Publicidade

O perfil do motorista mudou muito de alguns anos pra c .

Aquela figura de homem com f¡sico forte e de fala simples nÆo se enquadra mais nas caracter¡sticas do motorista de hoje. A for‡a deu lugar para a capacidade de adapta‡Æo …s novas tecnologias, as roupas sem padroniza‡Æo transformaram-se em uniformes bem alinhados com crach s de identifica‡Æo e o grau de instru‡Æo passou a ser um dos pr‚-requisitos para a conquista da vaga.

Enviar mensagens pelo celular, digitar no teclado do computador e comunicar-se com a central de gerenciamento de risco, al‚m de saber identificar problemas na leitura do painel do ve¡culo sÆo cada vez mais tarefas primordiais. “Antigamente, quando ach vamos que o caminhÆo nÆo estava desempenhando bem suas fun‡äes, peg vamos um martelo ou arame e resolv¡amos o problema”, recorda Francisco Gon‡alves, motorista da Transportadora Plimor h  13 anos.

Desde 2005, Gon‡alves assumiu o posto de instrutor. Ele viaja com os novos motoristas da empresa, dando orienta‡äes durante o percurso. “Realizamos treinamentos durante todo o ano para atualizar os conhecimentos j  adquiridos.” Outro motorista que tamb‚m encara a mudan‡a de perfil de uma forma bastante positiva ‚ Dirlei Sordi. Para ele, que trabalha nessa fun‡Æo h  16 anos, ‚ preciso estar receptivo a toda essa modernidade para manter-se na  rea. “ claro que no come‡o nÆo foi f cil, fui superando obst culos”, conclui.

Publicidade

Para a gerente de Recursos Humanos da Plimor, Rozimari Spinelli, as sele‡äes para o preenchimento de vagas nesta fun‡Æo passaram por mudan‡as ao longo dos anos. Saber dirigir nÆo ‚ o £nico pr‚-requisito. Entre as caracter¡sticas necess rias estÆo: capacidade de comunica‡Æo, consciˆncia da responsabilidade de estar no trƒnsito, conhecimento sobre sua  rea de atua‡Æo, f cil adaptabilidade a mudan‡as e, no m¡nimo ensino fundamental completo. “Estabilidade emocional e seguran‡a tamb‚m sÆo fundamentais para que o candidato possa concorrer a um das vagas”, informa a gerente.

OBS.: A Transportadora Plimor est  localizada em Farroupilha (Rio Grande do Sul). A empresa possui 64 unidades nos trˆs estado da RegiÆo Sul, al‚m de SÆo Paulo e um escrit¢rio em Buenos Aires.