Publicidade

Mercado de Motos retoma crescimento em agosto

No mˆs de agosto as vendas do setor das Duas Rodas no mercado interno voltaram a crescer. J  nas exporta‡äes os ¡ndices apontam queda se comparados aos resultados do mˆs anterior.

Mercado Interno – O mˆs de agosto demonstrou ¡ndice de crescimento de 77,4% em rela‡Æo a julho, num total de 97.635 unidades em agosto contra 55.039 unidades em julho. Deve-se considerar que julho foi um mˆs at¡pico para o setor das Duas Rodas no qual as f‚rias coletivas do segmento contribu¡ram para o fechamento de resultados em queda.
Mas se comparado ao mesmo per¡odo do ano anterior, o resultado de crescimento no mˆs de agosto de 2005 em rela‡Æo a agosto de 2004 foi 9,3% superior. Um ¡ndice bem pr¢ximo das previsäes da Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) para o ano de 2005. A estimativa ‚ de que o setor dever  fechar o ano com 7% de crescimento geral, num total de 1,146 milhÆo de motocicletas.

Exporta‡äes – As exporta‡äes no mˆs de agosto totalizaram 18.052 unidades, ficando 7,7% abaixo do resultado de julho, que somou 19.564 unidades exportadas.
No comparativo anual, agosto 2005 contra agosto 2004, as exporta‡äes cresceram 2,6%.

Publicidade

Para Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo, o segundo semestre de 2005 ser  positivo para o setor de Duas Rodas. ” A ind£stria deve crescer entre 7% e 8% at‚ o final do ano. Em outubro novidades deverÆo ser apresentadas na maior feira do segmento, o SalÆo das Duas Rodas. Com novos produtos, o setor dever  aquecer e movimentar a ind£stria durante os pr¢ximos meses”, ressalta.

Bicicletas – o ¡ndices de crescimento do setor de bicicletas se mantˆm. O segmento deve registrar evolu‡Æo de 5% em rela‡Æo ao ano passado.