Publicidade

O conceito de pilotagem com seguran‡a passou por algumas pequenas mudan‡as para se adaptar ao n¡vel de violˆncia e …s novidades tecnol¢gicas da comunica‡Æo. Quando comecei a pilotar motos, em 1972, os primeiros conselhos que recebi vieram de meu pai, que nem sequer era motociclista: nÆo queira se exibir, pilote sempre com capacete e se mantenha … frente dos carros.

Durante pelo menos 20 anos estes conselhos serviram para me manter livre de sustos. Principalmente o £ltimo: rodar sempre na velocidade igual ou superior … dos carros e sempre sair nos sem foros … frente de todo mundo. Naquela ‚poca nÆo se vendia quase um milhÆo de motos por ano, nÆo havia a ocupa‡Æo de moto-boy (acho que fui um dos primeiros) e roubo de moto era tÆo raro que virava not¡cia de jornal. No limiar do s‚culo 21 a realidade ‚ muito diferente. Hoje o roubo de moto ‚ tÆo comum que dificilmente algum motociclista nÆo passou por isso e possivelmente conhece algu‚m que j  foi assaltado.

Em fun‡Æo desta nova modalidade de inseguran‡a, j  nÆo se pode mais recomendar parar a moto bem na frente, quando fecha o sem foro. O assaltante nÆo gosta de dificuldade – senÆo seria um trabalhador, nÆo um criminoso -, por isso quanto mais “amarrada” a moto ficar no meio dos carros, menor a chance de ela ser tomada. Minha recomenda‡Æo ‚ parar sempre uma fila antes da faixa de pedestre, atr s de algum carro. Quando o trƒnsito come‡ar a fluir, a¡ sim, sair do meio dos carros e rodar sempre … frente ou na mesma velocidade.

Mas a¡ surge um novo dado na seguran‡a do s‚culo 21: o uso indiscriminado de telefone celular por motoristas. Essa pr tica conden vel e proibida por lei foi comprovadamente causadora de v rios acidentes. NÆo ‚ poss¡vel comandar um telefone celular (procur -lo dentro do carro, abrir, apertar botäes e conversar) sem tirar os olhos do mundo ao redor, principalmente dos espelhos retrovisores. Por conta desta nova modalidade de comunica‡Æo, os motociclistas precisam se prevenir ao rodar entre os carros. A forma mais segura de observar se o motorista est  atento ‚ dar uma r pida olhada no espelho retrovisor externo esquerdo. Se perceber que o motorista est  falando ao celular, buzine ou mantenha-se afastado.

Publicidade

Mas existem tamb‚m as malditas pel¡culas escuras (insufilme). Pelo c¢digo de trƒnsito, ela deve ser de, no m ximo, 25% de capacidade de filtrar a luz solar. Mas a pr¢pria pol¡cia recomenda usar um grau mais elevado e j  existe at‚ de 75%, o que deixa os vidros quase negros. Quando for passar por estes carros, mais uma vez dˆ um toque na buzina e fique esperto, porque nÆo d  para ver o motorista.  inaceit vel que a pol¡cia civil recomende um equipamento que ‚ proibido pela pol¡cia de trƒnsito. Mas vivemos em Lisarb, o pa¡s do aveso, do contr rio.