Motos Elétricas Por Thiago Ruanovi 03/06/2022 20:00 (há 2 anos).

A Voltz Motors inaugurou sua nova fábrica nesta semana. Localizada no Polo Industrial de Manaus para se receber benefícios fiscais, a planta tem 11 mil m² e capacidade de produção de 15 mil motos por mês, ou 180 mil motos/ano.

Para dar uma dimensão do projeto, a segunda maior fabricante de motos do Brasil Yamaha vendia cerca de 150 mil motos por ano nos últimos calendários, até fechar com 2021 com 201 mil emplacamentos. Logo, a Voltz pode sonhar com um terceiro lugar no mercado nacional – mas uma coisa é capacidade de produção e outra, muito distante, é número de unidades vendidas…

A Voltz vem conquistando espaço rapidamente no mercado nacional, ocupando posição entre as 10 motos que mais emplacam no país. Mas com um diferencial: só faz elétricas

 

Nova fábrica da Voltz no Brasil

A Voltz surgiu em 2017, como uma startup idealizada por Renato Villar, e tem sede em Pernambuco. Também é lá que já possui uma fábrica, em Cabo de Santo Agostinho (PE), que monta produtos vindos da China. Agora escolheu a capital amazonense para dar o próximo passo de sua expansão, logo após os inventivos fiscais anunciados ao Polo Industrial de Manaus (PIM), que faturou cerca de R$ 150 bilhões em 2021.

Nova fábrica da Voltz em Manaus (AM) tem capacidade para produzir 15 mil motos por mês, mas vai começar fazendo 2 mil/mês

“A planta de Manaus é de extrema importância, uma vez que nos permite dar um passo à estabilização da cadeia de suprimentos com a China. Além de garantir um melhor controle de qualidade, permite ainda uma oportunidade de obter melhores custos dos produtos”, disse o CEO, Villar.

A nova fábrica da Voltz contou com um aporte financeiro de R$ 12 milhões e planeja iniciar as atividades no dia 6 de junho. A princípio, a fábrica terá uma produção inicial de 2 mil motos por mês, aumentando de acordo com a demanda.

Fábrica Voltz de Manaus conta com um espaço de quase 12 mil metros quadrados

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Uma fábrica, três modelos

Atualmente, a Voltz oferece três modelos no mercado nacional e todos terão montagem no Amazonas: EV1 Sport, EVS e EVS Work. Segundo Villar, hoje a EV1 representa 40% da demanda, enquanto as EVS (Work e comum) abocanham os 60% restantes.

A EV1 foi o primeiro modelo oferecido pela Voltz no Brasil. Com nova fábrica, devem vir ao menos mais 2 modelos de scooter até 2023

Mas a marca planeja novos produtos. Recentemente, anunciou uma moto elétrica equipada com radares, a EV1 Plus, e também um triciclo para transporte de cargas, o Miles. Todos elétricos, claro.

Além disso, a startup planeja trazer até o início de 2023 mais cinco modelos de motos, incluindo um scooter pequeno e outro médio. A lista ainda tem opções trail, big trail e sport.

Triciclo elétrico com mais espaço que um porta malas de Spin, Miles vai mover equipes da Ultragaz

Por fim, a empresa vem fechando importantes parcerias. A Ultragaz, distribuidora de botijões de gás, planeja utilizar triciclos da Voltz para as entregas a domicílio. Outro exemplo é o Ifood, que parece ter planos profundos com a marca de motos.

EV1Plus promete chegar ao mercado em outrubro, equipada com sensores de aproximação e radares

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.
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