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Neste domingo (4/9) começa a 34ª edição do Enduro da Independência, que neste ano percorrerá aproximadamente 600 quilômetros de trilhas em território mineiro, reunindo novamente emoção, aventura e história. Mas como, talvez, muitos leitores não saibam exatamente o que é o Enduro de Regularidade, tipo de prova define o Enduro da Independência, vamos então fazer uma breve abordagem.

O Enduro da Independência é uma prova que exige muita técnica e pretaparo  físico dos competidores - divulgação TCMG competidores

O Enduro é um tipo de prova que exige muita técnica e pretaparo físico dos competidores – divulgação TCMG

O que é enduro de regularidade

Enduro de regularidade é um tipo de competição motociclística fora de estrada, bastante difundida no Brasil. É uma prova de longa duração, em que a velocidade não é o fator preponderante. O piloto, dividido em categorias, deve cumprir um roteiro pré-estabelecido e fornecido pela organização momentos antes do início da disputa, sob a forma de uma planilha, com indicação do caminho, composto por trilhas, estradas abandonadas, travessias de riachos e outros obstáculos, através de símbolos e códigos, bem como a velocidade que deve imprimir em cada trecho.

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Vence o piloto que cumprir as determinações da planilha, de forma mais rigorosa e o mais próximo da velocidade indicada sem se atrasar ou se adiantar, mesmo que o percurso ofereça os mais variados graus de dificuldade. Por isso, recebe o nome de Enduro de Regularidade. Entretanto, a resistência física do piloto, a técnica e a perseverança, assim como a qualidade de seu equipamento, fazem diferença. Para aferir o desempenho de cada piloto por todo o percurso, são instalados rastreadores por satélite que acompanham em tempo real seu trajeto e performance, verificando eventuais desvios de rota e de velocidade.

O Enduro da Independência

O Enduro da Independência acontece entre as belas paisagens do interior mineiro- divulgação TCMG

O Enduro da Independência acontece entre as belas paisagens do interior mineiro – divulgação TCMG

O Enduro da independência nasceu em 1983, para recriar a última viagem de Dom Pedro I do Rio de Janeiro a Vila Rica, futura cidade de Ouro Preto no ano de 1822. A jornada, para unir a província das Minas Gerais, com crescentes rumores de revolta contra o trono e o futuro Imperador, foi feita em apenas 15 dias, entre 25 de março e 9 de abril, pelo leito do caminho que ficaria conhecido como “caminho novo” da Estrada Real. Assim que entrou em Vila Rica, o Imperador se dirigiu ao povo em um emocionado pronunciamento, com palavras que entrariam para a história.

“Briosos mineiros. Os ferros do despotismo rebentaram-se hoje nesta província. Sois livres. Sois constitucionais. Uni-vos comigo e marchareis constitucionalmente; confio tudo em vós, confiais em mim”. Com a província pacificada e apoio do povo brasileiro contra o domínio português, o caminho estava livre para a proclamação da independência do Brasil, embalado pelo famoso grito do Ipiranga, pouco tempo depois, em 7 de setembro de 1822.

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O Enduro da Independência foi disputado pela primeira vez em 1983 recriando esta última viagem de Dom Pedro I a Minas Gerais, percorrendo cerca de 800 km, em 3 dias de duração, o mesmo caminho, às centenárias fazendas, vilas e pontos visitados pelo primeiro imperador do país junto com sua reduzida comitiva, pernoitando nas cidades de Barbacena e Ouro Preto. O enorme sucesso e repercussão da prova, certamente foi um dos responsáveis pela popularização e massificação do esporte no país, como uma espécie de divisor de águas, que encontrou em Minas condições excepcionais de desenvolvimento em função do relevo apropriado e da qualidade de seus praticantes.

Ao longo do tempo, o percurso do Enduro da Independência foi sendo adaptado em função da logística de organização, para acomodar uma caravana itinerante, composta por pilotos, apoios, mecânicos, organizadores, etc, com cerca de duas mil pessoas, em cidades sem estrutura para tanto, e também da descoberta de novas trilhas e alternativas em Minas Gerais, conservando sempre o espírito cívico e de patriotismo.

O Enduro da Independência 34 anos – Curvelo

A edição 2016 do Enduro da Independência, que completa 34 anos ininterruptos de disputas, vai ser entre os dias 3 e 4 de setembro, com uma guinada em direção ao sertão, inspirado na obra prima do escritor João Guimarães Rosa, com o livro Grande Sertões Veredas. A prova foi concentrada em Curvelo, região central de Minas Gerais, com ponto de partidas e chegadas, dentro do complexo do novo autódromo Circuito dos Cristais.

Este formato, com o roteiro cada dia apontando em uma direção, permite uma logística mais simplificada e econômica, especialmente para os pilotos e apoios, que ficam baseados em um mesmo local. Neste sábado (3) as motos passaram pela vistoria obrigatória e permanecem em regime de parque fechado, dentro do complexo do Circuito dos Cristais, até o início da prova.

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Resumo de como será o primeiro dia

1º Dia. O primeiro dia, (04/07), sai de Curvelo, passa pelo vilarejo de Saco Novo, com neutralizado em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa. Um roteiro à moda antiga, com percurso de 190 km, que vai exigir precisão na navegação e médias horárias mais puxadas e terreno com muito cascalho pela frente. Antes de retornar para Curvelo, a prova também passa na cidade de Paraopeba.

Importância econômica e social

Cada edição do Enduro da Independência atrai em média, cerca de 500 pilotos, além, apoios, mecânicos, jornalistas e aficionados, em uma caravana de cerca de 2 mil integrantes. Em 33 anos, cerca de 18 mil pilotos já competiram na prova, com cerca de 60 mil pessoas envolvidas e uma quilometragem total percorrida de cerca de 14,4 milhões de km, o que corresponde a cerca de 360 voltas na terra. Estima-se, que as despesas dos pilotos com aquisição de insumos, gasolina, óleo e pneus, manutenção, hospedagem e alimentação, alcance cerca de R$ 5 milhões somando nestes 33 anos o montante de cerca de R$ 174 milhões injetados na economia das cidades por onde passa a competição.

Tanto a largada, que acontece no próximo domingo (4/9), como a chegada (dia 7/9), serão em Curvelo (MG), no Circuito dos Cristais.

Enduro da Independência 2016 - Roteiro Geral

Enduro da Independência 2016 – Roteiro Geral

 

Acompanhe o resumo das etapas diárias do Enduro da Independência aqui no Motonline.

Separador_motosFonte: TCMG

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.