Publicidade

O mestre em Ciência e Tecnologia de Materiais Nucleares pelo IPEN, Marcos Batista Garcia, será responsável por ministrar o 1º curso da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva em 2009. “Desgaste, atrito e lubrificação” compõe o temário do curso que acontece nos dias 19 e 20 de março, no Anfiteatro da UNIP – Universidade Paulista, na Vila Clementino, em São Paulo.

Embora a entidade esteja voltada ao setor automotivo, o tema sugere abrangência mais ampla. O curso é destinado a todos os profissionais que de alguma forma trabalham com especificação de materiais e sua degradação por processo eletromecânico.

O curso, com carga de 16 horas, está subdividido em quatro módulos: Definição de tribologia (desgaste, atrito e lubrificação); Parâmetros de influenciam o desgaste e o atrito (estruturais, interface e funcionais); Mecanismos de desgaste (abrasivo, adesivo, fadiga de superfície e corrosivo ou triboquímico) e Análises&testes de desgaste e atrito (análise de superfície de desgaste, características de materiais, simulações e estudo de caso).

Inscrições e mais informações podem ser obtidas por meio do site www.aea.org.br, e.mail [email protected] ou tel. 11-5575-9043 ramal 18.

Publicidade