Publicidade

A motocicleta tem sido o meio de transporte e veículo de trabalho com a maior ascensão nos últimos anos. Fatores como economia de combustível e praticidade são o destaque delas. Contudo, é preciso muito mais do que apenas um capacete para rodar seguro por aí! Confira 5 equipamentos essenciais para andar de moto!

1 – Jaqueta – Equipamentos para andar de moto!

Logo depois dos capacetes, as jaquetas são um dos equipamentos de proteção mais lembrados. Contudo, mais do que apenas um acessório de estilo e customizado por moto clubes, o item tem um papel crucial na segurança.

jaqueta para andar de moto

Os equipamentos certos irão fazer sua viagem mais confortável e estilosa. Além de muito mais segura, claro

Ok, muitos motociclistas rodam em regiões de clima quente. Entretanto, já existem opções ventiladas, multi estações, de diferentes tecidos e vários preços. É uma peça que vai lhe acompanhar por muito tempo e o mais importante de tudo: vai evitar que sua entre em contato com o asfalto em caso de queda.

Publicidade

2 – Luva – Equipamentos para andar de moto!

Se a falta de uma jaqueta pode acabar com as camadas de pele do corpo, imagine como seus dedinhos podem ficar após serem arrastados em atrito com o asfalto?! Luvas são equipamentos essenciais para a proteção das mãos, além de agregarem mais conforto à pilotagem.

equipamentos para andar de moto

A luva é tão importante que tem países da Europa que já a tonaram obrigatória para rodar de moto…

Para dias de chuva e frio, os modelos em couro oferecem boa proteção. Aliás, os tipos em nylon também podem ser impermeáveis! Além disso, modelos bem reforçados podem até evitar fraturas.

3 – Calçado adequado 

Segundo o Art , 252, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro, é “proibido pilotar motos com chinelos, calçados de salto alto ou sandálias que não ficam presas adequadamente aos pés”.  O ideal, então, é um calçado confortável, fechado e adequado. Assim, protegendo as partes mais vulneráveis dos pés.

Publicidade
Botas certas para andar de moto

Botas específicas para motociclistas projetem mais que qualquer outro calçado fechado

Desta forma, o mínimo para condução na rua pode ser um tênis. Entretanto, uma bota ainda é a melhor opção. E quanto mais longo o cano, mais proteção. Fique atento a detalhes! Modelos sem cadarço oferecem ainda segurança, pois não enroscam na corrente ou outras partes. Itens de couro e similares custam mais, mas têm maior resistência e também são impermeáveis.

4 – Calça 

Embora o chinelo seja proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito, não existe regulamentação específica para uso de bermuda na condução de motocicleta. Entretanto, não há dúvidas de que este não é o traje adequado e mais seguro para utilizar para andar de moto.

yamaha r15 teste

Há diversas opções de calças para motociclistas, do couro à cordura. Também modelos que lembram o jean, mas muito mais resistentes e específicos para pilotagem

Publicidade

O que seria o mais correto, então? Calça, em especial as desenvolvidas para rodar de motocicleta. No mercado há modelos de poliéster de alta resistência até materiais similares ao jeans. Em comum, todas elas devem resistir ao atrito com o solo e conter proteções, que podem ser destacáveis ou não.

Veja também:

5 – Capa de chuva

Os novatos podem ainda não saber, mas a capa de chuva será sempre lembrada todas às vezes em que nuvens surgirem no céu. O item não é obrigatório, mas ninguém merece e consegue andar bem de moto todo molhado.

Capa de chuva é importante para andar de moto

Tão importante quanto comprar uma capa de chuva ideal para o seu tamanho é adquirir uma que realmente ofereça conforto e impermeabilidade

E se a moto é seu único meio de transporte o ideal é adquirir um kit com calça e jaqueta impermeáveis, além de uma botina. Na hora da compra fique atento à impermeabilização, resistência e a praticidade do conjunto. O ideal é que tenham também faixas reflexivas.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]