Publicidade

O mundo da Motovelocidade perde o bicampeÆo mundial, Barry Sheene, aos 52 anos, v¡tima de cƒncer no pesco‡o.

Ele foi um dos pilotos mais engra‡ados da motovelocidade. Inglˆs como ch  das cinco e Big Ben, Barry Sheene era uma figura que raramente era visto de mau humor. Estava sempre sorrindo, fazia piada com tudo e com todos e foi um daqueles pilotos corajosos que concorriam contra os americanos nos anos 70, quando come‡avam as derrapagens controladas.

Sheene correu no mundial de motovelocidade por 15 anos, de 1970 a 1985, conquistando 19 vit¢rias e os t¡tulos mundiais da 500cc nos anos de 76 e 77, correndo pela Suzuki. Este foi o £ltimo t¡tulo mundial de um piloto inglˆs no motociclismo.

O pentacampeÆo do mundo, Michael Doohan foi o primeiro a externar seus sentimentos: “Quando ele parou de correr mudou-se para a Austr lia e me ajudou muito no come‡o da minha carreira. Foi ele que fez os contatos com as f bricas japonesas para me contratarem, quando eu ainda corria de Superbike”.

Publicidade

Doohan j  sabia da doen‡a de Barry Sheene, por isso sempre visitava o piloto inglˆs quando ia para Austr lia. Segundo Doohan, “ele preferiu nÆo se submeter a uma cirurgia e procurou os tratamentos alternativos, mas esta ciente que nÆo teria muito tempo”.

V rias personalidades prestaram homenagem ao piloto, inclusive o ex-campeÆo mundial de F¢rmula 1, Damon Hill: “Sheene era muito amado na Iglaterra, mesmo depois de quase 20 anos de sua retirada das pistas. E era meu amigo pessoal”.

Barry Sheene faleceu dia 5 de mar‡o e deixa a esposa Stephanie e os filhos Freddie e Sidonie.