Publicidade

Os participantes abordaram assuntos relacionados às áreas da saúde, organização, segurança e fiscalização do trânsito, além de legislação para os motofretistas

O Fórum Desafio em Duas Rodas, realizado no último dia 25 de novembro, promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo – e pela revista Duas Rodas, reuniu especialistas da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET -, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet -, professores de engenharia de transportes, além de motociclistas e jornalistas do setor.

Sugestões de novas formatações das vias urbanas e estradas, além da sinalização nas principais vias de acesso da cidade de São Paulo e rodovias estaduais, alertando sobre a presença de motociclistas, foram assuntos abordados em todas as palestras.

O presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, destacou o trabalho da entidade junto aos órgãos públicos, com informações úteis para a compreensão e entendimento dos assuntos referentes ao setor, e a participação nos processos de elaboração de novas leis, como a Resolução 285/08, que trata dos cursos para habilitação de condutores de veículos. Além disso, Paulo Takeuchi apresentou os números de participação do setor, que gera mais de 20 mil empregos diretos no Pólo Industrial de Manaus.

Publicidade

A importância da regulamentação da categoria dos motofretistas, da fiscalização no trânsito, e do uso de equipamentos de segurança, também foram mencionados no decorrer do evento. Após o debate de encerramento e a compilação das propostas, os participantes se comprometeram a desenvolver grupos de trabalho para dar continuidade e propor soluções aos assuntos tratados.