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Dicas para andar de moto em dias de chuva

Andar de moto sempre requer atenção e cautela, independente do cenário e da cilindrada, e quando se pilota sob mau tempo ou em pista molhada estes cuidados devem ser redobrados. Sempre lembramos do tema com a chegada do inverno, época do ano de maior umidade e frequentes períodos de chuva em muitas regiões do país. Para encarar o frio e a chuva da estação, lembre-se que andar bem equipado é crucial, assim como estar com a manutenção da moto em dia, e que a Loja do Motonline possui um vasto catálogo de itens como luvas, jaquetas, calças, balaclavas, dentre outros, tudo com condições especiais de pagamento, que farão sua pilotagem mais segura e confortável, minimizando os efeitos do clima. Confira estas dicas elaboradas pela Riffel, uma das marcas presentes em nossa loja online.

Andar de moto na chuva ou sob pista molhada requer atenção especial do motociclista e, também, que a moto esteja com a manutenção em dia

Andar de moto na chuva ou sob pista molhada requer atenção especial do motociclista e, também, que a moto esteja com a manutenção em dia

7 dicas para andar de moto na chuva

Aquaplanagem: embora em menor escala do que em veículos de maior porte, está comprovado que esta situação pode ocorrer também com as motocicletas. Para evitar que esta seja uma causa de um acidente, torna-se importante diminuir a velocidade nos dias chuvosos ou até mesmo parar o passeio e esperar a chuva passar;

Pneus: é necessária atenção constante aos pneus. Se eles estiverem gastos ou até mesmo sem os populares “frisos”, podem derrapar com facilidade nas poças de água. A troca regular garante segurança mesmo com as mudanças do clima. Outro ponto que merece atenção é a pressão, que deve ser ajustada de acordo com a recomendação do fabricante;

Atenção ao estado dos pneus. Rodar com pneus sem frisos é arriscar-se demais

Atenção ao estado dos pneus. Rodar com pneus sem frisos é arriscar-se demais

Freios: embora seja essencial para garantir a segurança durante o passeio com a motocicleta, ele pode se tornar um vilão nos dias de chuva. O motociclista deve evitar acionar o freio de maneira brusca quando passar por grandes áreas de acúmulo de água, impedindo assim que a roda tracione rapidamente e acabe deslizando no solo molhado, o que pode causar uma queda ou acidente mais grave;

Faróis e setas: essenciais para dias secos, eles se tornam ainda mais importantes nos dias chuvosos. O grande acúmulo de água pode fazer com que os outros motoristas não tenham exatidão da localização da motocicleta, por isso, é necessário que os faróis e setas estejam em dia para garantir a comunicação com os outros veículos na pista;

Boa comunicação é essencial no trânsito, pois todos precisam ser notados. Com a visibilidade reduzida graças a chuva, o conjunto de faróis e setas é ainda mais necessário, devendo operar perfeitamente

Boa comunicação é essencial no trânsito, pois todos precisam ser notados. Com a visibilidade reduzida graças a chuva, o conjunto de faróis e setas é ainda mais necessário, devendo operar perfeitamente

Distância e ponto cego: o bom motociclista sabe as técnicas de pilotagem para evitar colisões e situações na estrada, mas nos dias de chuva é preciso redobrar todos os cuidados. Como alguns motoristas perdem a visibilidade com facilidade quando há grandes quantidades de água, o motociclista também precisa ficar atento aos veículos que trafegam com ele na pista;

Para-brisa: se a motocicleta possuir o item, é importante que ele esteja sempre limpo e em bom estado. Arranhões ou rachaduras podem fazer com que a visibilidade seja comprometida. Para os dias de chuva, a dica é utilizar produtos e líquidos antiembaçantes, que repelem a água;

Arranhões ou rachaduras em para-brisas podem fazer com que a visibilidade seja comprometida

Arranhões ou rachaduras em para-brisas podem fazer com que a visibilidade seja comprometida

Lavar e lubrificar: depois de um banho de chuva é recomendado lavar a motocicleta por completo e lubrificar a corrente. A sujeira da rua e os dias chuvosos aceleram a remoção dos lubrificantes tradicionais e antecipam a corrosão de componentes, como o conjunto de relação, por exemplo, que acaba ficando com a vida útil reduzida.

Separador_motosFonte: Oficina das Palavras



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.