Publicidade

Em um encontro simples com a presidente Dilma Roussef no Palácio do Planalto, Ian Roberton, membro do Conselho de Administração da BMW anunciou ontem (22/10) oficialmente que o Grupo BMW planeja construir uma nova fábrica no Brasil. “Apresentamos ao Governo Brasileiro nossa proposta de investimento para a nossa fábrica de automóveis dentro do âmbito do plano Inovar Auto”, disse Robertson.

 

Ian Robertson presenteia a presidente Dilma Roussef com uma réplica miniatura de um carro BMW; o feliz governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, observa

Ian Robertson presenteia a presidente Dilma Roussef com uma réplica miniatura de um carro BMW; o feliz governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, observa

Ainda sujeito a algumas alterações técnicas finais, o objetivo é que a produção comece em 2014. Os investimentos somará mais de 200 milhões de euros e a capacidade de produção será para cerca de 30.000 veículos por ano. A nova fábrica gerará cerca de 1.000 novos postos de trabalho direto, além de muitos outros indiretos na rede de fornecedores e serviços da fábrica.

Publicidade

As negociações com o Governo do Estado de Santa Catarina já estão bem adiantadas e é provável que a fábrica fique na região de Joinville (SC). “O Brasil é um mercado com um enorme potencial para o futuro para o Grupo BMW e por essa razão estamos fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com o País”, explicou Robertson. “O Grupo BMW está aplicando seu princípio estratégico de ‘produção que segue o mercado’, ou seja, vamos produzir onde há demanda, a exemplo do que fizemos nos EUA, China e Índia. A nova fábrica no Brasil ampliará a rede de unidades do Grupo BMW no mundo, que hoje compreende 29 instalações de montagem e produção em 14 países. A empresa já monta suas motocicletas em Manaus (AM) desde 2010.