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Mais novidades devem chegar às motos BMW em breve. Isso porque a empresa solicitou a patente de uma nova transmissão especial, substituindo a tradicional corrente pela correia dentada. Veja o que já se sabe sobre o sistema que deve ser chamado de ‘Belt 2.0‘.

Novas motos BMW podem trocar correntes por correias

A marca alemã solicitou uma patente para um novo tipo de ‘acionamento por correia’, se referindo ao sistema final de transmissão. O registro ocorreu ainda em 2022, mas a publicação é recente – de julho de 2023. E, em resumo, trata-se da adoção de correias dentadas com polias tensoras, acionadas por molas.

"Belt 2.0" irá equipar novas motos bmw

Sistema de correia dentada para motocicletas chamado de “Belt 2.0” foi registrado pela BMW

A princípio, isso não é novo, mas a BMW adicionou alguns detalhes à ideia. Rolos , agregados aos conjuntos, podem manter a tensão da correia de forma constante. Além disso, a marca alemã pode aplicar a novidade em função de outras melhorias em novas motos BMW.

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corrente endurance em motos bmw

Grandes modelos como a esportiva BMW S 1000 RR ainda são movidas pelas tradicionais correntes

Menos ruído na estrada

A primeira BMW a receber uma transmissão final por correia dentada foi a F 650 CS, de 2001. Depois disso, as F 800 S, F 800 ST e F 800 GT também ganharam a novidade. Já na história recente somente as scooters elétricas CE 04 e CE 02 surgiram com o sistema na roda traseira.

Para quem não lembra, de forma geral, as correntes são mais flexíveis do que as correias rígidas. É por isso que esse tipo de sistema foi raramente aplicado em grande escala em modelos off-road, um nicho grande da BMW. Além disso, a sujeira ou mesmo pequenas pedras presas na correia podem danificar as engrenagens.

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Poucas motos BMW usaram correias ao longo da história. Atualmente, modelos elétricos como a CE 04 adotam o sistema

Qual seria a vantagem então de ainda se apostar no “Belt 2.0”? Bem, a correia pode ser uma opção silenciosa para futuros modelos, mesmo os com motores a combustão! Mais do que isso, a ideia pode ajudar a motos ficarem dentro da margem de decibéis permitidos – dentro das leis cada vez mais rígidas de emissões de ruído. Ainda, as correias exigem menos manutenção.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]