Mercado Por Fernando Santos 05/09/2022 09:45 (há 2 anos).

O nome 450SR lhe é familiar? Por aqui ele é sinônimo da antiga CBR, em sua versão cerenada vendida em meados dos anos 1990. E agora o nome está de volta, mas num modelo completamente diferente.

Em comum apenas o fato de ser uma esportiva. Se antes era Honda, agora é da chinesa CFMoto; se antes era uma versão carenada de um antigo projeto de naked, agora é uma moto que nasceu para ser esportiva; se anteriormente fez sucesso no Brasil, agora pode ficar restrita à Ásia. Conheça o modelo.

 

Fica o nome, muda o resto: nova 450SR

A nova CFMoto 450SR fará sua apresentação oficial durante a etapa da MotoGP em Sepang, na Malásia, em meados de 23 de outubro. E de similar entre a antiga Honda 450SR sobrou apenas o nome, claro, e o ímpeto do estilo visual.

Isso porque a moto chinesa também exibe uma carenagem completa. Se o modelo da CF também é uma motocicleta de média cilindrada, a novidade é movida por um motor bicilíndrico paralelo de 450cc, DOHC e de refrigeração líquida.

Então estamos falando de uma máquina que entrega potência de 49,6 cv a 9.500 rpm com torque máximo de 3.9 kgf.m a 7.600 rpm. Tudo isso com caixa de seis marchas e transmissão final por corrente até a roda traseira. Na antiga CBR eram ‘apenas’ 46,5 cv.

Nova CFMoto 450SR será apresentada durante fim de semana da MotoGP

O modelo tem suspensão dianteira com garfo invertido e monoamortecedor com ajuste de pré-carga. A frenagem utiliza discos simples, na dianteira com disco de 320 mm de diâmetro e na traseira com disco de 220 mm – com ABS de série.

Dentro do cockpit dessa nova moto vemos um display TFT. O modelo tem iluminação full-LED, incluindo DRL de LED também. Outras especificações para a 450SR incluem o tanque de combustível de 14 litros e o peso total de 168 kg – dez a menos que na veterana Honda.

 

Quanto custa a nova 450SR

E o preço? A moto é cotada a chegar custando cerca de 30 mil Ringuite – ou cerca de R$ 34 mil em conversão direta. Ao menos por enquanto na há previsão do modelo vir ao Brasil. Apesar da CF Moto estar presente no país, a fábrica daqui monta apenas quadriciclos, sem motos.

Novidade é cotada para chegar também em mercados da Europa

Veja também:

Lembra da primeira SR 100% brasileira? 

Em 1987 a Honda chamou alguns clientes da CB 450, sucessora da CB 400, para responder uma pesquisa e apontar o que gostariam que mudasse no modelo. As respostas vistas pediam principalmente melhorias na parte ciclística e atualização no visual, já datado.

CBR 450SR é considerada pela marca a primeira Honda 100% nacional

Do estudo, dois anos depois nasceu uma nova moto, a Honda CBR 450SR. A equipe de estilo deu forma a uma nova roupagem na motocicleta, inspirada no conceito Aero inaugurado pela Honda CBR 1000F.

A 450SR é considerada pela marca a primeira Honda 100% brasileira. Isso porque, o modelo foi desenvolvido pelos técnicos da fábrica em Manaus. Além disso, foi uma moto vendida exclusivamente em nosso mercado, em produção de 1989 até 1994.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. fernandosantos@motonline.com.br
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos