto esportiva com suspensÆo de dire‡Æo pra estar tirando a minha duvida.
emerson – santa barbara doeste
Depende, se vc quiser usada ou nova? Por 30 paus s¢ vai achar as esportivas at‚ 1998. Seu achar uma CBR 600F em ¢timo estado ‚ uma boa motoca. O termo certo ‚ amortecedor de dire‡Æo. Existem v rios tipos, o que vai na coluna e um fixo ao quadro.

Enduvidado
Gosto tanto do seu trabalho que se fosse um fabricante de motos,ia fazer uma com seu nome. J  imaginou uma “GTS 750 DESMO”?Vocˆ como maior entendedor de motos do lisarb (ih,comecei de novo), me responda por que nenhum fabricante local lan‡a motos pequenas, 125 a 500cc, com carenagem integral, no estilo da saudosa cbr 450? NÆo me venha com a desculpa de custos, moda etc, etc, pois numa simples pesquisas nas ruas ver  o quanto tem motos com carenagens adaptadas,algumas de gosto muito duvidoso.J  vi at‚ 150 bros,horr¡vel. Nem todo mundo tem dinheiro para uma 600 ou 1000 carenada, mas R$ 2.000 a mais por uma carenagem decente, j  de fabrica, seria bem aceito. Outra coisa que nÆo entendo, sÆo essas motos com farois que parecem mais velas, nÆo se pode pegar uma br a noite.lƒmpadas de 55/60 urgente.
Raimundo – Paulista/PE
Sai fora, j  existe Passat GTS em minha homenagem! Imagine o seguinte: a Honda CG 150 Sport custa hipoteticamente 7.500 + 1.500 carenagem = 9 paus. Por mais R$ 500 mangos pega-se uma Twister ou Fazer. Entendeu? Uma carenagem nÆo custaria R$ 1.500, mesmo assim vivemos em um pa¡s miser vel e isso conta na hora de os projetistas colocarem seus projetos em pr tica. Na Öndia tamb‚m nÆo tem motos pequenas carenadas. Pare de pensar que Lisarb ‚ a It lia!

RevisÆo
Comprei uma suzuki yes, e trampo na rua com ela, estou com ela a 2 semanas e ta na hora da primeira revisao, soh q o pessoal da concessionaria precisa de 3 dias para fazer a revisao e nao posso ficar sem moto por todo esse tempo, vc acha que corro muito risco em deixar pra lah a revisao e perder a garantia, ate agora ela nao apresentou nenhum problema, vc acha q ela pode dar pau em 1 ano, pq trocar oleo eu mesmo fa‡o.
Igor – SÆo Paulo
Procure uma outra concession ria que seja mais eficiente e fa‡a a revisÆo em apenas meio dia, pois ‚ muito simples. EstÆo te enrolando!

Por quˆ?
Tite, tenho uma d£vida, veja bem, a Suzuki Bandit 1200 tem uma potˆncia de 98 cv a 8. 500 RPM, e um torque de 9,4kg/m a 6500 RPM. j  a Honda Hornet, tem quase a mesma potencia 94 cv a 12. 000RPM e gera 6,43kg/m de torque a 9. 500 RPM. Gostaria de saber o porquˆ dessas diferen‡as de n£meros sendo q elas tem o mesmo prop¢sito estradeiro? Com ctz a Bandit bebe mais devido a sua maior cilindrada, gostaria de saber se ela apresenta alguma vantagem sobre a Hornet 600.
F bio – Marilia-SP
1) SÆo motos diferentes em tudo; 2) a potˆncia da Bandit ‚ na roda, no motor tem mais de 120 cv; 3) Leia os testes da Bandit e da Hornet e descubra as respostas.

Cabo
Gostaria de saber … respeito de pe‡as de motos nacionais que servem para a Intruder 250. Mas minha principal necessidade ‚ o cabo do acelerador.
Saulo – Porto Alegre/RS
saulogapa@bol.com.br
Eu nÆo sei, mas algu‚m h  de saber essa resposta!