Publicidade

Se você está pensando em comprar ou vender uma moto com certeza já ouviu falar na Tabela Fipe. Hoje vamos conferir como funciona e qual a utilidade da Tabela. E, mais importante: como podemos saber quanto vale uma moto na Fipe.

Como saber quanto sua moto vale na Tabela Fipe

Conferir o preço de uma moto cotado na Tabela Fipe é fácil. Aqui no Motonline você pode conferir no campo Fipe junto ao cabeçalho do site, ou mesmo clicando neste link aqui. Depois disso, é só preencher os dados do modelo que você quer descobrir o valor.

O que é a Fipe? 

A Tabela Fipe nasceu da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe. Uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas. Já o nome ‘oficial’ da tabela é Preço Médio de Veículos.

Realizada pela FIPE, a pesquisa de Preço Médio de Veículos é a referência de preços no país, usada para compra, venda, IPVA, seguradoras e muitos outros serviços

Publicidade

Atualmente, a Fipe realiza uma série de análises e estudos de dados do mercado, traçando indicadores econômicos e financeiros. E para averiguar todos os preços praticados no mercado, a pesquisa conta com equipes de profissionais especializados.

Um dos principais trabalhos da entidade é também a elaboração do IPC – Índice de Preços do Consumidor, que avalia o custo médio de vida. E claro, o Preço Médio de Veículos – a famosa Tabela Fipe.

Por que usam a Tabela Fipe para comprar e vender?

A Tabela Fipe é usada como referência por todo o mercado, incluindo seguradoras, revendedores, consumidores e mídia especializada na compra e venda de carros, motos e caminhões. Não esqueça também que é ela a referência para o valor do IPVA. Segundo a organização, são realizadas cerca de 1,3 milhão de consultas à Tabela todos os meses.

E para estabelecer um preço médio de cada veículo e moto, seus agentes realizam uma pesquisa mensal, em todo o território nacional, considerando todas as marcas, modelos e versões.

Publicidade
tabela fipe da moto hornet 600

Puxar a tabela Fipe de uma moto é fácil. Veja o link aqui na reportagem

Neste detalhamento são levantados fatores que influenciam no valor final de venda de uma unidade para pessoa física, com pagamento à vista. Nas cotações de um mesmo modelo e versão são apuradas variáveis como opções de cores e itens opcionais.

Ou seja, o preço da Tabela varia de acordo com o modelo e também demanda. Quanto mais gente quer – e menor o número de unidades disponíveis – o preço tende a subir.

Publicidade

Veja também:

Posso pedir mais que a Fipe?

Claro que sim. Como dito no nome, a pesquisa da Fipe mostra um valor médio, não um valor final que obrigatoriamente deve estar na etiqueta de preço da sua moto na hora da venda ou compra.

Honda-CBR-1000RR-R-Fireblade-SP

O PPS (preço público sugerido) é um valor apontado pela própria fabricante, mas nem sempre praticado pelo mercado (que é aferido pela Fipe). Por isso costuma haver margem entre eles. Em alguns modelos, como a Fireblade, negociada a R$ 218 mil nas lojas. a diferença pode passar dos R$ 20 mil

Na prática, isso significa que o valor pode variar daquele sugerido pela tabela, para mais ou para menos. Vai depender de cada região do Brasil, quilometragem (seja alta ou baixa demais), os opcionais, acessórios e claro, o estado de conservação! Se sua moto está num nível acima da média, é natural que custe mais que as demais. Se está abaixo, tende a custar menos que preço médio.

moto usada na tabela fipe

Se a moto estiver num nível de conservação acima da média deste modelo, é natural que a moto custe mais que a tabela Fipe. Como está no nome, ela é apenas um ‘Preço Médio’ de Veículos

Por fim, vale lembrar que existe também o preço sugerido. Também chamado de Preço Público Sugerido (PPS), nada mais é que um valor estabelecido pela própria marca, que deveria em tese ser cobrado nas concessionárias. Pois bem, nem sempre é assim, e raramente o valor visto nas propagandas e sites são os vistos na loja.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]