Publicidade

Quantos pilotos teriam a chance de encontrar Valentino Rossi e ouvir alguns conselhos diretamente do multicampeão mundial da motovelocidade? Poucos, certamente, e entre eles estão dois brasileiros: Bruno César, 19 e Ton Kawakami, 17, que nesta última semana de julho participaram da quinta edição do Yamaha VR 46 Master Camp, evento que acontece na Italia e termina amanhã, 31 de julho.

O Master Camp é um programa de treinamento executado em cooperação com Valentino Rossi e a Academia de Pilotos VR46, para descobrir e desenvolver jovens talentos de pilotagem. Esta é a quinta edição do evento e, tal como nas edições anteriores, os novos pilotos do Master Camp passam uma semana na Itália treinando e aprendendo, no Rancho de Valentino Rossi e no Circuito Mundial de Misano, Marco Simoncelli.

Os felizardos participantes do Yamaha VR 46 Master Camp com o próprio Valentino Rossi: oportunidade única

Os felizardos participantes do Yamaha VR 46 Master Camp com o próprio Valentino Rossi: oportunidade única

Nesse período os jovens pilotos recebem orientação de vários treinadores profissionais e dos pilotos da VR46 Riders Academy, pessoas e pilotos que estão competindo nos campeonatos mundiais de Moto2 e Moto3 já aplicando na prática os aprendizados adquiridos no Master Camp, como Nicolò Bulega e Dennis Foggia na Moto3 e Francesco Bagnaia e Luca Marini na Moto2, todos italianos, como Rossi.

Publicidade

Com Rossi na equipe oficial Yamaha, foi mais fácil começar a estabelecer a infra-estrutura para a empresa começar a revelar jovens talentos para o motociclismo. Assim, o programa “Yamaha VR46 Master Camp” foi criado em 2016 como parte deste esforço. Mas a principal linha de atuação foi a criação da Copa R3 e suas variações em vários países. A Copa R3 é uma das únicas categorias chamadas “categoria-escola”, que abre a possibilidade para jovens talentos se destacarem no esporte.

Os brasileiros Bruno Cesar e Ton Kawakami: sonhos que se tornam realidade

Os brasileiros Bruno Cesar e Ton Kawakami: sonhos que se tornam realidade

Praticamente todos os 23 pilotos que participam do programa Yamaha VR 46 Master Camp são pilotos oriundos destes campeonatos monomarca que a Yamaha promove e que hoje são disputados em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, Finlândia, França, Indonésia, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Tailândia e a Ucrânia. Dos dois pilotos brasileiros, Kawakami disputou a Copa R3 até o ano passado e atualmente lidera a categoria Superstock 600 com uma Yamaha YZF 600. Já Bruno Cesar é o terceiro colocado na Copa R3.

separador_yamaha

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.