Quando falamos em ‘scooter Honda’ você deve logo se lembrar de produtos atuais, como a recordista de vendas PCX e a inovadora X-ADV. Porém, a história da marca com o segmento não vem de hoje.
A primeira scooter da marca chegou ao país há exatos 30 anos e saiu das lojas pouco tempo depois, sem deixar sucessor. Naquela época o Brasil não estava preparado para as scooters, mas hoje o jogo mudou e elas já representam quase 10% dos emplacamentos anuais, com cerca de 140 mil unidades/ano no país segundo a Abraciclo. Relembre quais modelos da Honda acompanharam essa evolução.
Spacy 125 – 1994 / 1996, a primeira scooter Honda
A CH 125-R Spacy foi a primeira scooter Honda à venda no Brasil. Uma novidade à frente de seu tempo, que apostava na praticidade, câmbio automático e visual futurista. Porém, custava praticamente o dobro que uma CG 125. Como o mercado tem o (péssimo) hábito de avaliar um produto apenas pelo tamanho de seu motor, o brasileiro achou que a Spacy não valia a compra. Assim, o modelo – hoje valorizado por colecionadores – teve vida curta, emplacou poucas unidades e a Honda deixou o segmento de lado por mais de 20 anos por aqui.
Lead 110 – 2008 / 2016 – scooter Honda
Com o passar dos anos o segmento scooter deu sinais de crescimento e a Honda resolveu investir nele em 2008, trazendo a Lead 110. Deu certo. Ao contrário da Spacy, encontrou seu público e foi vendida aos montes. Como de praxe das scooters urbanas, ela era leve e automática, mas foi seu generoso espaço sob o banco (capaz de levar dois capacetes fechados) que conquistou os brasileiros.
PCX 150 – 2013 / 2022
Com o sucesso da pequena Lead, a Honda dobrou a aposta nas scooters, apresentando a que seria a recordista em vendas deste segmento: PCX 150. Lançado em 2013, o modelo era maior e mais potente, mas ainda compacta e fácil de rodar no dia a dia. A scooter trazia ainda novidades como o sistema start-stop e a injeção eletrônica PGM-FI.
X-ADV – Scooter Honda lançada em 2017
A X-ADV é uma scooter Honda inconfundível. O modelo foi apresentado no exterior com uma proposta inédita: unir a praticidade das scooter à aptidão off-road das bigtrail. Assim, esse ‘SUV de duas rodas’ tem pneus de uso misto, rodas raiadas, transmissão por corrente, guidão reto e suspensões de longo curso – tudo como as motos aventureiras. Já o motor é derivado da NC 750X. O resultado: o modelo logo se tornou um sucesso global e o conceito de ‘scooter aventureiro’ passou a ser copiado no mundo todo.
Elite 125 – Lançada em 2019
A Honda Elite 125 chegou para atuar no lugar que era ocupado pelo Lead 110, ou seja, é o modelo de entrada da marca. Como destaque, a novidade trouxe novo design e a adoção de tecnologias como os faróis de LED. Além disso, aposta na ‘força extra’ do motor de 125 cc. E ainda tem alguns itens de série interessantes, como o cavalete central. O espaço sob o banco, porém, é para apenas um capacete.
ADV 150 – Lançado em 2021
O conceito da pequena ADV 150 foi claramente inspirado na X-ADV 750. Dela, herdou o visual e ‘DNA aventureiro’, que se reflete nos pneus de uso misto e suspensão exclusiva, com direito a amortecedores Showa na traseira. Já o restante do conjunto é baseado diretamente na urbana PCX 150. No exterior o modelo já foi atualizado pela ADV 160, algo que deve rolar no Brasil em breve.
Forza 350 – Scooter Honda de 2022
Depois de dois anos de espera e muitos obstáculos impostos pela pandemia, a Honda lançou a Forza 350 no Brasil em 2022. O modelo chegava exibindo itens como iluminação full LED, controle de tração, para-brisas elétrico controlado por tecla e demais novidades. Um conjunto realmente interessante, mas que teve seu preço prejudicado pelos tributos de importação. Trazido da Ásia, foi anunciado por R$ 47 mil e é atualmente encontrado nas lojas por cerca de R$ 62.339 (fipe).
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PCX 160 – Lançada em 2023
Último scooter Honda a chegar no Brasil, a PCX 160 chegou por aqui cerca de um ano e meio após sua apresentação no Japão. Completamente renovada, tanto no visual como nas especificações técnicas, o modelo estreou nas já conhecidas versões CBS, ABS e a topo de linha DLX. Apesar do design lembrar a antecessora de 150 cc, o motor de 16 cv, as alterações no chassi e as novas suspensões marcaram uma verdadeira evolução na experiência de pilotagem.