O motor 2 tempos segue sendo objeto de paixão de muitos motociclistas. No entanto, esse antigo padrão de motorização está praticamente banido nas ruas em função das normas de emissões de poluentes. Porm, um projeto novo pode dar uma sobrevida à tecnologia na Europa!
Motor 2 tempos pode ganhar vida nova
A empresa italiana Motori Minarelli revelou uma versão final do seu motor monocilíndrico de 300 cm³ injetado. E o mais curioso de tudo isso é o fato de que trata-se de um propulsor 2 tempos. A fabricante já tinha mostrado esse estudo, ainda no final de 2019, como um protótipo.
Para esse trabalho, a marca de motores italiana trabalhou em conjunto com a Universidade de Modena. Um estudo focado na dinâmica dos fluidos e que pode tornar possível desenvolver um motor 2 tempos equipado com injeção eletrônica muito avançada.
Em resumo, trata-se de uma nova unidade mais “amigável” ao meio ambiente e que pode estar dentro das mais recentes normas de emissões mundiais. Vale ressaltar que outras fabricantes já tentaram adequar o 2 tempos aos dias atuais, mas, por diferentes motivos, vários projetos ficaram apenas na fase de estudos.
Veja também:
- Nova moto 2 tempos para as ruas tem 250cc e preço de Ducati
- Loucos por 2T: conheça o Clube 2 tempos do Pará
- Motores dois tempos e quatro tempos: grandes diferenças
Novidade pode chegar nas ruas!
Para quem não lembra, a Motori Minarelli foi adquirida recentemente pela Fantic. Por sua vez, a fabricante italiana Fantic chegou ao Brasil neste ano, representada pelo grupo 2W Motors. Por aqui, a empresa disponibiliza os modelos Caballero 500 e XEF 250 Enduro.
No entanto, lá na Europa a marca tem motos como a Enduro 300 XE. E é esse modelo que pode no futuro ganhar o motor 2 tempos da Minarelli. Lembrando que apesar de restritas ao mercado das fora de estrada, as motos 2 tempos ainda precisam atender a normas de emissões, que ficam cada vez mais rígidas!
Mas com uma unidade atendendo ao mais recente padrão Euro5 Europeu, outras ideias podem surgir… A Motori Minarelli e Fantic podem não apostar apenas nas motos off-road. Outro nicho que desponta na Europa é o de modelos retrô movidos a 2 tempos. Estamos falando de motos que podem ser emplacadas e rodar nas ruas, como as interessantes Salt Two Stroke e Langen Two Stroke.
Por fim, até o momento essas máquinas naked retrô se valem do limitado número de produção para poderem ser movidas por motor 2 tempos. No entanto, se uma nova unidade atender a todos os requisitos atuais de emissões, um modelo de grande produção pode ser lançado. Quem sabe?