Publicidade

Mais uma grande disputa na Copa EFX Brasil de Enduro está programada para o próximo fim de semana. A competição chega à segunda etapa, em Arujá (SP), e tem garantia de grande equilíbrio, principalmente, entre os pilotos da categoria Elite. A liderança é do mineiro Rômulo Bottrel, mas os concorrentes estrangeiros chegam com tudo para pressionar o brasileiro na luta pelo primeiro posto. O norte-americano Ian Blyte e o francês Adrien Metge estão logo atrás na classificação.

Ian Blythe, segundo colocado da categoria Elite na Copa EFX Brasil - Foto: Maurício Arruda

Ian Blythe, segundo colocado da categoria Elite na Copa EFX Brasil – Foto: Maurício Arruda

As trilhas escolhidas prometem bons desafios para os competidores. No domingo, a primeira largada está marcada para as 9h, no Espaço Parque do Rodeio. O percurso será de aproximadamente 40 km por volta, com dois controles de horário e três testes cronometrados. Os pilotos terão três voltas pelo percurso, sendo a primeira para reconhecimento.

Bottrel, que no último fim de semana foi o vencedor da rodada de Biguaçu (SC), do Brasileiro de Enduro, se mostra confiante. “Pelo que sei as especiais serão em matas, no meio de árvores. A expectativa é boa. Venci a primeira etapa e quero continuar liderando o campeonato. Com certeza, vai ser uma disputa apertada entre os dois estrangeiros e eu”, prevê o atleta do Zanol Team.

Publicidade

CopaEFX_cartaz_28_05Metge, terceiro colocado até o momento, quer usar a experiência que já possui pelas trilhas da cidade para surpreender os adversários. “Conheço bem essa região, que é boa. Tenho um grupo de amigos lá que ajuda a organizar a prova. Com certeza vai ser uma boa competição. Os outros estão andando bem, com um bom ritmo, por estarem voltando do Campeonato Brasileiro”, analisa. Porém, mesmo sabendo da concorrência, o francês acredita nas chances de passar à frente. “Eu treinei bastante. Estou muito feliz com a minha moto, então tenho tudo para fazer uma boa prova e tentar alcançar o primeiro lugar”, finaliza o piloto da Honda.

Blyte chegou este ano ao Brasil e ainda está em fase de adaptação às competições nacionais, mas depois de um bom começo na Copa EFX – com a segunda colocação na abertura da temporada – acredita que pode se sair ainda melhor desta vez. “Para mim tudo é muito novo, porém, estou começando a me acostumar com o formato dos campeonatos aqui no Brasil. Tenho feito boas disputas com pilotos daqui, em especial com o Bottrel. A primeira etapa da EFX foi meu inicio no País e a organização me agradou. Quero agradecer a equipe Orange BH por também ter colocado a EFX no calendário do time”.

Nas demais categorias, a disputa também promete ser acirrada, por enquanto, na Júnior, a liderança é de Ronaldi Santi, na E2 de Humberto Cadori Filho, na E3 de Otávio Augusto Carradori, na E4 de Bruno Martins, na Over 35 de Cassiano Tebldi, na Over 45 de Washington Caipira, na E5 de Frederico de Oliveira, na E6 de Luis Fernando Pinheiro, na E7 de Victor Hugo Oliveira, na E8 de Guilherme Bittencourt, e na Feminina de Janaína Souza.

A programação tem início no sábado, com a terceira etapa do CAAC Kids para as categorias infantis e juvenis. O objetivo da organização é promover a iniciação dos jovens pilotos no mundo off road. Para a garotada mais jovem, as categorias são: XCI-1, XCI-F, XC-CRF 110F (A) e (B). Já os pilotos juvenis competem nas classes XCJ-1, XCJ-2, XCJ-3 XCJ-4 e XCJ-F.

Publicidade

Programação

Sábado – 30/5
13h30 às 14h30 – Treinos livres
14h45 – Prova das categorias XCI-1, XCI-F, XC-CRF 110F (A) e (B) – 15 min
15h00 – Prova das categorias XCI-2 – 15 min
15h20 – Prova das categorias XCJ-1, XCJ-2, XCJ-3 XCJ-4 e XCJ-F – 20 min
16h00 – Premiação todas categorias

Domingo 31/5
09h00 – Primeira largada
16h00 – Previsão de entrega das performace aos pilotos
16h30 – Início da premiação

Serviço – Copa EFX Brasil – 2ª etapa
Data: 30 e 31 de maio
Hora: Sábado 13h30 e domingo 9h
Endereço: Av. PL do Brasil, 550 (continuação da Av. Renova dos Santos)
Local: Espaço Parque do Rodeio
Cidade: Arujá (SP)

Publicidade

Categorias:
Elite (Força Livre) – Pilotos classificados no resultado geral
Júnior (Força Livre) – Pilotos de até 23 anos
E1 (Pró) – Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T
E2 (Pró) – Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc
E3 (Pró)- Motos acima 251cc 2T e acima de 450cc 4T
E4 (Pró) – Motos originalmente de até 28CV
E35 (Força Livre) – Pilotos acima de 35 anos completados no ano
E45 (Força Livre) – Pilotos acima de 45 anos completados no ano
E5 (Novato) – Motos até 150cc 2T e até 250cc 4T
E6 (Novato) – Motos de 175cc até 250cc 2T e de 251cc até 450cc
E7 (Novato) – Motos acima 251cc 2T e acima de 450cc 4T
E8 (Novato) – Motos originalmente de até 28CV
EF (Força Livre) – Feminina

Separador_motos