Pode parecer incrível, mas são números da Mercedes-Benz no futuro a médio prazo.

84 LEDs por farol

No ano passado, os faróis do Classe-S vieram pela primeira vez com 500 LEDs (diodos emissores de luz) e nos modelos deste ano os faróis de LED multibeam (multifacho) do CLS vieram com módulos de grades de LEDs de precisão.

Tudo isso é muito necessário, já que à noite o número de acidentes aumenta drasticamente. Mesmo na Alemanha, com suas magníficas autobahnen e boas estradas primárias e secundárias de conexão, cinco vezes mais pedestres são mortos em vias de interior à noite do que durante o dia – 20% da quilometragem total, 40% dos acidentes fatais, de acordo com o BASt, Escritório Federal Alemão para Estradas e Tráfego.

Pode parecer incrível, mas são números da Mercedes-Benz no futuro a médio prazo.

Pode parecer incrível, mas são números da Mercedes-Benz no futuro a médio prazo.

Recentemente, a Mercedes colocou um módulo gradeado de 84 LEDs no facho alto dos faróis do CLS, conseguindo uma iluminação de inédita qualidade em veículos rodoviários – e fez isso sem ofuscar motoristas que venham em sentido contrário. No futuro a médio prazo, a marca quer faróis com 1.024 pixels de iluminação por LED.

A maior segurança da tecnologia de LEDs multifacho aparece em situações reais de tráfego: ao contrário dos sistemas de facho alto estáticos, alguns dos quais têm longo alcance, os LEDs multifacho, devido ao controle independente individual na fonte gradeada, consegue tirar outros usuários da via de sua fonte de luz em uma fração de segundo, mesmo com o facho alto ligado.

Os faróis Multibeam no CLS têm 24 LEDs individuais de alto desempenho, cada um dos quais pode ser individualmente controlado eletronicamente. ‘Gradeando’ a luz nessa maneira permite uma distribuição dos faróis do lado direito para o esquerdo separadamente, adaptada às condições de tráfego com um alto nível dinâmico. Isso permite que áreas individuais da superfície da estrada sejam iluminadas de maneira muito específica.
A tecnologia de controle dos faróis combina a fonte de luz gradeada com a tecnologia mecânica já mais do que provada do Sistema LED de Luz Inteligente – e os LEDs de alto desempenho têm um alcance de 485 m.

A Mercedes breve estará apresentando faróis LED Multibeam com uma fonte gradeada contendo 874 LEDs, permitindo ainda maior resolução da saída de luz, dando aos outros usuários da via ainda maior proteção contra ofuscamento e melhorando a iluminação da via à frente para o motorista.
Como resultado da distribuição livremente configurável da luz, pela primeira vez é possível implementar-se todas as funções dos fachos alto e baixo do Sistema Inteligente de Luz de modo inteiramente digital, sem atuadores mecânicos. Isso gera uma abundância de novas funções adaptáveis de luz que tornarão o dirigir à noite ainda mais seguro para o motorista e os outros usuários da via.

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José Luiz Vieira, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br e  diretor de redação da revista Carga & Transporte.