Publicidade

Com o preço dos modelos 0km além do poder aquisitivo de muitos brasileiros, comprar uma bela moto usada parece a melhor opção. No entanto, a tarefa não é fácil. Isso porque, além de encontrar uma unidade em bom estado, é preciso cuidado para evitar ‘dores de cabeça’ com a ‘nova’ aquisição. Por isso, separamos 5 dicas simples que irão lhe ajudar a fazer um bom negócio.

1 – Consulte a moto usada no Detran

Uma vez que você encontrou a moto desejada, é o momento de verificar o histórico da máquina. O primeiro passo é consultar junto ao Detran possíveis multas em aberto. Fique atento à regularização de licenciamento e IPVA.

moto usada

Comprar uma moto usada pode ser um ótimo negócio, levando um produto de qualidade e fugindo dos preços das 0km. Mas exige alguns cuidados

Caso tenha alguma pendência, você poderá negociar junto ao vendedor. Isso porque as dívidas serão cobradas no momento da transferência! Ou seja, se você ão discutir antecipadamente antes, terá de pagar sozinho quando passar a moto para o seu nome.

Publicidade

2 – Verifique o estado da moto usada

Para fazer um bom negócio, é imprescindível que a moto usada esteja em bom estado de conservação. Comece pelo básico, conferindo a quilometragem para ver se é compatível com ano de fabricação. Lembre-se, porém, que ela pode ter sido adulterada – e, inclusive, ter o painel trocado.

Por isso, se possível, verifique o histórico de revisões. Confira o estado de itens simples como pneus, pastilhas de freio e funcionamento da parte elétrica – como farol, lanterna e setas. Se for viável, leve a moto até um mecânico de confiança, que poderá fazer uma avaliação sobre motor, alinhamento do chassi e outros componentes.

acidente de moto

Procure por sinais de quedas, acidentes, problemas mecânicos. Diferente das 0km, na usada você não terá anos de garantia para cobrir problemas que surgirem após a compra

3 – Consulte o preço no mercado

Como você sabe, existe um estudo que norteia o mercado de veículos no Brasil. É a famosa Tabela Fipe, que estipula valores médios para todos os carros e motos em circulação.

Publicidade

Lembre-se que a tabela oferece um preço médio e que a moto em questão pode valer mais ou menos que ele conforme o seu estado de conservação, histórico e acessórios. Pesquise valores para ficar por dentro do assunto e não perder dinheiro. Falando em pesquisar, conheça melhor as motos à venda no Brasil no nosso Guia de Motos.

Novidade vai ajudar a reduzir o tempo de revenda de motos usadas

Antes de fechar o negócio, consulte o valor médio do modelo na Tabela Fipe. Mas lembre-se que a moto pode valer mais ou menos, conforme seu estado de conservação

Veja também:

4 – Atenção na forma de pagamento!

Uma vez que os itens anteriores atenderam às suas expectativas, é hora de fechar o negócio. O pagamento pode ser à vista ou parcelado, mas fique atento aos valores propostos. Opte por uma moto usada que caiba no seu orçamento. Lembre-se que uma usada tende a um gasto maior em oficinas e manutenção.

Publicidade
compra de moto usada

Atenção aos detalhes e valores da compra, especialmente em financiamentos. Lembre-se que, além das prestações, você terá de arcar com todas as manutenções

Caso entre no financiamento, leia atentamente o contrato, verifique os juros e prazo para pagamento. O ideal é a parcela não comprometer mais do que 30% da renda pessoal. Vale a pena conferir 5 detalhes para cuidar antes de assinar um financiamento.

5 – Evite multa! Conclua a transferência  

Por último e não menos importante, ao final de tudo, deve-se concluir o processo de transferência corretamente. Isso vale para comprador e também vendedor. São 30 dias de prazo para pôr as pendências em dia.

Faça a transferência corretamente, evitando dores de cabeça para comprador e vendedor. Com o digital, ficou mais simples

Entretanto, caso o prazo não seja respeitado, a situação gera multa. Além disso, pode causar uma dor de cabeça ao antigo proprietário em caso de infrações de trânsito. Também pode acarretar em transtornos ao novo proprietário, que fica sujeito a guincho. Veja o passo a passo para fazer uma transferência de moto usada.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]