Publicidade
Foto: La Citt…

Foto: La Citt…

Ei Tite, legal o seu artigo sobre Fortaleza e Peru. Os jornalistas sao preconceituosos mesmo. Ja notou que quando ocorre um acidente de carro eles NAO dizem que o carro ‚ perigoso mas sim o motorista que ‚ imprudente. Agora quando o acidente ‚ com moto, ai a moto ‚ que ‚ perigosa. Outra coisa, a burocracia ‚ que mata esse pa¡s. Me envolvi num acidente de moto devido a um CARRO que fez retorno de uma vez e quase bati em cheio. A per¡cia demorou mais de 2 horas pra chegar e ja se passaram 2 meses e nada de o laudo chegar na minha casa. Agora se fosse pra pagar multa, nao passaria de uma semana. Eta pa¡sinho esse ein!
Lima – Fortaleza
NÆo quero ser puxa-saco, mas venho parabeniz -lo pelas ¢timas mat‚rias que publica no Editorial. Fiquei sensibilizado pela mat‚ria de hoje. Tite, afinal de contas. Por que diabos a m¡dia incide tanto sobre n¢s MOTOCICLISTAS, e nÆo sobre os playboys que depois da balada atropelam 5 num ponto de “nibus?! Por que usar o corredor ‚ imprudente e nÆo utilizar a seta nÆo o ‚?!
Gabriel – Atibaia-SP
O pior ‚ que no mesmo dia achei a foto de um acidente de moto na primeira p gina de um jornal italiano. Parece que o mundo decidiu jogar pesado contra as motos.

Cobaias
Vc tem razao! o farol da Hornet2007 europeia ‚ MUITO parecido com o das MTs da Yamaha! q coisa mais curiosa, hehehe. E voltando ao assunto da TW 250/300, eu NUNCA acreditei q a honda fosse mudar a cilindrada dela. Veja no site da honda da inglaterra tem um texto sobre a “CBF 250” (nossa TW), que substituiu a falecida CB250 em 2004. E eles dizem sobre o motor: “este ‚ o novo motor 249cc refrigerado a ar que desenvolvido por mais de uma d‚cada pela Honda”. e n¢s lisarbianos servimos de cobaia! q coisa nÆo? (www.honda.co.uk)
Mauricio – Jundiai SP
Grande coisa, somos cobaias at‚ de rem‚dio!

Rela‡Æo
Tite, gostaria de fazer uma altera‡Æo que considero vi vel na minha moto. A minha Yes tem uma rela‡Æo mais curta pra rodar melhor na cidade, se eu colocar uma rela‡Æo mais longa, ela melhora o desempenho na estrada e for‡a menos o motor n‚? Pq eu costumo ir pra casa da minha namorada, distante uns 80km, e percebo que a Yes for‡a muito. Outra coisa, vejo vc recomendar a 150 Sport em cima da Twister, por quais motivos? Mais moderna, econ“mica e melhor rela‡Æo custo/benef¡cio e pequena diferen‡a de potˆncia em uso real (dia-a-dia)?
Alexandre – MatÆo-SP
Primeiro leia o item n.11 do nosso FAQ. A indica‡Æo pela 150 Sport ‚ porque 98,7% dos leitores querem uma moto ECONâMICA, coisa que a Twister nÆo ‚ em rela‡Æo … 150.

Publicidade

àleos
A respeito da Carta do Jess‚ – Ilh‚us – Ba, as especifica‡äes sÆo as seguintes, 1 – A (X) API SG, JASO MA, 20W/50; 2 – B (Y) API SG, JASO MA, 20W/50, 3 – C 4t (Z) API SF, JASO MA, 20W/50, 4 – D (K) API SL, JASO MA, 20W/50, 5 – E (W) API SF, JASO MA, 20W/50, 6 – F API-SF, JASO MA, 20W/50, O mais atual ‚ o K sendo SL, a Honda Recomenda o C, que ‚ um dos mais inferiores, sendo SF, portando use o recomendado no MANUAL ou superior, nunca inferior, eu uso o W por ser superior ao recomendado para minha Moderna Titan e nunca tive nenhum problema – Cuidado com Frentistas malucos trabalho em posto de gasolina e ja vi pessoas querendo colocar aditivos tipo B e STP em motos e nÆo faz bem pro cambio evita o atrito, nÆo mude a classifica‡Æo nunca, 20w50 para outra 15w40 exemplo, e nÆo use ¢leo de carro (s¢ se vc for muito mÆo de vaca) ‚ diferente apesar da mesma classifica‡Æo 20w50 os aditivos sÆo diferentes, nÆo possui classifica‡Æo JAMO MA.
espero ter ajudado.
Luis – Botucatu
T  tudo escrito no artigo “Sangue Bom”. Vc esqueceu do nosso anunciante MOTUL, que produz ¢leos sint‚ticos especialmente para motos de classifica‡Æo elevada e para dezenas de finalidades diferentes. J  existe aditivo redutor de atrito especial para moto.

Argentina
ola Tite, Gostaria de saber se ‚ mais barato comprar moto na Argentina ou em paises vizinhos e se ‚ muito dificil entrar com essas motos legalmente no Brasil. Acho o pre‡o das motos de alta cilindrada no Brasil car¡ssimo se comparado a outros paises as vezes chega ao triplo do pre‡o e a gente ainda ganha menos que l  fora.
Gilberto – Salvador , Ba
Leia o item n§ 15 do nosso FAQ.

Letras
E a¡ Tite, Essa carta ‚ s¢ pra dar uma sugestÆo: na se‡Æo de cartas, vc poderia diferenciar a pergunta da resposta colocando ou uma ou outra, em negrito ou it lico. Assim ficaria mais f cil a leitura. De resto est  muito bom o novo visual do site, com fundo branco e linhas vermelhas suaves.
Rodolfo – Guarulhos, SP
Oi primo, j  estamos estudando isso tamb‚m!

Qual
Tite nÆo sei se estas motos sÆo de seu gosto mas qual delas vocˆ escolheria Susuki RF-900 ano 98 ou GSX-R 1100 ano 96, qual as virtudes de cada uma numa compara‡Æo.
Carlos – Araraquara
Bom, EU nÆo gosto de nenhuma delas, mas pelo menos a 1100 ‚ mais “andadeira”, como dizem os ga£chos. S¢ que exige amortecedor de dire‡Æo dos bÆo.

Publicidade

TDM
E a¡ tite, eu tenho uma TDM 225 e deu um problema na partida, pois toda vez que eu ligo a moto de manha ela nao pega e se ficar muito tempo parada uns dois dias tambem nao pega. Levei no mecanico ele limpou o carburador trocou a vela a bateria e nada continuou o problema, a¡ ele disse que ‚ a bobina e que a tdm e a xt sempre deu esse problema, isso ‚ verdade?
DANILO – TIETÒ-SP
Sim, ‚ verdade, a TDM 225 tem problemas de bobina desde que nasceu. Alguns motociclistas estÆo solucionando com bobinas de outras motos. Nas comunidades do Orkut e f¢runs tem indica‡äes de onde e qual bobina comprar.

Amortecedor
andei lendo algumas duvidas de nossos colegas, e queria salientar a respeito da intruder 250 onde um colega pergunta se existe amortecedor compativel, bom eu digo que o amortecedor da strada cai muito bem e sai por um pre‡o bem acessivel.
Dionnes – sÆo paulo sp

TW 300
TITE, alguns dias atras li no seu site que a HONDA iria lan‡ar o modelo da TWISTER para 2007 com motor de 300cv e inje‡Æo eletronica, e eu estava olhando o site e li que a HONDA vai deixar a TWISTER a mesma coisa e ira lan‡ar um modelo novo. vc pode me confirmar essa noticia se ‚ verdadeira ou falsa mas tite vc nÆo acha que a TWISTER E TORNADO mereciam freios a disco na roda traseira, para mim ficaria de muito bom tamanho com freio a disco nas duas rodas e um estilo mais esportivo.
Junior – S.J.do rio claro – MT
Independentemente de lan‡amentos, sim, acho que tanto Twister quanto Tornado merecem freio a disco traseiro desde o lan‡amento. Acho prov vel que venha uma 400/450 e a Twister seja atualizada.

Paulo Couto
Fala a¡ Tite Esse site t  ficando cada vez melhor. Gostei muito dos relatos do Paulo Couto sobre suas “aventuras” com a Drag-Star. Estou na minha segunda moto comprada 0km e infelizmente tenho a mesma impressÆo do Paulo, as concession rias nÆo estÆo nem a¡ para o cliente. Muitas vezes eu acho que eles nÆo fazem nada com a moto nas revisäes, s¢ trocam ¢leo e filtro e olhe l , as vezes tamb‚m a moto fica pior do que estava, e os caras nÆo dÆo ouvidos a suas reclama‡äes, a conversa ‚ sempre a mesma. “Andei com sua moto e nÆo deu problema algum bla bla bla”.
Wagner – SÆo Paulo

Publicidade