Publicidade

Você sabia que no mundo duas rodas, a customização de motos está entre uma das maiores culturas e tendências para os fanáticos por motocicletas? Isso mesmo. Ainda que pareça o contrário eventualmente, só quem convive com grupos e clubes de motociclistas sabe que, em sua maioria, suas motos são customizadas.

No entanto, nem sempre é tarefa fácil iniciar um processo de customização, até mesmo porque é importante procurar por locais confiáveis, que respeitam as leis e que tenham a criatividade suficiente para transformar uma motocicleta em obra de arte. Pensando nisso, convidamos para um bate papo o casal Etienne e Julivan Guimarães, proprietários da Johnny Motorcycles, uma das mais conhecidas empresas de customização na América Latina.

Customização de motos

Customizar uma moto e dar à ela a sua própria identidade, fazendo-a assumir as mais variadas formas e detalhes

 

Publicidade

Customização de motos: estilos, dicas e valores

A Johnny Motorcycles iniciou suas atividades em 2010 buscando oferecer aos clientes uma experiência única de liberdade na transformação de suas motocicletas. São especializados em motos da Harley-Davidson, marca que eu – como membro da Confraria Harleyros do Pará – conheço tão bem.

Como começou o desejo em realizar sonhos? Pois são verdadeiras obras de arte as motos customizadas por vocês!
Desde a adolescência somos envolvidos com o mundo duas rodas. Através das pistas de motocross começamos a customizar nossas próprias motos e logo isso se tornou um negócio na garagem de casa.

Etienne e Julivan Guimarães, da Johnny Motorcycles

O que é necessário para realizar uma customização de motos?
O desejo de ser exclusivo e grana (risos).

Publicidade

Uma customização que marcou para você?
Uma moto chopper 2.300 cc fabricada do zero em 2013, na época éramos uma pequena oficina rsrs. Lembro como foi difícil fazer aquela moto, fiquei meses trabalhando dia e noite nesse projeto, após a entrega da moto começou nascer a Johnny indústria.

Qual a média de valor investido para um projeto?
Depende muito do projeto. Atualmente em torno de 50 a 75 mil.

customização de motos - quanto custa

O valor investido numa customização de motos pode variar muito. Porém, no caso das Harley, costuma girar entre 50 e 75 mil reais

Veja também:

Publicidade

 

Vocês se responsabilizam em fazer as modificações documentais? Pois existem customizações que precisam ter alterações no CRLV.
Hoje existem duas portarias para legalizar os projetos. Cada portaria tem suas regras de alteração de características. Nós fornecemos toda documentação e a inspeção veicular necessária para o cliente legalizar a moto junto ao Detran.

Algo diferente ou inusitado que aconteceu nesses 12 anos de Johnny Motorcycles?
Um cliente mandou uma moto para customizar por completo um investimento superior a 100 mil. Não tinha projeto em mente, poderia ser feito do nosso jeito, a única coisa que ele pediu foi que a moto tivesse três cores: Azul, Branco e Cinza. Perguntei qual o significado dessas cores, ele me disse que na sua infância era muito pobre e tinha ganhado um balão com essas cores e ele guardou esse balão por um longo tempo. Foi muito marcante ouvir isso!

customizaçãode motos harley davidson

Um recado pra quem pensa customizar a sua motocicleta?
Primeira coisa é definir um conceito para seguir com o projeto, qual a finalidade de uso da moto – só na cidade ou na estrada. É importante pensar nisso, pois vai influenciar diretamente no desenvolvimento. Também, buscar uma empresa especializada que tenha capacidade técnica para entregar um resultado satisfatório, que ofereça garantia do serviço e segurança. Antes de enviar a moto ou fechar algum serviço procurar as referências dessa empresa, consultar o portfólio de projetos já realizados.

Victor Athayde
Publicitário, Aventureiro, Motociclista e Fundador da Confraria Harleyros do Pará. Fã de filmes clássicos, de boa música e da cozinha italiana!