O nome 450SR lhe é familiar? Por aqui ele é sinônimo da antiga CBR, em sua versão cerenada vendida em meados dos anos 1990. E agora o nome está de volta, mas num modelo completamente diferente.
Em comum apenas o fato de ser uma esportiva. Se antes era Honda, agora é da chinesa CFMoto; se antes era uma versão carenada de um antigo projeto de naked, agora é uma moto que nasceu para ser esportiva; se anteriormente fez sucesso no Brasil, agora pode ficar restrita à Ásia. Conheça o modelo.
Fica o nome, muda o resto: nova 450SR
A nova CFMoto 450SR fará sua apresentação oficial durante a etapa da MotoGP em Sepang, na Malásia, em meados de 23 de outubro. E de similar entre a antiga Honda 450SR sobrou apenas o nome, claro, e o ímpeto do estilo visual.
Isso porque a moto chinesa também exibe uma carenagem completa. Se o modelo da CF também é uma motocicleta de média cilindrada, a novidade é movida por um motor bicilíndrico paralelo de 450cc, DOHC e de refrigeração líquida.
Então estamos falando de uma máquina que entrega potência de 49,6 cv a 9.500 rpm com torque máximo de 3.9 kgf.m a 7.600 rpm. Tudo isso com caixa de seis marchas e transmissão final por corrente até a roda traseira. Na antiga CBR eram ‘apenas’ 46,5 cv.
O modelo tem suspensão dianteira com garfo invertido e monoamortecedor com ajuste de pré-carga. A frenagem utiliza discos simples, na dianteira com disco de 320 mm de diâmetro e na traseira com disco de 220 mm – com ABS de série.
Dentro do cockpit dessa nova moto vemos um display TFT. O modelo tem iluminação full-LED, incluindo DRL de LED também. Outras especificações para a 450SR incluem o tanque de combustível de 14 litros e o peso total de 168 kg – dez a menos que na veterana Honda.
Quanto custa a nova 450SR
E o preço? A moto é cotada a chegar custando cerca de 30 mil Ringuite – ou cerca de R$ 34 mil em conversão direta. Ao menos por enquanto na há previsão do modelo vir ao Brasil. Apesar da CF Moto estar presente no país, a fábrica daqui monta apenas quadriciclos, sem motos.
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Lembra da primeira SR 100% brasileira?
Em 1987 a Honda chamou alguns clientes da CB 450, sucessora da CB 400, para responder uma pesquisa e apontar o que gostariam que mudasse no modelo. As respostas vistas pediam principalmente melhorias na parte ciclística e atualização no visual, já datado.
Do estudo, dois anos depois nasceu uma nova moto, a Honda CBR 450SR. A equipe de estilo deu forma a uma nova roupagem na motocicleta, inspirada no conceito Aero inaugurado pela Honda CBR 1000F.
A 450SR é considerada pela marca a primeira Honda 100% brasileira. Isso porque, o modelo foi desenvolvido pelos técnicos da fábrica em Manaus. Além disso, foi uma moto vendida exclusivamente em nosso mercado, em produção de 1989 até 1994.