Eusébio, Ceará – Cidade Motor!

Eusébio, Ceará – Cidade Motor!

Motociclismo - Foto: Fed.Cearense de AutomobilismoImagine juntar numa cidade motociclismo e automobilismo? Pois é. Esta cidade motor existe e se chama Eusébio e fica na região da Grande Fortaleza, capital do Estado do Ceará. Às margens da CE 040 a cidade de Eusébio tem também as principais casas de festas de forró (Clube do Vaqueiro, Forró no Sítio, etc) onde milhares de pessoas vão todo fim de semana para se divertirem. O município tem 79 Km2 de extensão e uma população estimada em 46 mil habitantes, segundo o último censo (2010) do IBGE. É uma área verde de muitos sítios e vários condomínios de luxo formados por fortalezenses, brasileiros de vários estados da federação,  portugueses, alemães e até finlandeses que estão fixando residência na cidade em busca de qualidade de vida. Quem pensa que esta cidade é um inferno de agitação não vai acreditar que lá é um dos melhores lugares para se morar, exatamente pela tranquilidade. A cidade é pequena e a maioria da população mora em sítios enormes (com bem mais de 2 mil metros quadrados) e trabalha nas fábricas, dentre as mais conhecidas estão a da APC/Microsol e a da HACO Etiquetas (com sede em Blumenau-SC). No Eusébio também é produzido o disputado Pão do Alemão e a comida nordestina feita pelo restaurante Lá na Roça.

Por do sol no Eusébio - Foto: Alex UchoaNo Estado – Eusébio, Horizonte, Maracanaú e S. Gonçalo do Amarante (Porto do Pecém) tiveram maior PIB per capita em 2008. Desde então a cidade de Eusébio está entre as duas maiores em PIB per capita no Estado do Ceará. No Eusébio existem ainda três montadoras de motocicletas (Traxx, Motus e Motoca) e a missa ainda é rezada, em alguns momentos, em latim, pelos padres marianos. A cidade ainda não perdeu seu jeitão bucólico: as pessoas que moram na sede ainda colocam as cadeiras na calçada para contar como foi o dia. É neste cenário onde o adverso se junta de forma equilibrada, onde o profano e o sagrado se avizinham com a adrenalina e a juventude, que ganha força a proposta de transformar  o município de Eusébio na Cidade Motor do Ceará. O projeto tem o apoio da administração do prefeito Acilon Gonçalves Pinto Junior do PSB (apaixonado por motos). Lá estão o autódromo internacional VIRGÍLIO TÁVORA e o kartódromo JÚLIO VENTURA e mais recentemente chegou a loja Motorcycle Fortaleza que decidiu deixar a capital para instalar o mais autêntico estilo motociclista de ser. O Motorcycle Fortaleza é um galpão que funciona como loja de acessórios e equipamentos de segurança, lava-moto, oficina para serviços rápidos, bar e revenda de motocicletas. Interessante destacar que as motos transitam em volta, pois existe no espaço uma pista de duas mãos desenhada especialmente para motocicletas. Elas entram por um lado tomam banho, colocam um acessório ou fazem um serviço rápido e saem pelo outro passando em frente a área destinada ao bar. Neste lugar speeds, gran-tourims e customs convivem em perfeita harmonia.

Motorcycle Fortaleza e o estilo loja-galpão Foto: André SucupiraÉ comum ouvir um classic rock, degustar uma boa cerveja, um carangueijo e vez ou outra ver uma bela máquina passando a centímetros do seu banco. Esse clima resgata o modelo antigo onde os bares que estavam atrelados a oficinas, instalados em galpões na América, e eram os principais pontos de encontro de motociclistas. A ideia de resgatar o modelo e mudar de lugar foi do paulista Wagner Commodoro que a partir de um galpão montou essa estrutura old school. Antes, a estrutura se resumia a uma loja que fica no cruzamento das avenidas Pontes Vieira com Barão de Studart em Fortaleza. Wagner destaca que teve muitos problemas com vizinhos que “reclamavam do barulho das motos e do som do rock. Isso deu até polícia e muita confusão. Cheguei a ser preso e agredido.” Lamenta ele. Segundo Wagner o mercado de Fortaleza “estava contaminado e saturado. Não havia um lugar que pudessem montar algo nesse estilo e porte sem que viesse a custar muito caro.” Além do que, completa Wagner, “o mais importante era fazer com que os motociclistas de fim de semana pudessem ter um lugar que os tirassem de casa para rodar com suas motos.” O Motorcycle Fortaleza fica a cerca de 20 km da capital, bem às margens da CE-040, uma rodovia estadual que é rota turística para praias como Morro Branco e Canoa Quebrada, incluindo as mais próximas que são Prainha e Beach Park.

Fábrica da Mottus - Foto: DivulgaçãoHistória: As primeiras corridas no autódromo. Foto: Arquivo FCA A luta para resgatar esse modelo clássico é grande, segundo revela Wagner. Para ele o costume dos motociclistas de se encontrarem em postos de combustíveis “é muito forte! É um hábito arriscado demais pois, posto não é local seguro para juntar motocicletas. ” Wagner está especialmente empenhado em solidificar o conceito de que a cidade de Eusébio é a Cidade Motor do Ceará e já desenvolve parceria com a prefeitura local com o intuito de incluir na grade curricular das escolas do município a disciplina de educação de trânsito com foco na pilotagem segura de motocicletas. O perfil do município mostra que já é pequena a diferença no entre o número de carros (3.842/IBGE 2010) e motos (2.166/IBGE2010) e a ideia é utilizar equipamentos como o autódromo e o kartódromo para instrução, competições e apresentações de motociclistas com foco na pilotagem com segurança. A caminhar nesse ritmo especula-se que o número de motos deva ultrapassar o de carros ainda em 2011. Algumas ações estão em andamento e duas delas podem ser destacadas. A primeira seria a inclusão de uma Facção do Abutres MC, um dos maiores motoclubes do Brasil na cidade de Eusébio pelo Motorcycle Fortaleza. A outra é ser o MF um ponto de apoio aos Motonliners – comunidade virtual formada pelos leitores do site motonline.com.br . Na rota de transformar Eusébio na Cidade Motor do Ceará, o Motorcycle Fortaleza estará realizando dia 23 de junho, feriado de Corpus Christi e aniversário da cidade o I Encontro de Motos da Cidade de Eusébio e promete trazer grandes atrações.

Cresce a preferência do Fortalezense de morar no Eusébio. Foto: Divulgação

Neste cenário estão nascendo na cidade dois novos sites destinados a quem é apaixonado pelo som de motos e carros. Chamam-se ‘Motólatras’ e ‘Carrólatras’. Ambos serão destinados a divulgar os sons dos motores. A grande sacada são as pegadinhas e os concursos para acertar de qual motor corresponde esse som. Os sites prometem os sons mais incríveis de motores de carros e motos de todas as épocas. O Motólatras e o Carrólatras estão em fase final de montagem e uma das maiores preocupações será com a fidelidade e  a qualidade do som colhido dos motores. A iniciativa é do designer e videomaker apaixonado por motores André Luiz Sucupira.

Autódromo Virgílio Távora - Foto: Acervo FCA/Wikipedia

Autódromo Internacional Virgílio Távora é um autódromo localizado no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza e é o único autódromo do estado do Ceará onde se realizam as provas e competições de automobilismo e motociclismo. Seu nome é em homenagem de Virgílio Távora que foi governador e senador. Pela falta de continuidade de provas importantes, quando da organização destas, passou por diversas reformas. No começo de 2006 foi feita a última grande reforma com mudança de todo asfalto e melhoria da estrutura do autódromo para a realização da 2ª etapa do campeonato brasileiro de 2006 da Fórmula Truck. Atualmente é administrado por José Haroldo Scipião Borges, presidente da Federação Cearense de Automobilismo. O autódromo também é palco de apresentações automobilísticas de manobras com carros, motos e caminhões, test driver, e de mostras e lançamentos de carros e veículos.

Pista do Autódromo Internacional Virgílio Távora em Eusébio no Ceará, Brasil. Pista criada por Alexandre Carvalho (BigCarva) e Adriano Max (Amax) para simuladores de corridas. Lançado dia 24.08.2009 durante a 6ª etapa do campeonato PRO da liga VPG. Mais informações: www.ligavpg.com.

 

Kartódromo Internacional Júlio Ventura - Foto: Acervo FCA

Kartódromo Internacional Júlio Ventura é um kartódromo localizado no município do Eusébio (Ceará), Região Metropolitana de Fortaleza. Sua pista tem várias ligações gerando 25 circuitos diferentes de 900 á 1070 metros comprimento com 8m de largura, também ideal para instrução de pilotagem urbana segura para motos. O Recorde da pista no traçado maior é de Christiano Rocha, com o tempo de 00:42:57. Sendo a única pista homologada pela Federação Cearense de Automobilismo é somente nela que se realizam as provas das categorias (Cadete; F240cc e F400cc) do Campeonato Cearense de Kart.

Para saber mais sobre Eusébio, Ce.

Autódromo: Panorâmica da Curva do Desespero - Foto: Acervo FCA

 

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.



Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.