Schorsch Meier superou os 200 km/h com a ajuda de um compressor na sua BMW 255

BMW reúne passado e presente na Ilha de Man

Duas vezes por ano, os fãs de motos de todo o mundo convergem para a Ilha de Man. Desde 1907 esta pequena ilha no mar da Irlanda recebe o Tourist Trophy, a corrida de motocicleta mais antiga e desafiadora do calendário mundial. Durante 14 dias entre os meses de maio e junho, as motos dominam a paisagem do local, no famoso circuito conhecido como “Mountain Course Snaefell”.

Meier e Dunlop separados por 75 anos de história

Meier e Dunlop separados por 75 anos de história

Mas há um segundo evento de confraternização neste tranquilo local, que acontece em agosto, o TT Classic, que traz não menos entusiasmo e que envolve totalmente a população da capital, Douglas, com os pilotos do presente e do passado. Georg Meier, por exemplo, é praticamente desconhecido na Alemanha para além dos círculos da motocicleta, mas na Ilha de Man ele é um nome familiar e continua sendo uma lenda até hoje. Afinal, há 75 anos “Schorsch” Meier tornou-se o primeiro piloto de fora da Grã-Bretanha a ganhar o Tourist Trophy Senior – em uma BMW Supercharged “Kompressor”.

BMW 255 Supercharged "Kompressor"

BMW 255 Supercharged "Kompressor"

O TT Classic 2014 está acontecendo nestes dias (21 a 29 de agosto) e a BMW, uma das marcas que fazem parte desta história está presente com uma grande exposição de suas motocicletas clássicas e das atuais que carregam parte do peso desta história, que unem passado e presente. Três destas motos participarão da Lap of Honor – Volta de Honra – e a vencedora Supercharged 255 pilotada por Georg Meier há 75 anos será pilotada pelo sobrinho do campeão, Wolfgang Meier. As outras motos da marca que acompanharão esta Honor Lap serão uma BMW R 1937 5 SS e uma BMW R 51, de 1939.

Schorsch Meier em ação em 1939

Schorsch Meier em ação em 1939

Outro alemão com outra 255 (BMW RS 500), Jock West, adicionou um segundo lugar para a BMW em 1939. Esta moto usou um compressor mecânico para desenvolver 60 cv a 7.000 rpm com seu motor de exatos 492cc. Pelo seu baixo peso, essas BMW Supercharged atingiam velocidades acima dos 220 km/h (137 mph). Meier, que começou como piloto off-road e só tinha completado sua primeira temporada nas pistas asfaltadas no ano anterior (1938), registrou a velocidade média de 143,723 km/h (89,305 mph) em sua vitória em 1939.

Schorsch Meier superou os 200 km/h com a ajuda de um compressor na sua BMW 255

Schorsch Meier superou os 200 km/h com a ajuda de um compressor na sua BMW 255

Outras motos que estão destacadas pela BMW no evento são da era pré e pós-guerra, incluindo a BMW R 63 de 1929 (primeira moto 750cc da BMW), a BMW R 5, de 1936, a BMW R 67 (fabricada desde 1951) e um BMW RS 54, esta última que foi concebida como uma moto exclusiva para as pistas. Mas a presença de BMW no TT Classic se estende para além da história da empresa, pois a BMW S 1000 RR com a qual Michael Dunlop venceu o TT em Junho de 2014, 75 anos depois do triunfo de Georg Meier. E para interligar toda a história do passado e do futuro, lá está a novíssima R Ninet.

Detalhe da largada no TT Ilha de Man em 1939

Detalhe da largada no TT Ilha de Man em 1939