Publicidade
Foto: Qualifier da Dunlop

Foto: Qualifier da Dunlop

A Mundial Import e Export de Pneum ticos, representante oficial Dunlop para motos no Brasil, est  lan‡ando em territ¢rio nacional o novo “Sportmax Qualifier”, um pneu desenhado especialmente para motos Supersport, Superbike e Sport Touring.

O Dunlop Sportmax Qualifier supera consideravelmente o seu antecessor D208 nos aspectos mais importantes, entre eles, a aderˆncia em pista seca. Estes melhoramentos se devem a utiliza‡Æo das mais recentes tecnologias, combinando atributos de pneus de competi‡Æo, com novos compostos e constru‡Æo, para uma performance otimizada em todas as condi‡äes de pilotagem, estradas e meteorologia. O novo Sportmax Qualifier, tamb‚m demonstra a r pida resposta da marca as necessidades do mercado. Nascido nas pistas de corridas, a partir do pneu de competi‡Æo Sportmax D209 GP, lan‡ado mundialmente   apenas oito meses, o Qualifier apresenta a sua equivalente efic cia para as ruas.

Dunlop Sportmax Qualifier, D221 e D220ST
Completando a linha esporte para motos de rua no Brasil, sÆo trˆs os novos modelos esportivos da Dunlop, o Sportmax Qualifier, o Dunlop D221 e o D220ST para motos esporte touring. Al‚m destes, a Mundial Import. e Export. traz o Dunlop D209GP especialmente desenvolvido para uso nas pistas de corridas para motos acima de 600cc – 1000cc.
SPORTMAX QUALIFIER
Estrutura
As tecnologias Dunlop (CAD-Computer Aided Design) e (FEA-Finite Element Analysis) fornecerem os elementos de desenho ideal das estruturas dos pneus dianteiro e traseiro:
A estrutura do dianteiro apresenta duas lonas de ƒngulo de corte (Cut Angle Breakers), uma carca‡a de duas lonas e quatro lonas na banda de rodagem (duas lonas cinturadas reforcadas de nailon e duas de aramida). Este controla a forma do pneu e a superf¡cie de contato da banda de rodagem, trazendo uma resposta mais progressiva na dire‡Æo.

Publicidade

A estrutura de banda sem emendas JLB (Jointless Band) do pneu traseiro apresenta lonas de aramida na banda de rodagem, enroladas de uma maneira continua, que garantem um diƒmetro uniforme em todas as condi‡äes de uso. Melhoramentos no desenho e na estrutura das lonas reduziu consideravelmente o peso do Dunlop Sportmax

Qualifier traseiro em 0,5 kg. Esta diminui‡Æo de peso (unsprung weight) influi fortemente na redu‡Æo do impacto girosc¢pico na combina‡Æo do pneu e aro, contribuindo para maior rendimento na acelera‡Æo e dire‡Æo. Tamb‚m melhora as caracter¡sticas da suspensÆo, reduzindo o esfor‡o e melhorando a resposta do piloto.

A estrutura do pneu traseiro apresenta uma £nica lona “JLB” de aramida de 0o. Em combina‡Æo com o CTCS, esta estrutura da lugar a um pneu com maior estabilidade, aderˆncia e conforto. Ela minimiza a oscila‡Æo centr¡fuga do centro da banda de rodagem em alta velocidade, mant‚m uma se‡Æo de contato est vel e reduz a deforma‡Æo e o aumento da temperatura.

Composto e Perfil – A tecnologia FEA – (Finite Element Analysis) foi utilizada para determinar os perfis e as propriedades necess rias dos compostos. O composto da banda de rodagem do pneu traseiro ‚ muito parecido com o composto m‚dio empregado no Sportmax D209GP. O perfil do dianteiro ‚ o produto final da parceria com o Centro de Desenvolvimento Motoesportivo no Reino Unido, mantendo os principais aspectos da Sportmax D209GP, enquanto o seu composto foi inspirado no D208GP. O perfil mais triangular do dianteiro favorece entradas de curva mais r pidas, maneabilidade, e tamb‚m contribui para uma  rea de contato (footprint) maior nos ƒngulos m ximos de inclina‡Æo.

Publicidade

O composto ‚ uma mistura de trˆs pol¡meros feitos sob medida e refor‡ados com part¡culas de tamanho fino, preto, de carbono, altamente estruturado e resina pr¢pria. A utiliza‡Æo destes materiais chaves de competi‡Æo garantem uma grande aderˆncia em todas as condi‡äes de estradas e climas, sem sacrificar o desgaste da banda de rodagem.

A sele‡Æo de compostos e perfis do Dunlop Qualifier aconteceu paralelamente com o desenvolvimento do desenho da banda de rodagem. Ganhando um aumento consider vel na performance em pistas molhadas.

Maior Peformance – O Dunlop Qualifier possui um maior n¡vel de performance e permite uma condu‡Æo previs¡vel que inspira confian‡a na pilotagem. Seu composto esquenta mais r pido – uma vantagem em condu‡Æo urbana.
Al‚m disso os engenheiros da Dunlop melhoraram a eficaz da frenagem do pneu.
O Dunlop Sportmax Qualifier ser  comercializado no Brasil a partir de setembro nas seguintes medidas:

Dianteiro Traseiro
120/70 ZR 17 (58W) TL 180/55 ZR 17 (73W) TL
190/50 ZR 17 (73W) TL

Publicidade

Sobre a Dunlop
A Dunlop ‚ l¡der de produ‡Æo de pneus de alta performance com um impressionante recorde de sucessos nas pistas de Motorsport. A extensa experiˆncia ‚ constru¡da sobre o constante desenvolvimento e tecnologias inovadoras para desenvolver e produzir pneus para o dia-a-dia e para as pistas. Com um crescente desejo de maximizar o prazer de dirigir, a Dunlop oferece a todos os tipos de pilotos a performance e durabilidade da mais nova tecnologia em pneus.
Muitos dos l¡deres de produ‡Æo de motocicletas utilizam pneus Dunlop como base, incluindo Aprilia, Benelli, BMW, Buell, Derbi, Ducati, Harley Davidson, Honda, HRD, Husaberg, Husqvarna, Kawasaki, KTM, MV Agusta, Peugeot, Piaggio , Suzuki, Vertemati e Yamaha.