Publicidade
Foto: Motonline

Foto: Motonline

Total Flex – Tio Tite, sobre uns boatos que andam circulando pelos “entendidos” aqui de Lavras, diga para n¢s vocˆ que ‚ do ramo: ‚ verdade que vai ter moto “Total Flex”?  verdade, tamb‚m, por outro lado, que a fuma‡a da queima dos canaviais produzem, no fim das contas, polui‡Æo igual ou maior que a queima da gasolina? ou seja, o carro a  lcool ‚ at‚ pior para o meio ambiente?  verdade que uma moto, apesar de gastar umas 3 vezes menos que um carro, polui cerca de 7 vezes mais?
Georges Zouein – Lavras, MG
Boataria
Rapaz, como tem fofoqueiro em Lavras! Acho dif¡cil moto “flex” porque como vc mesmo escreveu, a economia 3 x maior nÆo obriga a usar um combust¡vel teoricamente mais barato. Sim, ‚ verdade que a polui‡Æo causada pela produ‡Æo de cana ‚ muito grande, sobretudo do solo. Toda monocultura enfraquece o solo e para aumentar a produtividade ‚ preciso usar cada vez mais adubos qu¡micos. Esta qu¡mica percola no solo e atinge len‡¢is fre ticos e termina nos rios. Hoje em dia nÆo existe mais o problema do vinhoto, que ‚ o baga‡o da cana jogado nos rios. As usinas j  usam tecnologia para reaproveitar este subproduto. Outro problema ‚ as queimadas produzidas por pequenos produtores e que acabam atingindo  reas de reserva. Com o aumento de consumo de  lcool, ser  preciso cada vez mais solo para plantar cana e a¡ j  viu o que acontecer  com as florestas naturais. Deu pra perceber que eu sou radicalmente contra o  lcool. Sim, ‚ verdade que a moto polui mais do que o carro, mas nÆo chega a 7 vezes, senÆo eu j  estaria morto. A partir de 2006 as motos deverÆo poluir menos e podem chegar ao mesmo n¡vel dos carros. Mas esta compara‡Æo ‚ falaciosa, porque as motos circulam com mais rapidez no trƒnsito, logo ficam menos tempo liberando poluentes. Al‚m disso, os caminhäes e “nibus sÆo uns sujadores do ar e ningu‚m fala nada.
Geraldo Tite Simäes