Publicidade

Depois do pr¢logo disputado na tarde de ontem, ter‡a-feira a 1¦ Volta Cicl¡stica Internacional do Paran  inicia nesta quarta a sua fase de estrada, que ter  trˆs etapas: Rolƒndia, Arapongas e Primeiro de Maio.

A £ltima ser  realizada no s bado, em um circuito montado em torno do lago Igap¢ 2, em Londrina. A competi‡Æo vale pontos para o ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI), que classificar  os 30 primeiros pa¡ses para a Olimp¡ada de Atenas. Atualmente, o Brasil ocupa a 34¦ posi‡Æo.

A etapa desta quarta, com percurso de 167 km, tem largada programada para as 8h30, em frente ao gin sio de esportes MoringÆo, na regiÆo central, com chegada prevista para as 12h30, na avenida dos Expedicion rios, no centro de Rolƒndia. A caravana de ciclistas e carros de apoio passar  por Bela Vista do Para¡so, Alvorada do Sul, Porecatu, SÆo Martinho e Rolƒndia.

Na quinta-feira, tamb‚m a partir das 8h30, acontece a etapa entre Londrina e Arapongas, num total de 165 km. A terceira prova de estrada ter  largada e chegada em Londrina, num percurso de 136 km. A prova de encerramento acontece no s bado, a partir das 16 horas, com percurso de 44,4 km

Publicidade

Dentre as equipes brasileiras participantes, as paulistas sÆo maioria: Memorial/Santos, Extra/Caloi/Suzano,Scoot/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos, SÆo Caetano, Feels Capacetes/Iracemapolis, SÆo Lucas/M“naco/Sap/ Americana, Pro-Team Am‚rica/Airbone, Guarulhos/Ciclominas/Rodan/Vzan, SÆo Jos‚ do Rio Preto. Depois aparecem os paranaenses da FEL/Londrina, Office Bike/Arapongas e Data-Ro Computadores. Os catarinenses sÆo representados pelo Ava¡/FME/Florian¢polis, Data-Ro/Blumenau, FME/Joel Bikes/Joinville. Tamb‚m participam uma equipe do Mato Grosso e a sele‡Æo goiana. Entre as equipes estrangeiras estÆo confirmadas as do Uruguai, Paraguai e Canad .

A Volta paranaense vale 180 pontos para o ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional. A lideran‡a pertence atualmente … It lia, seguida pela Espanha e Alemanha. Al‚m da etapa paranaense, serÆo disputadas outras duas: Rio Grande do Sul, a partir do pr¢ximo dia 24 e Rio de Janeiro, dia 13 de abril. O Brasil j  tem uma vaga garantida na Olimp¡ada gra‡as ao t¡tulo conquistado pelo catarinense Murilo Fischer no Mundial B, disputado no ano passado, na Su¡‡a. Ficando entre os 30 primeiros pa¡ses do ranking, o Brasil ter  direito a mais duas vagas em Atenas. Atualmente, os ciclistas mais cotados para representar o pa¡s na Gr‚cia, al‚m de Murilo Fischer, sÆo o paranaense Luciano Pagliarini e o cearense Ant“nio Nascimento, o Tonho.

A 1¦. Volta Cicl¡stica Internacional do Paran  tem organiza‡Æo da Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo, com supervisÆo da UniÆo Internacional de Ciclismo e patroc¡nio de Extra Supermercados.