Publicidade
Foto: M rio Bock

Foto: M rio Bock

Tive uma Agrale 27-5 SXT e o eixo da roda dianteira era posicionado na parte de tr s da bengala dianteira, assim como em v rios scooters. Vejo que a maioria das Trail tˆm o eixo posicionado na parte da frente da bengala, tais como a Tornado e a Falcon. A Agrale era muito inst vel em curvas. Sa¡a muito de frente. O que o seu P¢s-Doutorado em posicionamento do eixo de suspensäes dianteiras diz?
Gerson – SÆo Lu¡s – MA
Ò, velharia! Minha tese de mestrado em suspensäes diz que aquela bengala invertida era uma merda tÆo grande que no ano que corri de Agrale Explorer (que eu chamava de “exploder”) a primeira providˆncia foi trocar a suspensÆo dianteira por uma Showa de eixo normal. A suspensÆo traseira tb era Showa, ali s mudei tanto a moto que s¢ tinha quadro e motor de Agrale. Me estabaquei com aquela desgra‡ada numa etapa do paulista de enduro e fiquei 3 meses gessado, estudando teoria de suspensäes. Veja a foto do grande Tite em a‡Æo, quando ainda tinha cabelo e todos os ossos no lugar!

Vote em mim
Grande Tite, a burrice dos nossos legisladores no tocante …s normas relativas …s motocicletas pode ser decorrente da ausˆncia de um representante da nossa classe. Considerando que quem “contrata” somos n¢s, vc j  pensou em se candidatar … uma vaga de Deputado Federal? Talvez sua representatividade neste meio seja suficiente para lhe garantir os votos necess rios. Tite l !
S‚rgio Campos Jr – Campinas/SP
Karaka, S‚rgio, vc ‚ m‚dium? Hoje acordei na mÆo ressaca e ouvindo a r dio fiquei pensando “nÆo agento mais tanta lei burra nessa cidade, ser  que ‚ dif¡cil entrar na pol¡tica?” E ae abro minha caixa postal e leio essa mensagem! Cara, hoje, aos 46 anos, come‡o a ver que est  na hora de fazer alguma coisa pelo motociclismo que v  al‚m da teoria e da cr¡tica. Confesso que me deu vontade de procurar informa‡äes sobre isso, inclusive porque minha filha mais velha estuda ciˆncias sociais na USP e j  discutimos essa possibilidade uma vez: nÆo d  mais pra ficar s¢ ouvindo as c*** que os pol¡ticos fazem, ser  que nÆo chegou a hora de entrar l  e tentar mudar alguma coisa? Mas eu sou meio leigo nas artes pol¡ticas (por isso as f bricas vivem brigando comigo). Vou me informar a respeito, se vc tiver alguma dica a respeito pode me mandar. Tite para presidente!

Falcon
Caro Tite, continuando entÆo a minha pergunta: Vocˆ acredita que essa nova Falcon seria bicil¡ndrica, ou mono? uma vez que 4 canecos nem pensar n‚? E estaria sendo preparada pra ser lan‡ada ainda esse ano? Agora minha curiosidade foi agu‡ada, seria muito bacana reviver uma 400cc street. Eu ia adquirir uma GS 500 nova, mas agora vou esperar.
Franz – Bras¡lia, DF
Fala Tite blz?  o seguinte estou pensando em pegar uma Falcon 0km ser  que vale apena, h  boatos que ela vai sair de linha, o que diz sua bola de cristal? Tenho d£vida tb pq na verdade quero mesmo uma Bandit 600, mas como no momento a grana nÆo d , estava pensando em ir de falcon por enquanto!
Hugo – Araraquara – SP
Pois ‚, minha bola de cristal est  meio emba‡ada porque acordei com uma ressaca das braba. Algo me diz que ter  o mesmo motor mono, portanto nÆo serve para uma moto street por causa da vibra‡Æo excessiva. Acho melhor vc comprar sua GS 500. Hugo, melhor ir direto pra Bandit.

Publicidade

Kick back
Para o Tite e o Ricardo/Juazeiro-BA, sim o problema da Twister est  na geometria, o angulo do c ster que ‚ 25,5ø e na Fazer ‚ 26,6ø, em motos esportivas como CBR1000 com 24ø e Ducati 999 com 23,5ø utiliza-se um amortecedor de dire‡Æo, eu acho que o projeto inicial da TW teria aro 18″ que anularia esse problema aumentando o trail (area de esfor‡o do pneu), quando anda com carona esse problema se resolve, mas tem uns doidos que colocam um pneu traseiro maior, um cal‡o na susp traz, e rebaixam a mesa de dire‡Æo, diminuindo o angulo do caster e piorando muito a estabilidade da moto, Kick Back ‚ quando a suspensÆo tr s. nÆo absorve o impacto e joga a traseira da moto pra cima, Shimmy ‚ quando a dire‡Æo balan‡a de um lado para o outro sem controle (isso tamb‚m ocorre com carros) a TW tem os dois problemas, tive uma fratura de fˆmur por causa disso. Ae Tite gosta de Jorge AragÆo? Aparece pra ver o show dele 14/01 e comer aquela moqueca!
Mayke – Concei‡Æo da Barra – ES
NÆo ‚ bem assim, Mike, o motivo do kick back da Twister ‚ a posi‡Æo do motor no quadro, que provoca um desequil¡brio de massas. O kick back, literalmente, ‚ um coice para tr s, quando a roda dianteira passa em alguma irregularidade, a frente entra em crise e o guidÆo se fecha, jogando o motociclista pras alturas. Se fosse um problema de c ster a f brica j  teria corrigido isso. Por enquanto a solu‡Æo foi aumentar o torque na porca da mesa.

Embreagem
Tenho uma Tornado 2006 com 200km e estou estranhando a embreagem. Quando saio em 1¦ marcha, a embreagem nao ‚ suave, fica dando uns pulo, semelhante a uma tripida‡Æo. Achei que iria melhorar durante o amaciamento, mas at‚ agora continua a mesma coisa. Ser  que isso vai melhorar ou devo mandar a moto pra revisÆo?
Mateus – Santa Maria – RS
Pode mandar a moto pra revisÆo.

Qual
Fala Ai sr tite Ta virando Robert heim. aparecendo em fotos!! Me diz ai a muita diferen‡a entre andar viajar passear acelerar fazer curvas ,entre uma haya e um gsx1000 titanium sei que esta ultima ‚ o the best e um lan‡amento mais me explica a diferen‡a e se poss¡vel em detalhes pois estou quase l  ,mais tem uma coisa dona on‡a anda de vez enquanto comigo. e eu nao sou l aa um piloto de derrapar de contra ter‡o mais sabe como ‚ n‚ poucos admite ,tenho respeito pela maquina isto sim.
Dorival – santo andr‚
Existe um mundo de diferen‡a. A GSXR 1000 ‚ praticamente monoposto, seria loucura levar algu‚m na garupa. J  a Hayabusa ‚ confort vel, mas pesa pra caramba e ‚ mais d¢cil de pilotar. Robert ‚ o vov“zinho!

Pneu
Tenho uma Intruder 250. O pneu dianteiro que est  nela nÆo ‚ original, ‚ o mesmo pneu traseiro da CG. Acontece que tenho notado uma certa falta de estabilidade na bichinha, inclusive com a motoca puxando para o lado direito (e ela nunca bateu, t  alinhadinha). Pode ser por causa deste pneu?
SAL – VITàRIA
Primeiro castre o desgra‡ado que colocou este pneu, depois troque de pneu e sua vida ir  mudar.

Publicidade