A marca chinesa CFMoto está pronta para superar ainda mais os limites da tecnologia. Isso porque a empresa planeja uma nova moto que pode ter suspensão ativa por câmeras. Isso mesmo, a câmera lê a estrada e, em frações de segundo, adapta a suspensão para o que está por vir. Quer mais?
Nova moto com suspensão ativa por câmeras
A ideia da tecnologia de leitura e detecção do relevo da estrada remonta à década de 1980. No passado, a japonesa Nissan chegou a introduzir uma suspensão adaptativa, baseada em sonar – utilizando sensores ultra-sónicos.
Mais recentemente, um conceito semelhante também foi visto novamente na indústria de automóveis. Os alemães da Mercedes foram pioneiros em sistemas de digitalização de estradas, baseados em câmeras, novidades como o “Magic Body Control” e “Road Surface Scan”.
Contudo, agora a CFMoto quer criar uma nova moto com suspensão ativa por câmeras. A ideia foi descoberta em um pedido de patente da marca, recentemente divulgado. O plano prevê uma configuração de ponta, que utiliza uma câmara frontal para “digitalizar” a estrada à frente.
A partir da “digitalização” das imagens capturadas elas seriam então processadas, por um computador. Depois disso, rapidamente os dados serviriam de parâmetros para ajustar dinamicamente a suspensão, prevenindo solavancos e otimizando a pilotagem.
Veja também:
- CFMoto: motos que queremos no Brasil
- Conheça a ‘Africa Twin chinesa’ de R$ 23 mil
- Moto chinesa é ‘igual’ a S 1000 RR, só que mais baratinha
Novidade vai equipar sport touring
A patente da CFMoto mostra o sistema de suspensão ativa por câmeras em uma nova moto, a 1250 TR-G. O modelo da marca chinesa trata-se de um veículo de ponta, utilizado até por autoridades policiais no mercado britânico.
Esta moto touring é construída na China e tem design inspirado na BMW. Entretanto, o modelo tem motor V-twin de 1.279 cc, desenvolvido em colaboração com a KTM, com quem a CF tem uma joint venture para a realização de projetos em conjunto.