Publicidade
Foto: Bitenca testando a máquina

Foto: Bitenca testando a máquina

Com dimensões reduzidas, características de uma mini moto, mas equipada com motor para “gente grande”, a motocicleta off-road FYM FY-125EY-2 é voltada para os adolescentes e crianças que estão se iniciando nas aventuras do fora de estrada. Por outro lado, ela também pode ser utilizada e surpreender agradavelmente as pessoas adultas, graças à sua versatilidade e arrojo.

A FY-125EY-2 tem todas as características marcantes de uma genuína motocicleta de off-road: pneus “biscoito”, despojamento de equipamentos, number-plate frontal e muita simplicidade no acabamento — ela não conta com painel, faróis e piscas. A FY-125EY-2 só pode rodar em terrenos fora-de-estrada ou em sítios particulares, por não poder ser lacrada. Mas, apesar da simplicidade, ela conta com o freio a disco dianteiro com reentrâncias externas e freio a disco traseiro, que proporcionam segurança nas manobras radicais.

Essas características indicam que seu uso é para o lazer esportivo e radical. O motor da FY-125EY-2 é monocilíndrico, de quatro tempos, do tipo OHC, com 125 cm³ de capacidade. Valente, com a potência máxima otimizada nos altos giros, ele desenvolve a potência de 11,5 cv a 10.000 rpm. Seu torque máximo é de 8,5 Nm a 5.500 rpm. O sistema de transmissão primária dessa 125 é por engrenagens e a secundária por corrente, e a partida é a pedal.

Publicidade

O chassi traz o motor preso em sua estrutura. Sob o propulsor destaca-se o protetor do cárter, que evita choques durante a prática do off-road. A FY-125EY-2 traz o sistema de suspensão dianteira por garfo telescópico e monoamortecimento na roda traseira. Ela calça pneus tipo biscoito, característicos para a prática do off-road, nas medidas 2.75-12 (dianteiro) e 2.75-12 (traseiro). As rodas são raiadas.

A FY-125EY-2 pesa apenas 65 kg a seco. De dimensões reduzidas, seu comprimento é de 1,51 m, a largura é de 76 cm e a altura é de apenas 98 cm. O tanque, tipo vulcão, integrado ao banco e ao pára-lama traseiro, tem capacidade para 4 litros. A moto traz ignição por descarga capacitiva (CDI) e bateria de 12 v.
Ela pode ser encontrada nas versões vermelha ou azul. O preço sugerido da off-road FYM FY-125EY-2 é de R$ 4.999,00. O modelo pode ser adquirido em um dos revendedores da marca distribuídos em todo o Brasil, com planos de financiamento e consórcio.

FICHA TÉCNICA – PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
Pneus especiais, freio a disco dianteiro e traseiro, motor 4 tempos.

MOTOR – Tipo:
Monocilíndrico – OHC

Publicidade

Cilindrada: 125cm³
Potência máxima: 11,5 cv a 10000 rpm
Torque máximo: 8,5 N.m. a 5500 rpm
Transmissão: Engrenagem (Primária) / Corrente (Secundária)
Sistema de partida: Pedal
CHASSI – Suspensão dianteira: Amortecedor telescópico
Suspensão traseira: Mono-amortecimento
Freio dianteiro: Disco
Freio traseiro: Disco
Câmbio: Manual com 4 marchas

PNEUS E RODAS –
Pneu dianteiro: 2.75-12
Pneu traseiro: 2.75-12
Rodas: Raiadas
DIMENSÕES/ CAPACIDADES
Tanque de combustível: 4 litros
Óleo do Motor: 1,0 l litro
Comprimento: 1510 mm
Largura: 760 mm
Altura: 980 mm
Distância entre eixos: 1070 mm
Distância mínima do solo: 280 mm
Altura do assento: 770 mm
Peso seco: 65 Kg
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: CDI (Ignição por descarga capacitiva)
Bateria: 12 v
Obs.: As especificações podem sofrer alterações sem prévio aviso. Consulte um revendedor autorizado FYM para maiores informações.