Cardã, calço, sincero, contra, álcool, faísca, economia, trabaio, especialista, atrasado, consumo

Gostaria de saber se ‚ muito dif¡cil trocar o pneu de uma moto equipada com eixo cardÆ? Se o pneu furar numa estrada e o borracheiro nÆo souber? Por isso pretendo aprender para ensin -lo, caso seja necess rio.
F. Alves – Arapiraca/AL
 ainda mais f cil do que uma moto com corrente, mas ‚ melhor vocˆ aprender e fazer tu mesmo, porque borracheiro nÆo ‚ o tipo mais meigo do mundo para tratar com uma moto.

Cal‡o
Gostaria de saber o que poder mudar no conforto ou at‚ na estabilidade de uma Bros 125, colocar um “cal‡o” no suspensÆo traseira para aument -la.
Estˆnio – JoÆo Pessoa/PB
De tempos em tempos aparece uma mania nacional que se espalha como uma pandemia. Agora ‚ a vez do “alongador de suspensÆo traseira”. NÆo melhora nem o conforto, nem a estabilidade, mas piora muito a estabilidade, a seguran‡a e a frenagem.

Sincero
Boa tarde, descobri o Motonline a uns 3 meses e a primeira vez que visitei o site nÆo gostei muito, agora sou um fÆ leio as cartas todos os dias, ate minha esposa gosta, descobri muitas reportagens boas, s¢ acho que elas as vezes estÆo meio escondidas no site e nÆo achamos elas na primeira visita e pode ser por isso que vc acaba gostando s¢ com o tempo, obrigado pelas materias e pelas respostas com humor, vida longa ao Motonline.
Luis – Botucatu/SP
NÆo gostou logo de cara???  o primeiro caso que tenho not¡cia. Mas continue procurando com jeito que vc acha tudo que quiser aki, at‚ receita de moqueca.

Contra
Hey, Tite! Que alegria, esticando o Carnaval at‚ s bado. â folga, hein! Mas, na volta, se quiser passar em Curitiba comer umas torradas com caf‚ requentado, pode aparecer. Bem, estou escrevendo s¢ para dizer que comecei a aplicar o contra-ester‡o de leve na Biz e estou fazendo curva como ningu‚m. Um primo me perguntou como era isso e ficou feliz com o resultado tamb‚m. Cara, ‚ muito melhor fazeras curvas assim!
Junior – Curitiba – PR
Torrada com caf‚ o teu nariz, eu quero um jantar na Santa Felicidade. Nunca vi um nome mais adequado prum bairro que s¢ tem restaurante!

µlcool
o jaca me respondeu um e-mail dizendo q a diminui‡ao de alcool na gasolina vai aumentar o rendimento do motor, vc concorda? ei, pq todo mundo te oferece comida heim? s¢ t  faltando te mandarem receitas culin rias.
Rafael – Fortaleza – Ce
Rafa, nÆo sÆo todas as pessoas que oferece comida, sÆo s¢ as mais legais! Porque eu alimento uma lombriga de 8 metros que s¢ gosta de comidas t¡picas. Quem ‚ o Jaca? O Jacar‚? Avisa pra ele que 5% de  lcool a menos o motor nem vai perceber. Vai melhorar a queima, sem d£vida, porque o  lcool tem o ponto de detona‡Æo diferente do da gasolina. Isso vai refletir em menos auto-detona‡Æo (batida de pino). Mas ‚ uma diferen‡a quase impercept¡vel para motores convencionais.

Fa¡sca
Tite, seu maleta! Outra pergunta:  poss¡vel instalar amortecedor de dire‡Æo em motos Naked (mais precisamente na Comet)? j  voltou de Floripa ou ainda est  comendo moqueca? Um motonliner comentou sobre um tal de “Power Commander”. O que vem a ser “Power Commander”? Seria mais ou menos a mesma coisa que o iBooster que te perguntei na semana passada? Ou seja, para melhorar a fa¡sca no centelho?
Eder – SÆo Paulo
Ed, pela £ltima vez: ‚ CENTELHA, no feminino! E significa FAÖSCA, fagulha etc. O Power Comander ‚ um nome de um produto que altera os parƒmetros da igni‡Æo.  conhecido como “remapeamento” ou veneno eletr“nico. Existem v rias marcas e processos. Eles nÆo “melhoram” a fa¡sca (ou centelha), mas adiantam ou avan‡am o tempo da fa¡sca. Nada a ver com os iBooster, que usam a mesma central eletr“nica original da moto.

Economia
Gostaria de saber se ‚ verdade que a YBR125 chega a fazer 40, 45k/l, ou at‚ mais pra quem anda com a mÆo leve, pois,essa ‚ a not¡cia que rola em muitos f¢runs na Net.Vou comprar a minha primeira moto, e t“ pensando numa 150 Sport.
Hans – Macei¢, Al
J  vi casos de at‚ 60 km/litro com a YBR! Assim como 45 km/litro com a CG 150, tudo depende da forma como se pilota. Pode mergulhar na 150 Sport pq ‚ boa motoca.

Trabaio
Eu perguntei da outra vez, mas axu q vc esque‡eu. Estou fazendo um trabalho de pesquisa para a facul,estou no final do curso,ser  um trabalho bem aprofundado e com muitos dados.Preciso saber sua opiniÆo sobre a publicidade motociclistica no brasil. Entenda publicidade como marketing tb, an£ncios e tudo que envolva as motos. Se puder me ajudar fico grato, mas tamb‚m tem costelÆo 12 horas se precisar.
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
NÆo esqueci nÆo, ‚ que isso demanda um tempo que nÆo est  sobrando ultimamente, pois ‚ uma questÆo longa demais. Sugiro vc entrevistar o Harada, que ‚ especialista no assunto. O telefone t  no expediente so site.

Especialista
Primeiramente venho a parabenizar as excelentes descri‡äes feitas pela vossa pessoa nos teste das motos, como sou apaixonado por as menininhas de duas rodas, ao ler me sinto como que pilotando-as, sou projetista de m quinas e ‚ muito f cil entender certas explica‡äes, como por exemplo no caso de redu‡Æo de marchas na Biz, elevando o giro antes de reduzir, ou no caso de buracos na acelera‡Æo. Coisas desse tipo. Em outra oportunidade vou escrever mais algumas linhas.
Hildegardo – fortaleza Ce
Hil, obrigado, finalmente algu‚m me entende nesse mundo!

Atrasado
Tite, h  rumores em foruns mundo afora que a Honda Japan, estuda projeto de criar uma moto de produ‡Æo em s‚rie com motor 5 cilindros. Isto seria otimo para o mundo motociclistico, seria um novo marco na produ‡Æo em s‚rie de motocas. Mas diz ai? Sabe de algo que os japas estÆo aprontando?
GABRIEL – NOVO HAMBURGO
Bah, tu t  mais atrasado que regra de china desleixada! A moto j  existe desde 2004! Pare de comer alface e volte pras picanhas!

Consumo
Tio tite, o consumo de uma 400cc 4 cilindros seria o mesmo de uma 400cc monocilindrica? estou me referindo a Falcon e a CB 400 SF! Acho que nÆo n‚? pq a CB tem 53cv contra 32cv da falcon!
Hugo – Araraquara SP
Diz ae, como os caras com l¡ngua presa falam o nome da sua cidade? Agagaquaga? Vc mesmo j  respondeu a pergunta, sÆo totalmente diferentes, al‚m da potˆncia sÆo motores de especifica‡äes completamente distintas. O Motor mono de 32 cv ‚ bem mais econ“mico.