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Foto: Kawasaki ZX-10

Foto: Kawasaki ZX-10

Agora que ja estou com quase um mes com a minha ninja ZX10 2005 me bateu uma d£vida: Com a gasolina que usamos (23% de  lcool) a inje‡Æo dela deve ficar um pouco louca nÆo?. Sei que as CBRs vem com modulo BR para se ajustar a nossa gasolina mas as kawasakis eu duvido. Sera que alguem ja teve problema com isso, tipo detona‡Æo ou algo parecido. Ja coloquei podium para ver se notava alguma diferen‡a e nÆo notei, mas deve ser porque apesar da maior octanagem ela tambem tem os mesmos 23% de  lcool Ouvi falar que o pessoal usa o power comander com algumas curvas pre ajustadas justamente para o motor trabalhar mais redondo principalmente por causa da nossa pessima gasolina. Vc saberia dizer algo a respeito ?
Mauricio – SÆo Paulo,SP

R: Acredito que o uso de gasolina Podium ou Premium ‚ indispens vel para sua motocicleta devido a taxa de compressÆo. A utiliza‡Æo do power comander ‚ comum para aumentar o desempenho da motocicleta, mas nÆo ‚ uma solu‡Æo definitiva pois o problema ‚ a caracter¡stica qu¡mica de nossa gasolina (adi‡Æo de  lcool).

Tartaruga
Adquiri uma bros125, e tenho observado q toda vez q passo por uma saliencia ou tartaruga escuto uma pancada como se fosse na caixa de dire‡Æo, ja levei no mecanico ele desmontou a cx de dire‡Æo, bengalas e nada adiantou, gostaria q vocˆs me sugerissem o q fazer p/ solucionar esse problema.
Josivaldo – Itaitinga-CE

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R: Ol  Josivaldo, acredito que o problema deva ser na caixa de dire‡Æo, por‚m nÆo basta desmontar e montar este sistema, ‚ necess rio trocar e lubrificar seus componentes (pista e esfera), que comumente sÆo encontrados em moto pe‡as. O uso do torqu¡metro ‚ fundamental para um correto ajuste do sistema. Aproveite a condi‡Æo da suspensÆo dianteira para realizar a substitui‡Æo do ¢leo da suspensÆo. Toda a motocicleta deve ter seus agregados reapertados (inclusive o motor). Mas verifique tamb‚m a folga que existe no eixo dianteiro e na pista de encaixe do freio dianteiro.

Som
pq um o barulho de uma ponteira numa moto street (Hornet) ‚ diferente de uma moto off road (xt 600). sendo q a cilindrada e a mesma. Pq isso acontece?
Murilo-Iracemapolis

R: SÆo motores tecnicamente diferentes (quantidade de cilindros, n£mero de v lvulas, etc) e portanto, resultaram em emissÆo de ru¡do diferente. Lei mais sobre este assunto no f¢rum do motonline na se‡Æo ‘Recados para o Biagio’, no t¢pico Som.

Consumo
Como ‚ feito a medi‡Æo de consumo de combustivel nas motos. vocˆ enche o tanque e anda at‚ esgotar?
FELIPE – ITU/SP

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R: Ol  Felipe, no geral sÆo realizados trˆs tipos de testes de consumo que descrevo a seguir: 1)  medido o consumo instantƒneo quando a motocicleta est  sendo avaliada no dinam“metro (equipamento utilizado para medir o desempenho do motor) 2)  poss¡vel realizar o consumo atrav‚s de uma proveta graduada e sensores agregados a motocicleta, e numa determinada velocidade constante vocˆ aciona um interruptor e consegue determinar o consumo real numa determinada velocidade 3) A maneira mais pr tica de determinar o consumo m‚dio ‚ o abastecimento por completo do tanque, andar e ap¢s uma determinada quilometragem abastecer do mesmo modo anterior (n¡vel de combust¡vel e posicionamento da motocicleta), entÆo ‚ poss¡vel saber a quantidade m‚dia de combust¡vel consumido, basta dividir a quilometragem percorrida no per¡odo pela quantidade de litros abastecida. Lembre-se que o consumo de combust¡vel depende de muitos fatores tais como a qualidade do combust¡vel, massa conduzida pela motocicleta, pressÆo atmosf‚rica, entre outros fatores.

R pida
Tenho uma XTZ125e e eu uso ela 80% asfalto e 20% terra e eu tava pensando em deixa-la mais esperta. poderia usar os dois? eu viajo muito em rodovia e andar a 100km/h so ta muito cansativo! Quero que vc me de alternativas viaveis de aumentar a velocidade final da moto, mas eu nÆo quero aumentar a cilindrada da moto! eu pensei em duas coisa:1§ trocar a rela‡Æo (usando coroa de YBR125 com 43 dentes ou pinhÆo de 16 dentes) ou aumentando o Glichˆ principal do #97 para #120.
Willians – Governador Valadares,MG

R: A primeira alternativa ‚ a mais vi vel.

Chiado
Biaggio, gostaria de saber como fa‡o para sanar um problema chato no freio traseiro da minha Bandit. Trata-se de um barulho infernal, um QUIIIIIIIII!! horr¡vel que aparece principalmente no final da frenagem. J  tentei de tudo: tirei as pastilhas, passei uma lixa fina, lixei tamb‚m o disco, cheguei a trocar as pastilhas (que ainda estavam novinhas!) para ver se sanava o problemas, mas nada! O barulho chato ainda persiste. que fazer? A moto apresenta este problema desde nova. Vocˆs acham que aqueles produtos em spray anti-ru¡do para freios a disco resolvem? Ser  algum problema no disco?
Rogerio – Rio Branco, AC

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R: Nunca testei este produto, acho que dever¡amos aproveitar a sua situa‡Æo para aprendermos um pouco mais. Mas saiba que esses chiados sÆo normais em todo disco de freio, desde trens, carros e motos. Experimente lixar os cantos das pastilhas.

Escape
Sei que vc ‚ radicalmente contra a substitui‡Æo dos escapamentos originais das nossas motocas pelos “esportivos”, mas preciso de uma “opiniÆo t‚cnica”: o que me diz de eu instalar um par de ponteiras esportivas na XT 660R? Traria algum preju¡zo ao desempenho ou … durabilidade do motor. O Sistema de Inje‡Æo eletr“nico ajustaria automaticamente as diferen‡as necess rias na mistura. O consumo iria aletrar muito? A ausˆncia do catalisador iria ser um fator decisivo para a destrui‡Æo imediata do nosso meio ambiente?
F bio – Jaciara – MT

R: NÆo ‚ aconselh vel a substitui‡Æo do escapamento pois implicar  num reajuste no mapeamento da inje‡Æo e tal modifica‡Æo deve obedecer …s leis de emissÆo de gases. Outro aspecto importante ‚ a durabilidade do motor, um reajuste no mapeamento da inje‡Æo resulta numa mistura mais rica, e conseqentemente h  possibilidade de carbonizar o pistÆo e o conjunto das v lvulas.

Inje‡Æo
 not¢ria que a IE tem muito mais vantagens que a carbura‡Æo, mas me tira uma d£vida, como ‚ o trabalho de uma moto injetada configurada para os padräes brasileiros, num outro pa¡s, isso se tomarmos como exemplo um local com combust¡vel puro, altitude elevada e ar rarefeito, na carburada sabemos que se nÆo fosse devidamente regulada o pistÆo ia ser desvirginado, mas na injetada precisaria alterar as configura‡äes da ECU ou ela se adaptaria sem precisar modificar?,
KUILA/ Salvador-BA

R: Ol  Kuila, tenho o exemplo referente a Fazer, esta pergunta eu realizei dois anos atr s para um engenheiro projetista da Yamaha Motor do JapÆo, e ele me respondeu e demonstrou que a nossa ECU ‚ praticamente exclusiva ao nosso pa¡s.

Escape
Ol  Biaggio coloquei um escape mais aberto na minha cg 150 e gostaria de saber qual eh o ajuste q eu devo fazer no carburador da minha moto, com rela‡Æo a voltas em parafusos e tal.
Evandro – Bofete – SÆo Paulo

R: Evandro o ajuste no carburador se faz de regiÆo para regiÆo. Acredito que sua pergunta ser  mais bem aproveitada no f¢rum, mas lembre-se que nÆo aconselho estas altera‡äes.