Mais novidades devem chegar às motos BMW em breve. Isso porque a empresa solicitou a patente de uma nova transmissão especial, substituindo a tradicional corrente pela correia dentada. Veja o que já se sabe sobre o sistema que deve ser chamado de ‘Belt 2.0‘.
Novas motos BMW podem trocar correntes por correias
A marca alemã solicitou uma patente para um novo tipo de ‘acionamento por correia’, se referindo ao sistema final de transmissão. O registro ocorreu ainda em 2022, mas a publicação é recente – de julho de 2023. E, em resumo, trata-se da adoção de correias dentadas com polias tensoras, acionadas por molas.
A princípio, isso não é novo, mas a BMW adicionou alguns detalhes à ideia. Rolos , agregados aos conjuntos, podem manter a tensão da correia de forma constante. Além disso, a marca alemã pode aplicar a novidade em função de outras melhorias em novas motos BMW.
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Menos ruído na estrada
A primeira BMW a receber uma transmissão final por correia dentada foi a F 650 CS, de 2001. Depois disso, as F 800 S, F 800 ST e F 800 GT também ganharam a novidade. Já na história recente somente as scooters elétricas CE 04 e CE 02 surgiram com o sistema na roda traseira.
Para quem não lembra, de forma geral, as correntes são mais flexíveis do que as correias rígidas. É por isso que esse tipo de sistema foi raramente aplicado em grande escala em modelos off-road, um nicho grande da BMW. Além disso, a sujeira ou mesmo pequenas pedras presas na correia podem danificar as engrenagens.
Qual seria a vantagem então de ainda se apostar no “Belt 2.0”? Bem, a correia pode ser uma opção silenciosa para futuros modelos, mesmo os com motores a combustão! Mais do que isso, a ideia pode ajudar a motos ficarem dentro da margem de decibéis permitidos – dentro das leis cada vez mais rígidas de emissões de ruído. Ainda, as correias exigem menos manutenção.